IV Concurso de Gastronomia Popular Comunitária

 Captura de Tela 2015-07-22 às 11.02.39

O Espaço Cultural Escola Sesc apresenta o IV Concurso de Gastronomia Popular Comunitária que tem como objetivo gerar interesse pela Gastronomia, incentivar a criatividade e valorizar a culinária caseira.

As inscrições começam no dia 01 de agosto e irão até dia 10 de setembro, são gratuitas e poderão ser realizadas pessoalmente no Espaço Cultural ou pela internet, enviando a ficha de inscrição para o e-mail do Espaço.

Leia o edital abaixo e preencha sua ficha de inscrição!

IV Concurso de Gastronomia Popular Comunitária

Edital: 4° Concurso de Gastronomia Popular Comunitária

 1- DOS OBJETIVOS

1.1- Incentivar a criatividade no âmbito da culinária, gerando o interesse pela gastronomia.

1.2 – Valorizar a culinária caseira em suas variações.

1.3 – Despertar o interesse pela culinária cotidiana.

1.4 – Publicar um livro com as 10 receitas selecionadas para etapa final do quarto concurso.

1.5 – Apresentar os novos conceitos e tendências da culinária saudável e sustentável.

 2- DA NATUREZA DOS PARTICIPANTES

2.1- Poderão se inscrever interessados maiores de 16 anos, brasileiros natos ou estrangeiros naturalizados, residentes no Rio de Janeiro.

2.2 – É vedada a participação de integrantes da comissão julgadora e de familiares dos mesmos.

2.3- Não é permitida a participação de profissionais da área gastronomica. São entendidos como profissionais da área aqueles que desempenham exclusivamente qualquer tipo de atividade remunerada ligada ao fazer alimentício.

 

  1. DA NATUREZA DAS RECEITAS

3.1- É permitida a inscrição de receitas brasileiras, de outros países e/ou adaptadas.

3.2- As receitas precisam se encaixar na categoria de prato único, que consiste em receitas que são servidas como o prato principal de uma refeição.

  1. DA INSCRIÇÃO

4.1- As inscrições estarão abertas a partir do dia 01 de agosto e se encerrarão no dia 10 de setembro de 2015.

4.2- As inscrições são gratuitas.

4.3 – As inscrições poderão ser feitas na Gerência de Cultura do Espaço Cultural Escola SESC – Avenida Ayrton Senna, 5677, Jacarepaguá – Rio de Janeiro (de 10h às 12h e de 14h às 18h) ou pela internet, enviando a ficha de inscrição preenchida para o e-mail: espacoculturalescolasesc@gmail.com.  A ficha de inscrição pode ser baixada no blog da Gerência de Cultura: www.teatroescolasesc.wordpress.com.

4.4 – Somente serão aceitas inscrições feitas nas duas opções mencionadas acima.

4.5 – É obrigatório anexar uma foto (digital) do prato pronto à ficha de inscrição, em ambas as formas de inscrição (presencial ou correio eletrônico).

4.6- Cada participante somente poderá inscrever uma única receita.

 

5- DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

5.1 – O IV Concurso de Gastronomia Popular Comunitária ocorrerá em duas etapas:

-ETAPA ELIMINATÓRIA: Será realizada internamente por componentes da Gerência de Cultura do Espaço Cultural Escola SESC. Serão selecionadas 10 receitas que participarão da etapa final do concurso a partir da descrição da receita.

– ETAPA FINAL: de caráter classificatório. Será realizada por 05 especialistas e profissionais da área que julgarão e classificarão as receitas previamente selecionadas. Esta etapa ocorrerá no dia 20 de setembro, no Espaço Cultural Escola SESC, durante a programação do projeto Aldeya Yacarepaguá (veja na revista de programação ou no blog).

5.2 – Na etapa final as receitas deverão ser apresentadas em, no mínimo, 20 porções individuais e chegar prontas ou apenas para finalização (como decoração e aquecimento).

  1. 3 – Será julgado o sabor, a apresentação e a criatividade do prato.
  2. 4 – Os prêmios serão distribuídos para 1°, 2° e 3° colocados.

5.5 – Os critérios para a escolha dos vencedores serão estabelecidos em conjunto pela Gerência de Cultura do Espaço Cultural Escola SESC e pela Comissão Julgadora. As decisões são soberanas, não cabendo recurso ao resultado.

 

  1. DA PREMIAÇÃO

6.1- A divulgação das receitas selecionadas para a etapa final será realizada no dia 15 de setembro de 2015, no blog da Gerência de Cultura do Espaço Cultural Escola SESC – www.teatroescolasesc.wordpress.com

6.2- As 10 receitas selecionadas serão publicadas pela Incubadora Cultural. Cada receita selecionada receberá 10 exemplares.

6.3- Os três primeiros lugares, além de terem suas receitas publicadas, ganharão utensílios de cozinha, que serão divulgados no dia da etapa final.

 

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.2- Para o aquecimento dos pratos será disponibilizado forno de microondas e forno elétrico.

7.3- Ingredientes bem como utensílios necessários para a feitura e apresentação dos pratos serão de responsabilidade do inscrito.

7.4- A inscrição para participação no evento implica a aceitação das normas deste regulamento, incluindo a autorização gratuita para futuras publicações das receitas e direito de imagem.

7.5- Outros esclarecimentos podem ser obtidos através do e-mail espacoculturalescolasesc@gmail.com, ou pelo telefone: (21) 3214-7404.

 Ficha de inscrição – Inscreva-se já!

Anúncios
Esse post foi publicado em Consurso de Gastronomia. Bookmark o link permanente.