Projeto Social – INSCRIÇÕES 2015

logoprojetosocial O Projeto Social da Escola Sesc de Ensino Médio é uma ação de articulação social que tem como missão garantir:

  • criar organizações com enfoque em realidades sociais que visam garantir os direitos sociais ao invés de suprir carências;
  • estimular o saber coletivo que interfere na consolidação do poder local para garantir condições socioeconômicas e ambientais para a população;
  • criar redes de trocas de conteúdos específicos envolvendo a transferência de artigos como informação, sentimentos, conselhos ou coisas mais tangíveis como bens e serviços;
  • garantir o contato permanente com a sociedade e as suas necessidades.

Em 2015, Projeto Social oferecerá todos os laboratórios aos sábados das 10h30 às 12h30.


Informes gerais: – Período de inscrições: 07 a 14 de março – Período de aulas: de março a dezembro

– Recesso em julho (período a definir) – Será permitida a inscrição em 01 laboratório por aluno – Classificação etária: Crianças: 6 – 13 anos/ Adolescentes: 14 – 17 anos/ Jovens/Adultos: 18 – 45 anos/ Adultos/3ª idade: a partir dos 45 anos

Local de inscrição: Secretaria do Espaço Cultural Escola Sesc (Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá)

Atendimento: 2ª a sábado, das 10h às 12h e das 14h às 17h Informações: 3214-7497 / 3214-7404 – espacoculturalescolasesc@gmail.com

As matrículas serão realizadas através de preenchimento e entrega da ficha de inscrição, juntamente com a cópia do documento de identidade, para menores de idade, cópia do documento do responsável.

 Importante: todos os projetos, eventos e espetáculos do Espaço Cultural Escola Sesc são oferecidos de maneira gratuita; menores de idade só poderão se inscrever com autorização do responsável; e para ter acesso à Escola Sesc de Ensino Médio, maiores de 18 anos, precisam apresentar documento original com foto.


Abaixo, listaremos os laboratórios:

– Para crianças e adolescentes

Esporte e Sociabilidade (desenvolvimento de atividades de interação por meio do esporte que visam o estímulo da ludicidade, da liderança, do convívio entre as diferenças e a disciplina)

Grafitti (desenvolvimento de uma expressão artística para a intervenção em contextos urbanos de exclusão social bem como da Baixada de Jacarepaguá, a fim de criar interlocução com a urbanidade e com as regras de cada lugar de maneira conciliadora e lúdica)

Saúde e Sociabilidade (realizará o trabalho de capacitação dos alunos da Escola Sesc,  para o desenvolvimento de habilidades para a criação e aplicação de ação artístico/lúdica direcionada para a população infantil e/ou idosa que vive em ambientes de risco social, tais como orfanatos, asilos e hospitais. Para o desenvolvimento da atividade é preciso  ter afinidade com artes cênicas) Skate (realizará o trabalho de capacitação dos alunos da Escola Sesc para o desenvolvimento de estrutura e habilidades para o desenvolvimento do esporte na comunidade do Gardênia Azul)  

– Para adolescentes, jovens e adultos

Moda Sustentável (capacitação através de intercâmbios, experiências e trocas com a comunidade da Zona Oeste, por meio da prática da customização de peças, reaproveitamento e renovação de roupas buscando desenvolver a moda como movimento social, uso responsável dos recursos naturais e fonte de renda. Todas as peças produzidas por esse laboratório são expostas e vendidas a preços populares no Brechó Cabide Moda Sustentável localizado nas dependências da Escola Sesc de Ensino Médio sobre a gestão da Gerência de Cultura)

Teatro e Sociedade (desenvolvimento de leituras, práticas e jogos teatrais a partir da análise de conflitos socioculturais de lutas de classes, direitos das minorias e marginalização da pobreza estabelecendo conexões entre as causas e os efeitos desses conflitos e análises dos discursos opressores presentes na sociedade).

Meio Ambiente e Cidadania (desenvolvimento de estudos e debates com os alunos da Escola Sesc de Ensino Médio acerca da Baixada de Jacarepaguá a partir da análise de conflitos socioambientais existentes na região, estabelecendo conexões entre as causas e os efeitos desses conflitos e objetivando o desenvolvimento local que atingem, principalmente, as comunidades periféricas da região estudada).

Histórias de Cidadania (levantamento e criação de histórias com cunhos sociais para a elaboração de livros de pano. Resgate de tradições e da aprendizagem técnica oferecendo ampla liberdade para a criação de história a partir do tema da cidadania).

Comunicação Popular (abordagem jornalística através de análises de fatos noticiados em diversos suportes midiáticos – impressos, radiofônicos, televisivos e/ou virtuais – para auxiliar na formação de sujeitos comunicadores comunitários com raciocínio crítico e prática socialmente responsável no exercício de suas habilidades técnicas de produção de informação/notícia, observação de tendências e mudanças da sociedade. Este laboratório é responsável pela confecção do jornal da Escola Sesc de Ensino Médio Esemplá).

Gastronomia Consciente (treinamento de técnicas simples e eficazes para higienizar, armazenar, cortar, cozinhar e criar receitas com criatividade e organização de modo prático e lúdico buscando a consolidação de hábitos alimentares mais saudáveis sem muitos recursos).

Mobilidade para cadeirantes (capacitação para o desenvolvimento de uma infraestrutura acessível para as pessoas com deficiência dentro e fora da Escola Sesc de Ensino Médio).

– Para 3ª idade

Gerações e Sociabilidades (desenvolvimento de atividades cênicas com a terceira idade visando o fortalecimento das relações sociais e a superação de limites físicos e emocionais típicos)

E para todos os participantes inscritos

Seminário sobre Cidadania: acontecerão 02 seminários a cada semestre com todos os participantes do Projeto Social visando estimular e fomentar a elaboração conceitual do termo  cidadania  por meio de palestras, conversas, debates, exibição de filmes e leituras de texto sobre temas como: sustentabilidade ambiental, hábitos e distinções  socioculturais, direitos e deveres de um cidadão. Faça sua inscrição!

Anúncios

Um comentário em “Projeto Social – INSCRIÇÕES 2015

  1. Gostaria de deixar registrada a seguinte opinião: Quem tem menos de 60 anos não é da terceira idade. Classificá-los desta forma gera desconforto, portanto, como sugestão, acho que seria de fundamental importância rever este item no edital. Um exemplo prático é o fato de pessoa menor de 60 nao obter gratuidade nos teatros e conduções, logo, não podem ser classificadas nesta faixa.

Os comentários estão encerrados.