Vagas 2014.2 / Uzina – Laboratórios de Artes e Produção Cultural

Uzina 2013

O projeto Uzina – Laboratórios de Artes e Produção Cultural tem como objetivo potencializar o desenvolvimento cultural local por meio do oferecimento de laboratórios de investigação e criação artística visando à formação integral do indivíduo, proporcionando oportunidades de ampliação de repertórios e conhecimentos técnicos em arte e cultura para iniciados e iniciantes.

Informes gerais:

Inscrições: 22 a 26 de julho

Período de aulas: 02 de agosto a 30 de novembro

O aluno poderá se inscrever em até 02 laboratórios desde que não haja conflito de horário entre as aulas.

Local de inscrição:

Secretaria da Uzina – Espaço Cultural Escola Sesc

Atendimento: 2ª a 6ª feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Informações: 3214-7497 / 3214-7404 – espacoculturalescolasesc@gmail.com

Documento necessário: cópia da identidade.

A inscrição não garante a vaga no curso. Todos os inscritos deverão comparecer ao primeiro dia de aula onde será realizada entrevista com o professor para seleção dos alunos.

 

————————Vagas abertas para os seguintes cursos:————————

 

MusikFabrik

Segunda-feira, das 17h40 às 20h10

Vagas: 10

Professor: Spirito Santo

Músico, pesquisador, escritor, artesão e arte educador. Estudou teoria musical em curso dirigido pelo Maestro Guerra Peixe. Projetista de Arquitetura formado pelo Senai.

Sobre o curso:

Curso de iniciação à linguagem musical e à musicalização cujo método consiste na transmissão de técnicas de fabricação de instrumentos musicais de variados tipos, com materiais alternativos (inclusive reutilizáveis ou recicláveis), que envolva produção de um acervo e na eventual formação de um grupo de monitores músicos, formado por uma seleção de alunos revelados durante o processo do curso.

________________________________________________________________________

 

Percepção musical

Terça-feira, das 18h30 às 20h10

Vagas: 10

Professor: Ronilson Filho

Baterista, percussionista e contrabaixista. Cursa licenciatura em música na UNIRIO desde 2011. Além de instrumentista, tem realizado trabalhos como corista desde a infância, em grupos de repertório sacro e erudito, como o coro Polifonia Carioca. Atualmente, é baterista das bandas Os Adeptos e Tarantinos, além de músico freelancer. Ronilson é também arranjador e transcritor.

Sobre o curso:

A percepção musical é a capacidade de perceber as ondas sonoras como parte de uma linguagem musical. Envolve a identificação dos elementos musicais como melodia (percepção melódica) e ritmo (percepção rítmica), e também atributos físicos do som, como volume, timbre e afinação (percepção sonora). O treino de percepção musical é indispensável para musicistas.

________________________________________________________________________

 

Trompete

Terça-feira, das 16h50 às 18h30

Vagas: 5

Professor: Nathan Thiago

Integrante da OSB Jovem, ingressou no curso de bacharelado em trompete na Universidade Federal do Rio de Janeiro na classe do Professor David Alves (OSB Ópera & Repertório) no ano de 2011. Também desempenha a função de professor de trompete na Escola de Música Baden Powell (CETEP – Quintino).

Sobre o curso:

Os laboratórios de práticas instrumentais oferecem um aprendizado versátil, voltado para iniciantes ou alunos com conhecimento prévio. Além do ensino do instrumento, o laboratório visa desenvolver conhecimentos como: leitura de partituras, noção de ritmo e pulso e percepção musical harmônica e melódica.

________________________________________________________________________

 

Webdesign

Segunda-feira, das 17h40 às 19h20

Vagas: 20

Professor: Kleber Galúcio

Designer e Professor desde 2003. Atua nas áreas de WEB e Vídeo Grafismo. Professor nos maiores centros de treinamento do Rio de Janeiro. Adobe Certified Instructor. Possui site de auxílio aos alunos chamado Estudo com Café (www.estudocomcafe.com). Mantem-se constantemente atualizado nos produtos Adobe.

Sobre o curso:

O curso de Web Design tem como proposta desenvolver conhecimentos nas linguagens de HTML5 e CSS3.

________________________________________________________________________

 

Produção e edição audiovisual

Terça-feira, das 16h50 às 18h30

Vagas: 15

Professor: Hilton Junior

Com formação acadêmica em publicidade e propaganda, Hilton Luis de Souza Junior, ingressou na área de áudio e vídeo em 2002, como editor e cinegrafista. Em 2009, fundou sua própria empresa (www.i9fotoevideo.com.br). Neste mesmo ano, recebeu o convite para ministrar cursos na Academia de Artes Visuais do Rio de Janeiro, com softwares relacionados a produção e edição de vídeo (Adobe Premiere e Encore DVD).

Sobre o curso:

O curso visa fornecer conhecimento e as principais técnicas de linguagens aplicadas em vídeo no mercado brasileiro. A proposta, através de aulas teóricas e práticas, é desenvolver e possibilitar aos seus participantes a se sentirem livres para experimentar, tentar e principalmente, superar em suas criações e, através da internet engajar suas produções de forma mais profissional e atraente.

________________________________________________________________________

 

Estudos de mídia

Quinta-feira, das 16h50 às 18h30

Vagas: 20

Professor: Bruno Thebaldi

Mestre em comunicação pela Programa de pós-graduação em comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) e bacharel em Estudos de Mídia, também pela UFF. Pesquisa principalmente os seguintes temas: mídia, subjetividade, sociabilidade, corpo e consumo.

Sobre o curso:                                  

O laboratório é dedicado à exposição e discussão de teorias que se relacionem com a área da comunicação social. Divide-se, basicamente, em duas vertentes: (a) apresentação de conceitos fundamentais da comunicação e (b) apresentação de módulos temáticos, como a relação entre mídia e intimidade, mídia e consumo e mídia e democratização da comunicação.

________________________________________________________________________

 

Serigrafia experimental

Sábado, das 14h às 16h ou das 16h às 18h

Vagas: 15

Professor: Roberto Meneghini

Formação em Design Gráfico, Especialização em Design de Estamparia e Especialização em Didática da Docência do Ensino Superior. Atuação como docente nas áreas do Design, Processos Gráficos e Técnicas de Gravura. Supervisor do Laboratório de Processos Gráficos da PUC-RJ e Instrutor do SENAI – Maracanã.

Sobre o curso:

A serigrafia é uma técnica de impressão versátil que permite a reprodução de imagens em diferentes materiais.  O curso pretende apresentar a serigrafia como ferramenta para o desenvolvimento de projetos e oportunidades no mercado de trabalho, reforçando o conceito de sustentabilidade. Além de  estimular a experimentação e o processo criativo.

________________________________________________________________________

 

Teatro Cômico Popular

Quarta-feira, das 16h50 às 20h10

Vagas: 20

Professor: Darío Galo

Ator e diretor com 15 anos de experiência. Bacharel em Interpretação (Instituto do Teatro, Centro Andaluz del Teatro. Sevilha, Espanha, 1995-1999) e formação em Direção Teatral em Escénica (Centro de Estudos Cênicos de Andalucía) em Sevilla e Granada, de 2000-2007. Curso de Formação 2007-09 no Teatro La Abadía (Madri), dirigido por José Luís Gómez.

Sobre o curso:

Partindo da tradição teatral da commedia dell’arte italiana, vamos pesquisar e praticar os principais elementos do teatro cômico e popular universal, com especial atenção na incrível riqueza da cultura popular brasileira. Inúmeras técnicas se conjugam (pantomima, dança, cantos, acrobacia etc.) e dão origem a um tipo de apresentação de grande beleza, honestidade, frescor e graça, cheio de vida e de alegria que não necessita de grandes requerimentos, somente um “espaço vazio, um ator e alguém que o veja”. (Peter Brook)

________________________________________________________________________

 

Teoria e crítica teatral

Quarta-feira, das 16h50 às 18h30

Vagas: 15

Professora: Daniele Small

Pesquisadora, tradutora e crítica de teatro. Mestra em História Social da Cultura pela PUC-Rio, fez a graduação em Artes Cências – Habilitação Teoria do Teatro na UniRio. Em 2008, criou a Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais, (www.questaodecritica.com.br) da qual é editora e onde publica regularmente textos críticos e artigos. Faz a coordenação geral e integra a comissão julgadora do Prêmio Questão de Crítica. Também  coordena o recém-criado Prêmio Yan Michalski para o Teatro em Formação. É uma das fundadoras e atual Diretora

Presidente da Projéteis – Cooperativa Carioca de Empreendedores Culturais.

Sobre o curso:

Dividido em dois módulos, o curso tem duração de seis meses. A proposta do primeiro módulo é apresentar um panorama do teatro moderno e contemporâneo a partir de conceitos operatórios determinantes para uma interlocução teórica e crítica com a cena atual. O segundo módulo traz o foco para a crítica no sentido amplo, do pensamento crítico, a partir da leitura de filósofos e ensaístas inspiradores para a prática da teoria e da escrita crítica, importantes para a formação de um olhar atento e generoso para as obras.

________________________________________________________________________

 

Figurino e adereço

Quarta-feira, das 16h50 às 18h30

Vagas: 15

Professora: Chloe Lerina

Estudou Design de Moda na Faculdade Senai Cetiqt, trabalhou como assistente de estilo na Sandpiper, como estilista na Shop 126 e atualmente tem sua própria marca, a Que isso Querida. Trabalha na ESEM desde 2009 dando aulas de customização de roupas no Brechó Cabide, fazendo parceiras com escolas do entorno e dando aulas de figurino.

Sobre o curso:

Por meio do acompanhamento de ensaios do grupo de teatro da ESEM, passaremos por todo o processo de desenvolvimento de figurino para uma peça teatral. Desde a decupagem e pesquisa dos personagens até as peças prontas, no palco.

 ________________________________________________________________________

 

Prática de montagem (Publicação Jovens Dramaturgos)

Segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h

Vagas: 15

Professora: Mônica Alvarenga

Diretora, autora e produtora teatral, Mestre em Teatro Educação pela UNIRIO, trabalha com teatro profissionalmente há 34 anos. Dirigiu mais de 15 espetáculos adultos e infantis, entre eles: Labareda, um cão cheio de idéias;Vassalissa, a verdadeira história da CinderelaTriangulinha e A menina Esqueleto. Idealizou e coordenou os seguintes projetos de teatro-educação: Tecendo a vida; Afastando os fantasmas da infância e Iluminando a infância, mostra I.

Sobre o curso:

Realizará a montagem do texto João e Maria de Raysner de Paula Silva, selecionado no III Concurso Jovens Dramaturgos. O laboratório trabalhará com o desenvolvimento de habilidades de criação e produção artística/cultural direcionada para as artes cênicas. O objetivo é que os participantes experienciem todas as etapas de uma montagem teatral.

 

Anúncios

13 comentários em “Vagas 2014.2 / Uzina – Laboratórios de Artes e Produção Cultural

    1. Olá Glaucia, boa tarde!

      Nosso Espaço fica no Rio de Janeiro. Mais especificamente na Avenida Ayrton Senna, 5677

      obrigado pelo contato!

    1. Olá Patrícia, boa tarde!

      As vagas para o curso de Teatro Musical ficarão abertas apenas no próximo semestre.

      Obrigado pelo contato!

  1. Gostaria que lançassem cursos noturnos e de finais de semana.

    Como trabalho o dia inteiro no centro, sinto-me prejudicada, pois não consigo chegar a tempo.

    Vale à pena estudar a possibilidade de abrir os cursos em horários e/ou dia alternativos a fim de atingir maior público e, assim, viabilizar o acesso às demais pessoas sem dispobibilidade de tempo.

    1. Olá Beatriz, boa tarde!

      Tentamos viabilizar cada vez mais o acesso para todos os cursos em nosso Espaço. Estamos trabalhando para disponibilizar mais horários e dias para os cursos. Obrigado pela informação e ajuda em seu feedback.

      Contamos sempre com sua participação!

      Obrigado pelo contato!

  2. Bom dia. Parabéns pelo projeto!
    Também gostaria de realizar o curso de Percepção Musical, no final de semana. Quando for possível peço que me avisem. Obrigada

    1. Olá Herica, boa tarde!

      O curso de Percepção Musical faz parte da grade de qualquer curso de música.

      Obrigado pelo contato!

  3. Gostaria de saber sobre o curso de dublagem. No último semestre não pude cursar e estava ansiosa para me inscrever agora.

    1. Olá Bruna, boa tarde!

      Abriremos novas vagas para este curso apenas no próximo semestre.

      Obrigado pelo contato!

    1. Olá Tais, boa tarde!

      Abriremos novas vagas para este curso apenas no próximo semestre.

      Obrigado pelo contato!

  4. Olá ,boa tarde!
    Gostaria de saber quando abrirão vagas para o curso de grafite e os demais cursos e quais as exigências para conseguir uma vaga? E Parabéns pelo projeto é uma benção para muitos jovens que estão a mercê de uma educação falida.

Os comentários estão encerrados.