Vagas 2014.2 / Uzina – Laboratórios de Artes e Produção Cultural

Uzina 2013

O projeto Uzina – Laboratórios de Artes e Produção Cultural tem como objetivo potencializar o desenvolvimento cultural local por meio do oferecimento de laboratórios de investigação e criação artística visando à formação integral do indivíduo, proporcionando oportunidades de ampliação de repertórios e conhecimentos técnicos em arte e cultura para iniciados e iniciantes.

Informes gerais:

Inscrições: 22 a 26 de julho

Período de aulas: 02 de agosto a 30 de novembro

O aluno poderá se inscrever em até 02 laboratórios desde que não haja conflito de horário entre as aulas.

Local de inscrição:

Secretaria da Uzina – Espaço Cultural Escola Sesc

Atendimento: 2ª a 6ª feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Informações: 3214-7497 / 3214-7404 – espacoculturalescolasesc@gmail.com

Documento necessário: cópia da identidade.

A inscrição não garante a vaga no curso. Todos os inscritos deverão comparecer ao primeiro dia de aula onde será realizada entrevista com o professor para seleção dos alunos.

 

————————Vagas abertas para os seguintes cursos:————————

 

MusikFabrik

Segunda-feira, das 17h40 às 20h10

Vagas: 10

Professor: Spirito Santo

Músico, pesquisador, escritor, artesão e arte educador. Estudou teoria musical em curso dirigido pelo Maestro Guerra Peixe. Projetista de Arquitetura formado pelo Senai.

Sobre o curso:

Curso de iniciação à linguagem musical e à musicalização cujo método consiste na transmissão de técnicas de fabricação de instrumentos musicais de variados tipos, com materiais alternativos (inclusive reutilizáveis ou recicláveis), que envolva produção de um acervo e na eventual formação de um grupo de monitores músicos, formado por uma seleção de alunos revelados durante o processo do curso.

________________________________________________________________________

 

Percepção musical

Terça-feira, das 18h30 às 20h10

Vagas: 10

Professor: Ronilson Filho

Baterista, percussionista e contrabaixista. Cursa licenciatura em música na UNIRIO desde 2011. Além de instrumentista, tem realizado trabalhos como corista desde a infância, em grupos de repertório sacro e erudito, como o coro Polifonia Carioca. Atualmente, é baterista das bandas Os Adeptos e Tarantinos, além de músico freelancer. Ronilson é também arranjador e transcritor.

Sobre o curso:

A percepção musical é a capacidade de perceber as ondas sonoras como parte de uma linguagem musical. Envolve a identificação dos elementos musicais como melodia (percepção melódica) e ritmo (percepção rítmica), e também atributos físicos do som, como volume, timbre e afinação (percepção sonora). O treino de percepção musical é indispensável para musicistas.

________________________________________________________________________

 

Trompete

Terça-feira, das 16h50 às 18h30

Vagas: 5

Professor: Nathan Thiago

Integrante da OSB Jovem, ingressou no curso de bacharelado em trompete na Universidade Federal do Rio de Janeiro na classe do Professor David Alves (OSB Ópera & Repertório) no ano de 2011. Também desempenha a função de professor de trompete na Escola de Música Baden Powell (CETEP – Quintino).

Sobre o curso:

Os laboratórios de práticas instrumentais oferecem um aprendizado versátil, voltado para iniciantes ou alunos com conhecimento prévio. Além do ensino do instrumento, o laboratório visa desenvolver conhecimentos como: leitura de partituras, noção de ritmo e pulso e percepção musical harmônica e melódica.

________________________________________________________________________

 

Webdesign

Segunda-feira, das 17h40 às 19h20

Vagas: 20

Professor: Kleber Galúcio

Designer e Professor desde 2003. Atua nas áreas de WEB e Vídeo Grafismo. Professor nos maiores centros de treinamento do Rio de Janeiro. Adobe Certified Instructor. Possui site de auxílio aos alunos chamado Estudo com Café (www.estudocomcafe.com). Mantem-se constantemente atualizado nos produtos Adobe.

Sobre o curso:

O curso de Web Design tem como proposta desenvolver conhecimentos nas linguagens de HTML5 e CSS3.

________________________________________________________________________

 

Produção e edição audiovisual

Terça-feira, das 16h50 às 18h30

Vagas: 15

Professor: Hilton Junior

Com formação acadêmica em publicidade e propaganda, Hilton Luis de Souza Junior, ingressou na área de áudio e vídeo em 2002, como editor e cinegrafista. Em 2009, fundou sua própria empresa (www.i9fotoevideo.com.br). Neste mesmo ano, recebeu o convite para ministrar cursos na Academia de Artes Visuais do Rio de Janeiro, com softwares relacionados a produção e edição de vídeo (Adobe Premiere e Encore DVD).

Sobre o curso:

O curso visa fornecer conhecimento e as principais técnicas de linguagens aplicadas em vídeo no mercado brasileiro. A proposta, através de aulas teóricas e práticas, é desenvolver e possibilitar aos seus participantes a se sentirem livres para experimentar, tentar e principalmente, superar em suas criações e, através da internet engajar suas produções de forma mais profissional e atraente.

________________________________________________________________________

 

Estudos de mídia

Quinta-feira, das 16h50 às 18h30

Vagas: 20

Professor: Bruno Thebaldi

Mestre em comunicação pela Programa de pós-graduação em comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) e bacharel em Estudos de Mídia, também pela UFF. Pesquisa principalmente os seguintes temas: mídia, subjetividade, sociabilidade, corpo e consumo.

Sobre o curso:                                  

O laboratório é dedicado à exposição e discussão de teorias que se relacionem com a área da comunicação social. Divide-se, basicamente, em duas vertentes: (a) apresentação de conceitos fundamentais da comunicação e (b) apresentação de módulos temáticos, como a relação entre mídia e intimidade, mídia e consumo e mídia e democratização da comunicação.

________________________________________________________________________

 

Serigrafia experimental

Sábado, das 14h às 16h ou das 16h às 18h

Vagas: 15

Professor: Roberto Meneghini

Formação em Design Gráfico, Especialização em Design de Estamparia e Especialização em Didática da Docência do Ensino Superior. Atuação como docente nas áreas do Design, Processos Gráficos e Técnicas de Gravura. Supervisor do Laboratório de Processos Gráficos da PUC-RJ e Instrutor do SENAI – Maracanã.

Sobre o curso:

A serigrafia é uma técnica de impressão versátil que permite a reprodução de imagens em diferentes materiais.  O curso pretende apresentar a serigrafia como ferramenta para o desenvolvimento de projetos e oportunidades no mercado de trabalho, reforçando o conceito de sustentabilidade. Além de  estimular a experimentação e o processo criativo.

________________________________________________________________________

 

Teatro Cômico Popular

Quarta-feira, das 16h50 às 20h10

Vagas: 20

Professor: Darío Galo

Ator e diretor com 15 anos de experiência. Bacharel em Interpretação (Instituto do Teatro, Centro Andaluz del Teatro. Sevilha, Espanha, 1995-1999) e formação em Direção Teatral em Escénica (Centro de Estudos Cênicos de Andalucía) em Sevilla e Granada, de 2000-2007. Curso de Formação 2007-09 no Teatro La Abadía (Madri), dirigido por José Luís Gómez.

Sobre o curso:

Partindo da tradição teatral da commedia dell’arte italiana, vamos pesquisar e praticar os principais elementos do teatro cômico e popular universal, com especial atenção na incrível riqueza da cultura popular brasileira. Inúmeras técnicas se conjugam (pantomima, dança, cantos, acrobacia etc.) e dão origem a um tipo de apresentação de grande beleza, honestidade, frescor e graça, cheio de vida e de alegria que não necessita de grandes requerimentos, somente um “espaço vazio, um ator e alguém que o veja”. (Peter Brook)

________________________________________________________________________

 

Teoria e crítica teatral

Quarta-feira, das 16h50 às 18h30

Vagas: 15

Professora: Daniele Small

Pesquisadora, tradutora e crítica de teatro. Mestra em História Social da Cultura pela PUC-Rio, fez a graduação em Artes Cências – Habilitação Teoria do Teatro na UniRio. Em 2008, criou a Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais, (www.questaodecritica.com.br) da qual é editora e onde publica regularmente textos críticos e artigos. Faz a coordenação geral e integra a comissão julgadora do Prêmio Questão de Crítica. Também  coordena o recém-criado Prêmio Yan Michalski para o Teatro em Formação. É uma das fundadoras e atual Diretora

Presidente da Projéteis – Cooperativa Carioca de Empreendedores Culturais.

Sobre o curso:

Dividido em dois módulos, o curso tem duração de seis meses. A proposta do primeiro módulo é apresentar um panorama do teatro moderno e contemporâneo a partir de conceitos operatórios determinantes para uma interlocução teórica e crítica com a cena atual. O segundo módulo traz o foco para a crítica no sentido amplo, do pensamento crítico, a partir da leitura de filósofos e ensaístas inspiradores para a prática da teoria e da escrita crítica, importantes para a formação de um olhar atento e generoso para as obras.

________________________________________________________________________

 

Figurino e adereço

Quarta-feira, das 16h50 às 18h30

Vagas: 15

Professora: Chloe Lerina

Estudou Design de Moda na Faculdade Senai Cetiqt, trabalhou como assistente de estilo na Sandpiper, como estilista na Shop 126 e atualmente tem sua própria marca, a Que isso Querida. Trabalha na ESEM desde 2009 dando aulas de customização de roupas no Brechó Cabide, fazendo parceiras com escolas do entorno e dando aulas de figurino.

Sobre o curso:

Por meio do acompanhamento de ensaios do grupo de teatro da ESEM, passaremos por todo o processo de desenvolvimento de figurino para uma peça teatral. Desde a decupagem e pesquisa dos personagens até as peças prontas, no palco.

 ________________________________________________________________________

 

Prática de montagem (Publicação Jovens Dramaturgos)

Segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h

Vagas: 15

Professora: Mônica Alvarenga

Diretora, autora e produtora teatral, Mestre em Teatro Educação pela UNIRIO, trabalha com teatro profissionalmente há 34 anos. Dirigiu mais de 15 espetáculos adultos e infantis, entre eles: Labareda, um cão cheio de idéias;Vassalissa, a verdadeira história da CinderelaTriangulinha e A menina Esqueleto. Idealizou e coordenou os seguintes projetos de teatro-educação: Tecendo a vida; Afastando os fantasmas da infância e Iluminando a infância, mostra I.

Sobre o curso:

Realizará a montagem do texto João e Maria de Raysner de Paula Silva, selecionado no III Concurso Jovens Dramaturgos. O laboratório trabalhará com o desenvolvimento de habilidades de criação e produção artística/cultural direcionada para as artes cênicas. O objetivo é que os participantes experienciem todas as etapas de uma montagem teatral.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em UZINA e marcado . Guardar link permanente.

13 respostas para Vagas 2014.2 / Uzina – Laboratórios de Artes e Produção Cultural

  1. Em qual cidade?

    • Espaço Cultural Escola Sesc disse:

      Olá Glaucia, boa tarde!

      Nosso Espaço fica no Rio de Janeiro. Mais especificamente na Avenida Ayrton Senna, 5677

      obrigado pelo contato!

  2. Patrícia disse:

    Não abrirão vagas pro curso de teatro musical??

    • Espaço Cultural Escola Sesc disse:

      Olá Patrícia, boa tarde!

      As vagas para o curso de Teatro Musical ficarão abertas apenas no próximo semestre.

      Obrigado pelo contato!

  3. Beatriz Gagliano de Rezende disse:

    Gostaria que lançassem cursos noturnos e de finais de semana.

    Como trabalho o dia inteiro no centro, sinto-me prejudicada, pois não consigo chegar a tempo.

    Vale à pena estudar a possibilidade de abrir os cursos em horários e/ou dia alternativos a fim de atingir maior público e, assim, viabilizar o acesso às demais pessoas sem dispobibilidade de tempo.

    • Espaço Cultural Escola Sesc disse:

      Olá Beatriz, boa tarde!

      Tentamos viabilizar cada vez mais o acesso para todos os cursos em nosso Espaço. Estamos trabalhando para disponibilizar mais horários e dias para os cursos. Obrigado pela informação e ajuda em seu feedback.

      Contamos sempre com sua participação!

      Obrigado pelo contato!

  4. Herica Cambraia disse:

    Bom dia. Parabéns pelo projeto!
    Também gostaria de realizar o curso de Percepção Musical, no final de semana. Quando for possível peço que me avisem. Obrigada

    • Espaço Cultural Escola Sesc disse:

      Olá Herica, boa tarde!

      O curso de Percepção Musical faz parte da grade de qualquer curso de música.

      Obrigado pelo contato!

  5. Bruna Portella disse:

    Gostaria de saber sobre o curso de dublagem. No último semestre não pude cursar e estava ansiosa para me inscrever agora.

    • Espaço Cultural Escola Sesc disse:

      Olá Bruna, boa tarde!

      Abriremos novas vagas para este curso apenas no próximo semestre.

      Obrigado pelo contato!

  6. Tais Almeida disse:

    Não abrirão vagas para Circo nesse semestre?

    • Espaço Cultural Escola Sesc disse:

      Olá Tais, boa tarde!

      Abriremos novas vagas para este curso apenas no próximo semestre.

      Obrigado pelo contato!

  7. kelly falcão disse:

    Olá ,boa tarde!
    Gostaria de saber quando abrirão vagas para o curso de grafite e os demais cursos e quais as exigências para conseguir uma vaga? E Parabéns pelo projeto é uma benção para muitos jovens que estão a mercê de uma educação falida.

Os comentários estão encerrados.