Movimentação – II Mostra de Música

Flyer_movimentacao_modificado

A segunda edição do projeto Movimentação reunirá artistas da atual cena musical carioca, trazendo ao palco do Espaço Cultural Escola Sesc uma diversidade de estilos e sonoridades que inclui MPB, soul, jazz, funk, pop, afrobeat, entre outros, em arranjos instrumentais e cantados, todos permeados de intensa brasilidade em suas execuções.

Lembrando que toda nossa programação é GRATUITA!

Adquira seu ingresso 30 minutos antes do início da apresentação no Espaço Cultural Escola Sesc

 

SEGUNDA-FEIRA dia 12/05

19h – Paraphernalia

10

O embrião do Paraphernalia surgiu em 2001, quando o guitarrista Bernardo Bosisio e o contrabaixista Alberto Continentino se uniram para um novo projeto. Após algumas formações, o grupo chegou à configuração atual, com alguns dos mais tarimbados e requisitados músicos da cena carioca: Donatinho nos teclados, Felipe Pinaud na flauta, Leandro Joaquim no trompete, Marlon Sette no trombone, Renato “Massa” Calmon na bateria e Joca Perpignan na percussão, além dos já citados Bosisio e Continentino.
O som do Paraphernalia é instrumental pop e dançante, potente e livre de convenções e virtuosismos, e abrange um vasto leque de ritmos e possibilidades, com influências que vão das trilhas sonoras cinematográficas e de séries de TV criadas entre os anos 60 e 80 – mas sem americanomania – à música latina e africana, jazz, samba, funk, disco, soul, psicodelia e música contemporânea.
 

TERÇA-FEIRA dia 13/05

19h – André Muato 

Foto Muato 1

André Muato tem como instrumentos o violão de oito cordas e sua voz, contando com baixo de Bruno Repsold e a bateria de Felipe Cotta. Os músicos utilizam-se conscientemente de recursos que ampliam as possibilidades interpretativas, gerando novos significados a cada momento. O espetáculo se define como uma performance musical criativa que valoriza a música contemporânea e essencialmente brasileira, carregada de toda a ancestralidade dos maracatus, baiões, cirandas, sambas e outros gêneros de nossa terra.

A performance criativa se configura numa abordagem diferenciada que vai ao encontro da essência da música popular nacional, ao mesmo tempo que aprecia a espontaneidade presente na música brasileira, garante apuro técnico e artístico, atribuídos, em grande parte, à consciência com que os recursos são usados no sentido de promover a criação.

QUARTA-FEIRA dia 14/05

19h – Aline Paes

Aline paes deitada

A cantora Aline Paes apresenta o repertório de seu novo show “Batucada Canção”. O espetáculo trata da vocação musical do Brasil, com especial atenção para a riqueza de nosso cancioneiro e de nossos ritmos populares lançando um olhar para a tradição e uma saudação à contemporaneidade. Unindo jovens e consagrados compositores, o repertório é de novidades, seja nas canções inéditas ou nas releituras de Caetano Veloso, Guinga e Dorival Caymmi, que é também homenageado por seu centenário. A ‘batucada’ está presente nos ritmos como maracatu, ijexá, baião, bumba-boi, ciranda e samba de roda. A ‘canção’ está presente em cada história cantada. O calor do batuque se alterna 16/05 com o lirismo da canção somados à interpretação forte e original de Aline, que se comunica com o 19h público convidando-o a brincar através do canto e do ritmo. 

QUINTA-FEIRA dia 15/05

19h – Tiago Iorc

foto2

 

Cantor e compositor, lançou em 2008 seu primeiro álbum pela Som Livre. Desde então foram quatro músicas em novelas, uma turnê nacional e o início de uma carreira internacional com shows em Seoul (Coréia do Sul) e uma música em #11 das paradas no Japão.

SEXTA-FEIRA dia 16/05

19h – Abayomy Afrobeat Orquestra 

ABAYOMY DIVULGAÇÃO

Abayomy, em língua Iorubá, é uma palavra plena de significados positivos, algo como “encontro feliz” ou “aquilo que nos dá prazer. Simboliza a história e a musica criada pela orquestra, que surgiu no Rio, em janeiro de 2009, para comemorar o aniversário do maior ícone musical da Nigéria, o Fela Anikulapo Kuti.

Nos shows, seus 13 integrantes apresentam uma linguagem musical própria, inspirada no afrobeat e aplicada ao universo brasileiro contemporâneo de diversidades rítmicas e sonoridades modernas.

SÁBADO dia 17/05

19h – Cineblobo

Foto2

As mais memoráveis trilhas sonoras do cinema mundial compõem o repertório do Cinebloco, brass band temática que transforma músicas que marcaram a história da sétima arte em swingadas versões com ritmos brasileiros. Inspirada nas tradicionais fanfarras francesas, a banda propõe uma viagem musical pelo universo cinematográfico, trazendo um show lúdico, interativo e performático, que não deixa ninguém parado.

Dez instrumentistas de sopro e cinco de percussão incorporam emblemáticos personagens das telonas. Nos arranjos do Cinebloco, a Marcha Imperial incorpora o percussivo ritmo pernambucano e se transforma em Maracatu Imperial. Nas mãos do diretor musical, Guilherme Carrera, as releituras ganham arranjos inéditos em samba, funk, marchinha, coco, maracatu e outros ritmos regionais.

DOMINGO dia 18/05

10h às 17h – Intercâmbio musical

Projeto Bandas + artistas residentes Lenna Pablo e Funk!Nos!Chama)

19h- Pocket show com artistas participantes do intercâmbio musical 

A proposta tem por objetivo reunir artistas com estilos diferentes para trocarem experiências, conhecimentos e técnicas, estreitando os laços entre grupos do cenário independente da música brasileira. Ao término do intercâmbio, os grupos experimentarão formações mistas, realizando uma pequena demonstração resultado do intercâmbio.

Funk!NOS!Chama

4a-4f70dbe2ad6da-706x600

 

Criado em meados de 2009, o quinteto instrumental Funk!Nos!Chama tem como proposta em seus shows fazer o público dançar ao som de um groove autêntico e marcante. Seu repertório contém músicas de autoria própria, mesclado com releituras de clássicos do SoulFunk americano, como: The Meters, Herbie Hancock, Galactic, Parliament Funkadelic, entre outras bandas. O quinteto é uma das grandes revelações do cenário musical carioca, apresentando um som da mais alta qualidade e provando que a música instrumental tem seu valor e merece seu espaço no Brasil. O grupo é formado por: Gustavo Azem – Bateria, Leonardo Vieira – Guitarra, Manoel Schnoor – Baixo, Kalleb Gonçalves e Nicolas Teodósio – Saxofones e Flautas.

Projeto Bandas

IMG_6975

O Projeto Bandas da Escola Sesc de Ensino Médio foi criado em 2010 como extensão das Oficinas de Música, tendo como objetivo desenvolver o trabalho em equipe, promover o aprimoramento musical e estimular o protagonismo juvenil. Além da prática musical, os alunos experimentam outros aspectos, tais como: montagem e operação de som, produção e divulgação.

Lenna Pablo

Lenna Pablo (1)

Cantora e compositora, Lenna tem uma larga estrada musical. Atualmente, desenvolve o projeto SoulBrasil, que tem por objetivo levar ao conhecimento do público a soulmusic brasileira, contando cronologicamente por meio da música o como, o quando e o por quê do seu começo e crescimento até os dias de hoje.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Outros projetos, Uncategorized. Bookmark o link permanente.