Movimentação – Festival de Música da Escola Sesc

Espaço Cultural Escola Sesc apresenta:

Logo

O Espaço Cultural Escola Sesc apresenta a primeira edição do projeto Movimentação – Festival de Música da Escola Sesc, que será realizado no período de 15 a 27 de junho de 2013. A proposta do Festival é reunir ao longo de duas semanas músicos, produtores, técnicos de iluminação e áudio, gestores públicos e privados, professores e alunos, fomentando um espaço amplo e aberto para formação, discussão e fruição da música, em suas diversas vertentes.

Iniciaremos a divulgação do Festival com a programação do Seminário de Áudio e Iluminação, realizado em parceria com o Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação – IATEC:

Seminário de Áudio e Iluminação 

Vagas: 50

Público-alvo: Iluminadores, técnicos de som, produtores, cenógrafos e todos que tem interesse pelo ramo.

Para realizar sua inscrição, basta preencher a ficha e enviar para o e-mail: assessoriadeculturaesem@gmail.com

– DOWNLOAD DA FICHA DE INSCRIÇÃO

17 de junho (2ª feira)

10h às 13h – Iluminação para Vídeo

Ministrante: Francisco Rocha

Iluminador teatral, professor de iluminação e formas de expressão e comunicação em artes, bacharel em artes cênicas e direção teatral, pós-graduado em linguagens artísticas e educação pela Faculdade de Artes da Fundação Brasileira de Teatro. Foi o iluminador de inúmeros shows e espetáculos de dança e teatral, entre eles Les Ballets Trockadero de Monte Carlo (Coordenação técnica, 2010); Recordar é viver, de Hélio Sussekind (Assistente de iluminação, 2010); A jangada de pedra, da Companhia da Idéia (Iluminador, 2010), Novos Alvos, da cantora Ana Costa (Iluminador, 2010), Estação, da Companhia da Idéia (Iluminador, 2009), Villa-Lobos – Uma Canção de Amor, da ONG Dançar a Vida (Iluminador, 2009), Oh,
evento multimídia que integrou o projeto Universo Sonoro (Iluminador, 2009), Carmina Burana, com direção de Caique Botkay e regência de Ueslei Banus, Ainda bem que foi agora, direção de Marcelo Saback (Iluminador, 2009), Morte sobre a lama, com direção de Ricardo Torres (Iluminador, 2008), Brasilicum, show do sueco Harald Erici (Iluminador, 2008).

18 de junho (3ª feira)

10h às 13h – Equipamentos e aplicações

Ministrante: Carlos Roberto Pedruzzi

Diretor do IATEC desde a sua fundação, é coordenador e professor do Curso Regular de Áudio. Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA. Participou da sonorização de eventos como: Projetos Aquários, Réveillon em Copacabana, Rock in Rio I e II, Missa Campal com o Papa João Paulo II, Festivais Free Jazz, Prêmios Sharp e Shell de Música, ECO 92, apresentações de artistas como Paul McCartney, Tina Turner, Billy Paul, Eric Clapton, Placido Domingos, Groove Washington Jr., entre outros. Mixou para artistas como Joanna, Alcione, Guilherme Arantes, Marina Lima, Gonzaguinha, Emílio Santiago, Maria Bethânia, e atualmente para Zélia Duncan, Simone, Marcos Valle, Roberto Menescal, Wanda Sá e João Donato. É membro da Audio Engineering Society (AES) e da ABPAudio.

19 de junho (4ª feira)

10h às 13h – Avolites – Titan Foundation Course on Tiger Touch

Ministrante: Osvaldo Perrenoud

Trabalha na área das Artes Cênicas desde 1979. Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior (IPA, Porto Alegre). Fez cursos na Philips de Noções Básicas de Instalações; Solid State Lighting – A Evolução – LEDS; Fibra Ótica – iluminação além da imaginação; Cálculo e Projetos – Método dos Lumens. Estudou em Londres Avolites – Operação Básica do Console Pearl; Avolites – Operação Avançada de Consoles Pearl e Diamond 4; e Avolites – Pré-programação com Visualiser. Entre as principais realizações em Iluminação e Direção de Fotografia para DVD, estão
Papas da Língua, Alemão Ronaldo 1 e 2, Renato Borghetti, Festchê 3, Casa da Bossa – Tom Jobim, Tchê Garotos 1 e 2, Acústicos & Valvulados, Tchê Barbaridade, Especial Teixeirinha, Mark Ramone & Tequila Baby, Os Monarcas, Chimarruts, Banda San Marino, César e Rogério, Santo Grau, Festchê, Banda Danúbio Azul, Especial Tholl TV Com, Brilhasom, The Travellers, Banda Legal, Wilson Paim, Portal Gaúcho, Pura Cadência, Tchê Chaleira, Roadies e Os Serranos. Traduziu para o português o software sueco Capture Polar para pré-programação de Iluminação Cênica e faz parte da equipe mundial de testadores do programa. Escreve mensalmente a coluna “Pergunte ao Oz” para a revista de circulação nacional Luz e Cena. É professor de Iluminação Cênica na Pós-Graduação do Instituto de Pós-Graduação (IPOG).

20 de junho (5ª feira)

10h às 13h – Iluminação de shows

Ministrante: Francisco Rocha

Iluminador teatral, professor de iluminação e formas de expressão e comunicação em artes, bacharel em artes cênicas e direção teatral, pós-graduado em linguagens artísticas e educação pela Faculdade de Artes da Fundação Brasileira de Teatro. Foi o iluminador de inúmeros shows e espetáculos de dança e teatral, entre eles Les Ballets Trockadero de Monte Carlo (Coordenação técnica, 2010); Recordar é viver, de Hélio Sussekind (Assistente de iluminação, 2010); A jangada de pedra, da Companhia da Idéia (Iluminador, 2010), Novos Alvos, da cantora Ana Costa (Iluminador, 2010), Estação, da Companhia da Idéia (Iluminador, 2009), Villa-Lobos – Uma Canção de Amor, da ONG Dançar a Vida (Iluminador, 2009), Oh, evento multimídia que integrou o projeto Universo Sonoro (Iluminador, 2009), Carmina Burana, com direção de Caique Botkay e regência de Ueslei Banus, Ainda bem que foi agora, direção de Marcelo Saback (Iluminador, 2009), Morte sobre a lama, com direção de Ricardo Torres (Iluminador, 2008), Brasilicum, show do sueco Harald Erici (Iluminador, 2008).

24 de junho (2ª feira)

10h às 13h – Sistemas e técnicas de gravação

Ministrante: Lucas Ramos

Professor certificado pela Apple (Apple Certified Trainer) e pela Ableton (Ableton Certified Trainer). Graduação em Engenharia de Áudio na School of Audio Engineering (SAE), em Bancoc, Tailândia; Tecnologia de Gravação e Produção Fonográfica na Universidade Estácio de Sá e certificação de Operador de ProTools pela Digidesign (Nova York, EUA). Foi professor de engenharia de áudio na School of Audio Engineering, em Bancoc, Tailândia (2007). Hoje, atua na área de trilhas sonoras e pós-produção para TV e cinema. Além disso, trabalha como professor no IATEC (Ableton Live, Logic, Técnicas de Gravação, entre outros cursos), e escreve duas colunas mensais para a revista Áudio Música & Tecnologia, sobre Ableton Live e Home Studios (Em Casa).

25 de junho (3ª feira)

10h às 13h – Lighting Designers – Iluminação para Projetos Arquiteturais – do convencional para o led e Iluminação para Grandes Eventos

Ministrante: Naldo Bueno

Atua na criação e operação de iluminação, e manutenção eletrônica. Pesquisador de novos equipamentos e novas tendências em iluminação e especialista em projetos de iluminação com LEDs e Moving Lights. Responsável pela criação e operação de diversos projetos de iluminação, como dos V Jogos Mundiais Militares (2011), Réveillon de Copacabana (2008 a 2011), TIM Festival (2003 a 2008), Porto Maravilha (2010), Nova sede do Canal GLOBOSAT (2010), Lançamento da Logomarca Rio 2016 (2010), Fashion Rio (2009), Canditura da Copa do Mundo de 2014 (2009), entre outros.

26 de junho (4ª feira)

10h às 13h – Home Studio

Ministrante: Wagner Pedretti

Engenheiro de gravação, mixagem e masterização. Técnico de PA e monitor, membro da Audio Engineering Society (AES). Atua na área de soluções acústicas para templos, estúdios e ambientes diversos. Formou mais de 60 turmas – aproximadamente mais de 700 alunos, ministrando as matérias: Pro Tools, Técnicas de Sonorização, Áudio Básico e Edição, Mixagem e Masterização. Dentre seus alunos, destacam-se Mario Jorge Bruno (técnico e sócio da Companhia dos Técnicos), Vinni (cantor), Alex Meirelles (tecladista do Cidade Negra) e Lazão (baterista do Cidade Negra). Executou mais de 2.000 shows como técnico de PA ou monitor nas maiores casas de show do Brasil, como Canecão, Apoteose, Maracanãzinho, Credicard Hall, Siará Hall, Chevrolet Hall, Rio Sampa e Mineirinho. Trabalhou como técnico de PA, técnico de monitor ou engenheiro de gravação com os artistas Fernanda Brum, Tutuca Borba (Roberto Carlos), Sergio Knust (Yahoo), Nill (ex-Dominó), Chris Duran, Eyshila, Marina de Oliveira, Voices, 4 por 1, Alda Célia, Jozziane, Marquinhos Gomes, Elaine de Jesus, Raissa e Ravel, Projeto Vida Nova de Irajá, Marco Aurélio, Celina Borges, Adriana, Projeto Vida Nova Parque fluminense, Canta Brasil 500, Canta Rio, Embaixada do Reage, Regis Danese, Banda Doulos, Alfalife, Marcos Góes, Grazy Maia, Ministério Apascentar de Nova Iguaçu, Banda Pódium, Igreja Batista Nova Filadélfia, Igreja Batista Fonte da Vida (PR), Igreja Batista Nova Ebenezer, Alex e Alex, Emerson Pinheiro, Deusmar, Marcos Kinder, Klênio, Café com Jazz, Linha 2, Léo Trajano, God´s Boy, Grupo Luz, Haguidene, Lizlanne, Cristina Helen, Josy Santos, Família Olicar, Luiz Cláudio, Ariane, Banda e Voz, Carlinhos Felix, Canto da Terra, Vinni, Lazão, entre muitos outros artistas. Em 2010, foi o responsável pelo Projeto do CNPQ Universal, no cargo de engenheiro de gravação, edição e mixagem (base de síntese de voz).

27 de junho (5ª feira)

10h às 13h – Sistemas e Técnicas de Sonorização

Ministrante: Fred Junior

Técnico de gravação e de PA, é proprietário da JM Sonorizações (Niterói, RJ). Começou a trabalhar profissionalmente com áudio em 1990, no Studio K, Rio de Janeiro. Participou da gravação de artistas como Roberto Carlos (programação de bateria em 1991/1992), Banda Bagabalô (Reggae sem Fronteiras) e Banda Usina Pop (Usina Pop). Em sonorização, como técnico de PA e técnico de monitor trabalhou com: Banda Auê, The Fevers, Allobend (ex-Banda Mel), Rosa Maria, Tony Platão, Zé da Velha e Silvério Pontes e Zélia Duncan, entre outros. Foi também o responsável técnico pelos espetáculos Tralalá –100 anos de Lamartino Babo (direção Ricardo Cravo Albim) e As violetas voltaram. É professor do Programa de Treinamento – Regular de Áudio, Técnicas de Sonorização – Dimensionamento de Sistemas, Técnicas de Sonorização – Operação de Sistemas, Áudio Básico – Fundamentos e Áudio Básico Equipamentos e Aplicações, no IATEC.

Anúncios