Oficinas para quem quer saber mais

A Escola Sesc de Ensino Médio promove, em novembro, diversas oficinas gratuitas sobre dramaturgia e literatura. As atividades inserem-se nos projetos culturais do mês – Festival Estudantil de Artes 2017 (INFESTA), Concurso Jovens Dramaturgos e Literópolis – e têm como ministrantes profissionais reconhecidos do mercado.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Confira a programação a seguir e inscreva-se agora mesmo!

PROGRAMAÇÃO

Oficina de Teatro do Oprimido
18 de novembro, sábado | das 9h30 às 18h30 | Espaço Cultural / Sala de Dança
Ministrantes: Helen Sarapeck e Cachalote Mattos, integrantes do Gesto – Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido

A oficina oferece um percurso prático na metodologia por meio da experimentação de jogos e técnicas como meio de expressão e reflexão. A atividade é ministrada por duas integrantes do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido, criado em 2010 por curingas formados diretamente por Augusto Boal.

Inscrições encerradas

 

Oficina Prática de Dramaturgia
22 de novembro, quarta-feira | das 11h às 18h | Espaço Cultural / Sala 502
Ministrante: Renata Mizrahi, dramaturga e roteirista

Uma oficina prática que visa estimular a escrita dramatúrgica por meio de exercícios de cenas curtas, pautadas por temas contemporâneos. A proposta é realizar leituras de textos clássicos e contemporâneos, seguidas de discussão sobre dramaturgia universal e exercícios de dramaturgia em aula, nos quais cada aluno produzirá cenas, incentivando a reflexão sobre a estrutura clássica, a motivação da personagem e a importância de diálogos criativos.

Sugestão etária: 16 anos

Renata Mizrahi

Renata Mizrahi

 

Oficina Nada é o que Parece – Um Jogo para Transgredir Dramaturgias
23 de novembro, quinta-feira | das 11h às 18h | Espaço Cultural / Sala 502
Ministrante: Fabiano de Freitas, diretor teatral, ator e dramaturgo

Oficina prática voltada para a escrita, leitura e ação em torno do texto teatral. Trata-se da execução de um jogo calcado na ideia de leitura, pronta-resposta e deriva, em que o participante é impelido ao ato da escrita no mesmo momento, atravessado por estímulos e em que depois procura-se a sistematização destas escritas em um texto plural, multifacetado e criado a partir com intenso cruzamento de referências. A oficina parte da leitura de dois autores fundamentais para a escrita contemporânea: o franco-argentino Raul Damonte Botana, conhecido como Copi, e o francês Valére Novarina.

Fabiano de Freitas

Fabiano de Freitas

 

Oficina de Poesia Falada
23 de novembro, quinta-feira | das 15h às 17h | Espaço Cultural / Foyer
Ministrantes: Eliza Morenno e João Pedro Fagerlande, integrantes do Poesia Viral

Conduzida pela dupla Poesia Viral, que desde 2013 realiza projetos culturais e educativos nas áreas de literatura e performance, a oficina visa estimular os alunos na prática da performance poética. A partir de jogos teatrais que promovam a expressão vocal-corporal, associados a um entendimento sobre o gênero poético, os participantes irão experimentar diferentes maneiras de dizer um poema. É recomendado que os estudantes cheguem com um poema decorado.

Sugestão etária: 14 anos

Poesia Viral

João Pedro Fagerlande e Eliza Morenno

 

Oficina Tradição e Ruptura na Dramaturgia Ocidental
24 de novembro, sexta-feira | das 11h às 18h | Espaço Cultural / Sala 502
Ministrante: Marcia Zanelatto, escritora, dramaturga, roteirista e diretora teatral

A oficina tem por objetivo apresentar um estudo de contextualização histórica e análise de procedimentos dramatúrgicos em quatro grandes obras (Édipo rei, de Sófocles; A casa de bonecas, de H. Ibsen; As três irmãs, de A. Tchecov; Esperando Godot, de S. Beckett) a fim de compreender mais profundamente como se deram as grandes rupturas na dramaturgia ocidental, observando as renovações em termos de história, estrutura e personagem.

Marcia Zanelatto

Marcia Zanelatto

 

Oficina Dramaturgia Política Contemporânea Brasileira
25 de novembro, sábado | das 11h às 18h | Espaço Cultural / Sala 502
Ministrante: João Cícero, dramaturgo, diretor e crítico teatral

Consiste no desenvolvimento de exercícios dramatúrgicos por meio do debate de temas políticos atuais. A oficina revisa textos do passado e aborda a discussão política a partir de imagens referenciais e de apresentação de textos nos quais a dramaturgia parte da vivência dos atores com os espaços periféricos da cidade.

Joao Cicero

João Cícero

 

Oficina de Mash-up Literário
25 de novembro, sábado | das 10h às 12h | Biblioteca
Ministrante: Leonardo Villa-Forte, escritor e artista plástico

Nesta oficina, o ministrante trabalha com a ideia do leitor como autor. Se o DJ de música constrói novas músicas a partir de trechos de outras, como faríamos isso na literatura? Colagem, montagem, recorte… Pode o escritor atuar como um DJ, manipulando trechos de livros para compor um novo texto? Onde a literatura deixa de ser texto para ser lido e passa ser a imagem para ser vista? As atividades se dividirão em exercícios e apresentações de vídeos e imagens.

Sugestão etária: a partir de 11 anos

Leonardo Villa-Forte

Leonardo Villa-Forte

 

INSCRIÇÕES

Para participar, inscreva-se pelo e-mail espacoculturalescolasesc@gmail.com. No campo assunto, coloque o nome da oficina da qual deseja participar. É preciso informar ainda seu nome completo, idade, telefone.

Atenção: as vagas são limitadas.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Oficinas para quem quer saber mais

  1. Pingback: Cinco novos talentos | Espaço Cultural Escola Sesc

Os comentários estão encerrados.