INFESTA – Festival Estudantil de Artes 2017

 

Logo INFesTA 2017

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, ocorre a 6ª edição do Festival Estudantil de Artes, realizado por três turmas dos cursos de Qualificação Profissional da Escola Sesc de Ensino Médio. Nesta edição, o festival tem o nome de INFESTA e seu tema é infestação. Você não pode perder as diversas apresentações e reflexões que este projeto traz para todos!

Os alunos e alunas de Produção Cultural são responsáveis pela produção e programação do projeto, que nesta edição parte do conceito de infestação para criar reflexões sobre o protagonismo juvenil na política. Os participantes do curso Recreação e Lazer promovem uma gincana cultural que integra a programação. Já os estudantes de Assistente de Mídia criaram a identidade visual e são responsáveis pelas peças gráficas, redes sociais, divulgação e cobertura do Festival.

Desta forma, o Festival busca proporcionar uma vivência prática dos conteúdos abordados nas aulas, promover a integração de diferentes iniciativas realizadas pela Escola Sesc, como o Projeto Social e os cursos do Currículo Hackeado, e estabelecer novas conexões, convidando outras escolas para também integrarem a programação.

PROGRAMAÇÃO

16/11, quinta-feira
Abertura do INFESTA, com apresentações dos alunos do Currículo Hackeado e projeto Uzina

Cenas Curtas
17h | Teatro | 14 anos
Cenas Curtas é uma apresentação da turma de Teatro I. Cenas curtas de Luis Fernando Veríssimo, Chico Buarque, Marina Colasanti, entre outros autores brasileiros de diversos gêneros literários.

Mostra Nelson Rodrigues
17h30 | Teatro | 14 anos
Esquetes de Nelson Rodrigues: Vestido de noiva, O marido sanguinário, O grande viúvo e O canalha, encenadas pela turma de Teatro II.

marido sanguinário NR

Cena de “O marido sanguinário”

 

Mostra de Circo – Um Mergulho Armorial
18h | Pilotis | Livre
As turmas de Acrobacias, aérea e de solo, Palhaçaria e Malabares apresentam um pouco do processo a partir das técnicas desenvolvidas durante o ano. Os resultados desse mergulho circense se inspiraram no universo do Movimento Armorial, para convidar o espectador a também mergulhar na mágica do circo e da cultura popular.

Desfile de Moda | Concurso de Perucas
19h | Brechó (área externa) | Livre
As coleções desenvolvidas pela turma de Criação de Moda abordam os temas: moda sem gênero, moda sem idade e feminismo. Já o grupo de Produção de Moda apresenta looks que falam sobre consumismo, cores, mensagens por meio da moda e padrão de beleza. A turma de Moda Vintage representa a evolução da moda nas décadas de 1940 a 80.
O Coletivo de Moda e Arte encerra a apresentação do núcleo com um concurso de perucas. As quatro perucas vencedoras irão integrar o Almanaque de moda, que será publicado no início de 2018.

Sarau dos alunos – Participação especial MC Martina e Sant
19h30 | Garagem | Livre
Encerrando o primeiro dia do INFESTA, os alunos e alunas da Escola Sesc de Ensino Médio realizam apresentações artísticas autônomas e espontâneas em diversos formatos e linguagens. A atividade conta também com a participação especial da MC Martina e do rapper Sant.

MC Martina

MC Martina

 

17/11, sexta-feira

Debate entre grêmios
16h | Pilotis | Livre
Os alunos e alunas da Escola Sesc de Ensino Médio recebem integrantes de grêmios de outras escolas para discutir a importância da conscientização e engajamento juvenil nas diferentes questões políticas que permeiam nosso cotidiano.

Peça Pesquisa sobre o desaparecimento de um anão de jardim
19h | Teatro | 12 anos
Pesquisa sobre o desaparecimento de um anão de jardim, de Matéi Visniec, com direção de Ivan Sugahara, é uma montagem de conclusão de curso da formação profissional de ator da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras (2º semestre/2017).
Trata-se de uma grande metáfora da exclusão social, da relação entre oprimidos (anões de jardim) e opressores (donos de anões). De modo inventivo, o texto faz uma crítica divertida e incisiva sobre a desigualdade, o consumismo e o individualismo. Em suma, sobre o absurdo do capitalismo e do nosso modo de vida fútil e injusto. Escrita em 2008, é extremamente triste constatar que o texto é ainda mais atual, contundente e pertinente nove anos depois.
No texto, Felipe, um menino que é o protagonista da peça, diz a seus amigos: “Vamos aprender a nos revoltar”. Em uma grande brincadeira, ele lidera uma fuga em massa dos anões de jardim. Contudo, Felipe alerta: “Esse nosso jogo é bem sério”. Na montagem, os atores buscam justamente salientar esse tom de brincadeira séria. O espetáculo é extremamente lúdico, um grande faz de conta de crianças brincando no jardim. Ao mesmo tempo, fala do triste rumo que a humanidade tomou e da importância de fazermos algo a respeito. “A peça de Visniec é extremamente apropriada para ser encenada por um grupo de atores jovens, tendo sido criada para uma oficina teatral de adolescentes, em colaboração com estes. É visível que o olhar deles foi determinante para a sua construção. Está expresso no olhar de Felipe, que consegue enxergar a triste condição dos anões de jardim e abre os olhos de seus amigos: ‘Somos os únicos que podemos fazer alguma coisa por eles’”, revela o diretor.

PSDAJ 20.10.17-1169

Peça “Pesquisa sobre o desaparecimento de um anão de jardim”

 

18/11, sábado

Oficina de Teatro do Oprimido
9h30 às 18h30 | Espaço Cultural / Sala de Dança
A oficina oferece um percurso prático na metodologia por meio da experimentação de jogos e técnicas como meio de expressão e reflexão. A atividade é ministrada por Helen Sarapeck e Cachalote Mattos, integrantes do Gesto – Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido, criado em 2010 por curingas formados diretamente por Augusto Boal.
Para participar, inscreva-se pelo e-mail espacoculturalescolasesc@gmail.com. No campo assunto, você deve colocar “Oficina de Introdução ao Teatro do Oprimido”. Além disso, é preciso informar seu nome completo, idade, telefone e razão do interesse e/ou experiências na área no corpo do e-mail. Atenção: as vagas são limitadas.

Encerramento do Projeto Social – 2º semestre
8h às 13h
O Projeto Social da Escola Sesc de Ensino Médio busca contribuir para a formação cidadã dos alunos e alunas residentes na Escola e de moradores da região de Jacarepaguá, a partir de um conjunto de atividades promovidas em seus Laboratórios nas áreas de Arte, Cidadania, Cultura e Educação.
O projeto é parte integrante do currículo dos estudantes da 1ª série e possui como público dos Laboratórios um grupo de alunos e alunas externos, participantes de Organizações Sociais e ONGs parceiras do projeto. Juntos, alunos internos e externos, das mais diferentes idades e trajetórias de vida, desenvolvem ações sociais, educacionais e culturais na Escola Sesc e em diversos outros espaços da cidade.
Em 2017, os oito Laboratórios do projeto se organizam em dois eixos, contemplando as temáticas Acessibilidade e construção identitária e Sustentabilidade e memória social. Cada aluno participa de dois laboratórios ao longo do ano, um a cada semestre.
Na manhã do dia 18, participantes e mediadores dos Laboratórios apresentam uma mostra das atividades realizadas ao longo do 2º semestre de 2017, promovendo um ambiente de celebração, reflexão e encontro com toda a comunidade da Escola Sesc.

Assembleia com estudantes
8h às 10h | Palco do Espaço Cultural
Assembleia com os alunos e alunas da 1ª série para discussão sobre o Projeto Social 2017: relatos, experiências e sugestões para 2018.

Laboratório de Comunicação Popular
10h30 às 11h | Foyer do Teatro
Exposição Enquadrando dois mundos, com fotos realizadas pelos alunos de Comunicação Popular residentes na escola e na comunidade Cesar Maia.
Exposição Interações urbanas, com fotos realizadas nas saídas formativas do Projeto Social 2017.

Laboratório de Meio Ambiente e Cidadania
10h30 às 11h | Foyer do Teatro
Feira de trocas: uma atividade sobre consumo consciente. Cada estudante traz um objeto para disponibilizar para troca.

Laboratório de graffiti | Painel Sopa Social Graffiti
10h30 às 11h | Rampa do Espaço Cultural
Atividade de grafitagem coletiva e construção de painel, no lado externo do Espaço Cultural.

Laboratório Mão na Roda
11h | Teatro
Apresentação do Mapeamento de Acessibilidade da Escola realizado pelos estudantes durante o ano.

Laboratório Gerações e Sociabilidades
11h30 | Teatro
Apresentação do vídeo Tempos, uma produção dos jovens da Escola com as senhoras da Comunidade do Gardênia.

Laboratório Teatro e Memória Social
11h45 | Teatro
Experimentando o Teatro Fórum, prática baseada nos conceitos do Teatro do Oprimido.

Laboratório Moda Ética
12h | Teatro
Apresentação do vídeo Moda Ética: por uma moda mais limpa, linda e justa.

Laboratório Dança e Sociabilidades
12h15 | Teatro
Apresentação do trabalho DiversiDança.

Encerramento
12h30 | Palco do Teatro
Entrega dos certificados e encerramento do segundo semestre do Projeto Social.

 

Tarde Cultural
A partir das 15h

Gincana Cultural | Pilotis
Partindo do tema O Protagonismo Juvenil na Política, os alunos e alunas da Qualificação Profissional – Curso Monitor de Lazer e Recreação realizam atividades lúdicas e jogos para divertir e promover a reflexão.

Painel coletivo | Anfiteatro
Os estudantes são convidados a construir coletivamente um painel, como forma de expressar visualmente suas ideias e manifestações políticas. Também serão disponibilizados materiais para que realizem outras formas de intervenção como ilustrações, cartazes e estêncil.

Filmes e debate | Sala de convivência do A2 (somente estudantes)
Ao longo da tarde serão exibidos diversos filmes que abordam o protagonismo juvenil em diferentes contextos políticos. A curadoria das sessões é realizada pelos alunos e alunas da Qualificação Profissional – Curso Produção Cultural.

Lançamento do CD Projeto Bandas 2016-2017
19h | Teatro
Todos os anos, os alunos participantes do Projeto Bandas têm a oportunidade de desenvolver repertório autoral e gravar suas músicas, podendo vivenciar os desafios da performance em estúdio de gravação e suas respectivas etapas. Como parte da produção, as gravações são materializadas por meio da produção de um CD. Nesta edição, as bandas (A)Norma, Caliandria, Maresia e Vancover participam do CD e realizam shows de lançamento.

Vancover

Banda Vancover

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para INFESTA – Festival Estudantil de Artes 2017

  1. Pingback: Oficinas para quem quer saber mais | Espaço Cultural Escola Sesc

  2. Edson Roza disse:

    Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido pela escola, oportunizando conteúdo de excelente formação para os jovens e a comunidade, que tem o privilégio de participar de tantos eventos culturais durante, praticamente, todo o ano.

Os comentários estão encerrados.