PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES DO VI CONCURSO JOVENS DRAMATURGOS

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A Gerência de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio disponibiliza a ficha de inscrição do VI CONCURSO JOVENS DRAMATURGOS 2016.

Ficha de inscrição Jovens Dramaturgos 2016

Declaração de criação coletiva Jovens Dramaturgos 2016

Para participar, envie um e-mail para concursojovensdramaturgos@gmail.com contendo os seguintes anexos:

  • O texto salvo em pdf e o título da obra nomeando o arquivo;
  • Ficha de inscrição e autorização de publicação/imagem, completamente preenchida e assinada digitalmente ou escaneada;
  • Ficha de declaração dos escritores envolvidos em processo coletivo indicando a concordância com a escolha de um dos autores como representante assinada digitalmente ou escaneada (apenas em caso de textos criados coletivamente);
  • Uma cópia escaneada do documento de identidade;
  • Arquivo contendo uma mini biografia do autor com até 500 caracteres.

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EDITAL:

1 – OBJETIVOS

  • Incentivar a escrita dramatúrgica entre jovens de 15 a 27 anos e dessa forma contribuir para sua formação e estimular sua criatividade.
  • Proporcionar ao jovem dramaturgo a oportunidade de desenvolver sua vocação literária e com isso oferecer ferramentas que sirvam de auxílio em sua orientação profissional.
  • Realizar um ciclo de leituras encenadas, a partir dos 05 (cinco) textos selecionados. Esse, está programado para acontecer em escolas públicas do Rio de Janeiro e na Escola Sesc de Ensino Médio, de 01 a 09 de outubro de 2016 (calendário sujeito à alteração), inserido na programação do Festival P.E.R.I.F.É.R.I.C.O..
  • Publicar os 05 (cinco) textos selecionados, com lançamento no período da residência.
  • Oferecer aos autores selecionados uma residência artística no período de 01 a 09 de outubro no Espaço Cultural Escola Sesc no âmbito do Festival P.E.R.I.F.É.R.I.C.O.. Nessa residência, assistirão aos espetáculos e apresentações da programação, participarão das conversas após a fruição e de oficinas a fim de ampliar o contato dos mesmos com a área teatral e aprimorar seus conhecimentos.

2 – CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

  • Poderão se inscrever jovens de 15 a 27 anos, brasileiros natos residentes no país, brasileiros natos residentes no exterior e dispostos a arcarem com os custos relativos à vinda para o Brasil no período de residência e estrangeiros naturalizados.
  • Textos escritos em processos de criação coletiva poderão ser inscritos através da escolha de um autor representante. Entende-se que todos os criadores envolvidos no processo criativo devem se enquadrar na faixa etária do concurso.
  • É vedada a participação dos membros da Comissão Julgadora e/ou seus familiares.
  • Somente serão aceitos textos inéditos e originais, em língua portuguesa. Entende-se por textos inéditos textos não publicados em meios de comunicação de massa com fins lucrativos ou impressos com distribuição pública e não encenados comercialmente.
  • Adaptações de qualquer tipo serão desclassificadas.
  • Cada autor só poderá apresentar um texto.
  • Serão aceitas inscrições de textos escritos por autores selecionados em edições anteriores do Concurso Jovens Dramaturgos.

3 – INSCRIÇÕES

  • Os textos deverão ser apresentados na seguinte formatação: arquivo pdf, fonte tipo Arial, corpo 12 (doze), espaço duplo, folhas numeradas, no tamanho de papel A-4, com no mínimo 07 e no máximo 15 laudas, identificados apenas pelo título da obra, sem o nome do autor.
  • Textos que estejam fora da formatação indicada não serão considerados.
  • Em caso de textos escritos coletivamente, deve ser enviada uma declaração de todos os criadores constando estarem de acordo com as condições do concurso e com a escolha de um dos autores como representante.
  • Deverá ser enviado em e-mail para concursojovensdramaturgos@gmail.com contendo os seguintes anexos:

I. O texto salvo em pdf e o título da obra nomeando o arquivo.

II. Ficha de inscrição e autorização de publicação/imagem, completamente preenchida e assinada digitalmente ou escaneada.

III. Ficha de declaração dos escritores envolvidos em processo coletivo indicando a concordância com a escolha de um dos autores como representante assinada digitalmente ou escaneada (apenas em caso de textos criados coletivamente).

IV. Uma cópia escaneada do documento de identidade.

V. Arquivo contendo uma mini biografia do autor com até 500 caracteres.

  • As fichas de inscrição, autorização de publicação/imagem e de declaração de criação coletiva podem ser solicitadas pelo email: espacoculturalescolasesc@gmail.com ou por meio de download no blog da Gerência de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio: http://www.espacocultural.escolasesc.com.br.
  • Em caso de textos escritos coletivamente, deve ser enviada uma declaração de todos os criadores constando estarem de acordo com as condições do concurso e com a escolha de um dos autores como representante.
  • O envelope, com o título da obra e o nome completo do autor, deverá ser enviado para: Escola Sesc de Ensino Médio – A/C Gerência de Cultura/ Espaço Cultural Escola Sesc. Endereço: Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá CEP: 22775-004.
  • As inscrições devem ser enviadas entre os dias 04 e 29 de abril de 2016. Não serão aceitos e-mails enviados após esta data.
  • O e-mail, para que a inscrição se realize, deve ser enviado até o dia 29 de abril, impreterivelmente.

4 – SELEÇÃO

  • A divulgação das obras selecionadas será realizada até o dia 29 de julho de 2016 no blog da Gerência de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio (www.espacocultural.escolasesc.com.br).
  • A seleção dos textos implica publicação das 05 (cinco) obras selecionadas e a participação no ciclo de leituras encenadas, não havendo ordem classificatória entre as mesmas.
  • A edição contendo as 5 (cinco) obras selecionadas será lançada numa tiragem de 1.000 (mil) exemplares.
  • Cada autor selecionado receberá 50 (cinquenta) exemplares da publicação.
  • O ciclo de leituras encenadas ocorrerá do dia 01 a 09 de outubro (calendário sujeito a alteração), data de lançamento do livro, em escolas públicas e na ESEM.
  • Os autores selecionados deverão participar de uma residência artística, na qual ocorrerá o ciclo de leituras, tendo passagem aérea dentro do território nacional, hospedagem e alimentação (durante o período) custeadas pelo concurso.
  • Havendo premiação de um texto concebido coletivamente, será oferecida apenas ao autor representante a participação na residência. Caso esse não possa comparecer, caberá a ele indicar outro autor para representar o grupo criador.
  • Fica a cargo da organização do concurso a atribuição de outros benefícios, sendo os selecionados informados com antecedência.

5 – COMISSÃO JULGADORA

  • A seleção dos textos que serão publicados e integrarão o ciclo de leituras dramatizadas será realizada em duas etapas:
  • PRIMEIRA ETAPA: Eliminatória – realizada por integrantes da Gerência de Cultura da ESEM, técnicos e curadores da Rede Sesc de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas especialistas em teatro, dramaturgia e literatura.
  • SEGUNDA ETAPA: Classificatória – realizada por uma comissão de especialistas em dramaturgia e literatura.
  • Os critérios para a escolha dos vencedores serão estabelecidos em conjunto pela Gerência de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio e pela Comissão Julgadora, não cabendo recurso às suas decisões.
  • Os textos inscritos serão avaliados em duas categorias, as quais serão definidas pela idade dos autores. Textos escritos por autores de 15 a 20 anos comporão a categoria A, enquanto textos escritos por autores de 21 a 27 anos comporão a categoria B. Critérios diferentes serão utilizados na avaliação dessas duas categorias, objetivando estimular a produção de jovens que se enquadrem em toda a faixa etária que o concurso abrange.

6 – DISPOSIÇÕES FINAIS

  • No ato de inscrição os direitos autorais de todas as obras serão cedidos a Gerência de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio, que poderá promover leituras e montagens (sem fins lucrativos) dos textos por até 2 (dois) anos, desenvolver produtos culturais para distribuição gratuita à comunidade e a instituições por tempo indeterminado. Os textos selecionados também serão disponibilizados para download.
  • Os CDs contendo as obras não selecionadas serão direcionados ao Banco de Textos da Gerência de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio para catalogação no acervo, ficando disponíveis à comunidade para leitura e pesquisa, por tempo indeterminado.
  • No ato da inscrição, os autores selecionados se comprometem com as atividades de lançamento da publicação e o não comparecimento implica o ressarcimento à Gerência de Cultura da ESEM de todos os eventuais custos despendidos para tal.
  • A inscrição para participação no evento implica a aceitação das normas deste regulamento.
  • Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail concursojovensdramaturgos@gmail.com, contendo no assunto o título VI CONCURSO JOVENS DRAMATURGOS.

 

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