Oficina com Ilo Krugli e grupo Ventoforte

Espaço Cultural Escola Sesc apresenta:

Captura de Tela 2013-08-21 às 20.18.23Circulação especial do grupo Vento Forte no Palco Giratório em comemoração aos anos de trabalhos desenvolvidos pelo grupo.

Estão abertas inscrições para “Oficina Arcaica do Teatro Ventoforte”, com o grupo Ventoforte (SP).

Download da ficha de inscrição

Dia 11 de setembro de 2013 das 10h às 17h

Oficina Gratuita

Ministrantes: Ilo Krugli e toda equipe do Ventoforte / Carga horária: 6h/ Nº máximo de participantes: 15 pessoas.

Faça sua inscrição!

Vagas Limitadas.

11/09 – das 10h às 17h

Oficina Arcaica com o grupo Ventoforte (SP) – Integrante do projeto Palco Giratório.

A poesia e literatura de Lorca, de Victor Hugo, de Brecht, Suassuna e Oscar Wilde misturada ao Bumba meu boi, cirandas de roda, cultura judaica e brincadeiras de criança; a Educação Através da Arte: um teatro que faz metáforas para jovens, de forma divertida, e fala, até para crianças muito novas, sobre indiferença, fome, egoísmo.

Um grupo de teatro que ganhou mais de uma centena de prêmios pelo ineditismo ao usar bonecos, sombras e construir cenários. Uma companhia premiada por trazer consigo parceiros como Nise da Silveira, Paulo Freire e Anísio Teixeira.

E um grupo que, para tudo isso, ousou usar somente pedaços de papel, retalhos de panos e jornal como personagens. O Ventoforte representa um tropicalismo e uma antropofagia dentro de seu gênero teatral.

O grupo é um clássico que nunca deixará de ser contemporâneo e à frente de seu tempo, pois no momento em que escrevemos este texto, acabamos de sair de uma discussão sobre como falar de morte e de indiferença social em uma peça para jovens que estrearemos em duas semanas.

“Histórias de Lenços e Ventos” é o clássico do Ventoforte que em 1974 foi considerada uma transformação – de maturidade e coragem – à linguagem do teatro infanto juvenil no país. Hoje, queremos percorrer o país para compartilhar nova força aos vários grupos de teatro que em quase todos os estados do país fazem “Histórias de Lenços e Ventos”, “Um Rio que vem de Longe”, “Se o Mundo fosse bom o Dono morava Nele”, “O Mistério do Fundo do Pote ou como Nasceu a Fome”. No caso de Lenços e Ventos e do Mistério do Fundo do Pote, eles viraram, há dois anos, livros que são distribuídos hoje em escolas públicas para as crianças. Um deles teve uma indicação do prêmio Jabuti de literatura.

Nome da Oficina:OFICINA ARCAICA DO TEATRO VENTOFORTE”

O Ventoforte segue sua tradição de décadas de oficinas com atores, não atores, educadores e interessados em desenvolver suas poéticas pessoais. As oficinas Arcaicas trarão outras linguagens que integram ao teatro: cerâmica, objetos rituais, lama, areia, vegetais, galhos, pedras etc. A expressão das mãos e dos pés. Somando dança.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.