Oficinas gratuitas – V Festival Palco Giratório Jacarepaguá/Brasil

logo

 O V Festival Palco Giratório Jacarepaguá/Brasil acontecerá no Rio de Janeiro durante o período de 02 de maio a 02 de junho de 2013, com atividades gratuitas oferecidas por companhias teatrais de diversas cidades brasileiras. Nesse ano as atividades do festival estarão espalhadas por alguns espaços de cultura, escolas públicas e ruas da cidade; além do Espaço Cultural Escola Sesc. O Teatro Serrador (Centro), O Instituto do Ator (Lapa), também sede do grupo Studio Stanislavski, a sede da Grande Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades (Gamboa) e do grupo Teatro de Anônimo (Lapa) realizarão algumas atividades dos festivais. Esse é um esforço da Assessoria de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio de aproximar os grupos de artes cênicas do festival, de expandir a programação para outros pontos da cidade e de procurar fazer com que esse festival tão grandioso em termos de durabilidade e qualidade seja uma oferta  de Jacarepaguá para a cidade do Rio de Janeiro.

Para realizar sua inscrição, basta preencher a ficha disponível no link abaixo e enviar para o e-mail assessoriadeculturaesem@gmail.com

Download da ficha de inscrição pdf

Download da ficha de inscrição Word

Mais informações: (21) 3214 7404 / Facebook: Espaço Cultural Escola Sesc

 

05/05 • das 10h30 às 17h30

Oficina de teatro-dança com Grupo Z de Teatro (ES)

Local de realização: Teatro Serrador

Rua Senador Dantas, nº13 – Cinelândia (metrô Cinelândia/estacionamento em frente)

Nome da oficina: Do chão ao voo, da palavra ao corpo

Ministrantes: Integrantes do Grupo Z/ Público Alvo: atores e dançarinos/ Carga horária: 6h/ Nº máximo de participantes: 15 pessoas

O Grupo Z de Teatro foi criado em 1996 por artistas que acreditam no teatro de grupo como caminho para a realização de um trabalho contínuo, que privilegie, além da montagem de espetáculos, a pesquisa de linguagem que, a um só tempo, seja fruto do fazer coletivo e engendre sua identidade. Dentro dessa proposta, três linhas têm marcado a trajetória do Grupo Z – o trabalho em espaços diversos; o corpo como ponto de partida para a criação; o desenvolvimento de dramaturgia própria.

Utilizando o treinamento corporal que gerou o espetáculo Insone, mas tendo como foco a utilização do mesmo para a criação, trabalharemos com as peculiaridades de cada corpo – pois não nos interessam corpos uniformes –, com as possibilidades expressivas e criativas de cada um, realizando exercícios de criação a partir de textos curtos, dramatúrgicos ou não.

07/05 • das 10h30 às 17h30

Oficina de Teatro com o  grupo Duas Companhias (Recife/Pernambuco)

Essa oficina será realizada no Espaço Cultural Escola Sesc

Av. Ayrton Senna – nº 5.677 – Jacarepaguá

Nome da oficina: Despertando Qualidades

Ministrantes: Integrantes do Grupo Duas Companhias: Fabiana Pirro e Lívia Falcão / Carga horária: 6h/ Nº máximo de participantes: 15 pessoas

A Duas Companhias nasceu em 2003 das atrizes pernambucanas Lívia Falcão e Fabiana Pirro que tinham vontade de falar do seu lugar de origem, investigar sua cultura e mergulhar em suas raízes. É marca registrada do grupo a ousadia. A prioridade da produção por trabalhos que circulam fora do esquema comercial mostra uma produção corajosa e inovadora que investe nos projetos de pesquisa e formação como uma importante diretriz.

Uma oficina que reúne a experiência de duas atrizes com formações distintas e que trabalha com aprendizagens que envolvem o universo do brincante popular. A dinâmica do trabalho passeia pelas danças e ritmos populares do nordeste brasileiro (como a ciranda, o cavalo marinho, o côco etc.), pela brincadeira do mamulengo e das máscaras e finalmente chega ao despertar do estado de cada um.

 

11/05 • das 10h30 às 17h30

Oficina de Dança com Grupo Mauricio de Oliveira & Siameses (SP)

Essa oficina será realizada no Espaço Cultural Escola Sesc

Av. Ayrton Senna – nº 5677 – Jacarepaguá

Nome da oficina: Improvisação e composição

Ministrantes: Integrantes do Grupo Mauricio de Oliveira & Siameses: Mauricio de Oliveira / Carga horária: 6h/ Nº máximo de participantes: 15 pessoas

Sediado na cidade de São Paulo, a Cia.Maurício de Oliveira e Siameses nasceu em 2005. Desde então, a procura tem sido por uma linguagem ímpar, sofisticada, objetivando o absoluto entendimento do funcionamento do aparato físico/mental do artista, de forma a provocar no espectador uma reverberação imediata fazendo-o repensar a sua própria estrutura, bem como a interação e a ressonância de seus atos no meio em que vive.

Os participantes dos workshops serão convidados a experimentar técnicas corporais que favoreçam a apreensão dos mecanismos de funcionamento da estrutura de integração corpo e mente, assim tendo uma visão mais detalhada do trabalho de pesquisa da Cia.

12/05 • das 10h30 às 17h30

Oficina de teatro com Grupo Cirquinho do Revirado (SC)

Essa oficina será realizada na Sede da Companhia de Mystérios e Novidades

Rua Pedro Ernesto, casa 21 – Gamboa

Nome da oficina: Oficina de Pernas-de-Pau.

Ministrantes: Integrantes do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado: Reveraldo Joaquim e Yonara Marques/ Carga horária: 6h/ Nº máximo de participantes: 15 pessoas

O grupo nasceu em 1997, quando Yonara Marques e Reveraldo Joaquim, então casado     há três anos, resolveram dar uma guinada em suas vidas. Mandaram confeccionar uma pequena lona de circo, para apresentar teatro de fantoches. O boneco mestre-de-cerimônias chamava-se Revirado. Daí o nome do grupo: Cirquinho do Revirado. Os objetivos principais do grupo são: a produção e representação das mais variadas vertentes do teatro, não se prendendo a um único estilo, porém, sem jamais perder suas características, seu modo particular de atuar diante de seu público.

O Grupo vem ministrando oficinas de pernas de pau para pessoas a parir de 12 anos, obtendo êxito com 100% de aproveitamento. Um dos objetivos dessa oficina é desmistificar a perna-de-pau. O aprendizado é acessível a todos sem distinção de raça, cor ou credo. Não é um dom divino, nem é milagre andar de pernas-de-pau, é treino. Existem técnicas sim, que são repassadas na oficina, mas tudo é muito tranqüilo e a didática foi construída em cima das experiências vividas pelo grupo. Além de trabalhar a parte técnica, o grupo trabalha muito com a autoestima e autoconfiança, rompendo ao longo do processo com alguns medos. A perna-de-pau torna-se uma extensão do próprio corpo, da base, uma nova maneira de perceber o que se encontra ao redor.

14/05 • das 10h30 às 17h30

Oficina de teatro com o grupo Mungunzá de Teatro (SP)

Essa oficina será realizada no Espaço Cultural Escola Sesc

Av. Ayrton Senna – nº 5677 – Jacarepaguá

Nome da oficina: Corpos Disponíveis

Ministrantes: Integrantes do Grupo de Teatro Mungunzá de Teatro / Carga horária: 6h/ Nº máximo de participantes: 15 pessoas

 

A Cia. Mungunzá de Teatro nasceu em São Paulo no ano de 2006 por meio da união de atores recém formados, motivados a aprofundar as técnicas aprendidas na escola e, assim, desenvolver um estudo detalhado do teatro Épico de Brecht e de linguagens estabelecidas na contemporaneidade.

Utilizando exercícios do processo de criação dos seus dois espetáculos, Porque a Criança Cozinha na Polenta e Luis Antonio – Gabriela, a Cia. Mungunzá de Teatro irá compor, juntamente com os participantes, a oficina “Corpos Disponíveis”, onde a potência do indivíduo é responsável pela ativação do espaço entre arte e vida.

16/05 • das 10h30 às 17h30

Oficina de teatro com Cia. Atores de Laura (RJ)

Essa oficina será realizada no Espaço Cultural Escola Sesc

Av. Ayrton Senna – nº 5677 – Jacarepaguá

Nome da oficina: O Ator da 1° e da 3° Pessoa

Ministrantes: Integrantes do Grupo de Teatro: Cia. Atores de Laura: Daniel Herz ou pelo ator Charles Fricks / Carga horária: 6h/ Nº máximo de participantes: 15 pessoas

 “O Filho Eterno”, que já encantou a muitos na forma literária, de Cristovão Tezza, e faturou cerca de oito prêmios literários nacionais e internacionais, ganha adaptação teatral de Bruno Lara Resende e trazem à tona emoções inesperadas na versão teatral, proposta pela Cia Atores de Laura.

Nesta oficina vamos compartilhar a singularidade das características da peça O filho eterno, especialmente o estilo da linguagem, o discurso na terceira pessoa de uma personagem que está ou estava vivendo o que ele mesmo narra. Como é possível o ator criar uma aproximação do discurso que se coloca na terceira pessoa com o arrebatamento das experiências que ele mesmo vive daquilo que ele narra.

19/05 • das 10h30 às 17h30

Oficina de teatro infanto-juvenil com A Trupe de Truões (MG)

Essa oficina será realizada no Teatro Serrador

Rua Senador Dantas, nº13 – Cinelândia (metrô Cinelândia/estacionamento em frente)
Nome da oficina: Teatro infanto-juvenil: elementos melodramáticos

Ministrantes: Amanda Barbosa, Amanda Aloysa, Maria De Maria, Paulo Merísio, Ricardo Augusto, Ronan Vaz, Welerson Filho e Laís Batista/Publico Alvo: atores e dançarinos/Carga horária: 6h/ Nº máximo de participantes: 15 pessoas

A Trupe de Truões surgiu em 2002 e possui duas linhas principais de pesquisa em suas montagens: a primeira, focada no teatro sem barreira etária; e a segunda, associada a pesquisas no teatro para adultos com foco no gênero melodramático. A Cia é Ponto de Cultura desde 2008, com uma sede em Uberlândia/MG que atendeu mais de 400 artistas desde 2009.

A oficina trabalha com jogos teatrais e brincadeiras que enfatizem a linguagem melodramática na criação de cenas teatrais.

APOIO:

TEATRO SERRADOR
Rua Senador Dantas, 13, Cinelândia (metrô Cinelândia / estacionamento em frente)
Tel: 2220-5033

Com o apoio do FATE, o Teatro Serrador, fechado há quase dez anos, foi reinaugurado pela Alfândega 88 e, agora, abriga uma intensa programação artística: oficinas, leituras dramatizadas e espetáculos a preços populares, de segunda a segunda, sempre às 19h. O projeto Alfândega 88 – Programa Anual de Atividades – Residência no Teatro Serrador ganhou o Prêmio Shell na categoria especial.

Toda a programação do V Festival Palco Giratório Jacarepaguá/Brasil realizada no Teatro Serrador será gratuita.

SEDE DA COMPANHIA DE MYSTÉRIOS E NOVIDADES

Rua Pedro Ernesto, casa 21 – Gamboa

A Companhia de Mystérios e Novidades mantêm em sua sede um trabalho diário de ensaio, treinamento e pesquisa, além de uma programação de oficinas e apresentações; acolhe artistas, mestres e professores nacionais e internacionais para simpósios, encontros e intercâmbios.

Idealizado como espaço aberto à criação, experimentação e investigação cênica, a sede da companhia é hoje uma “escola sem paredes” que acolhe e irradia diferentes saberes das tradições e da contemporaneide.

Toda a programação do V Festival Palco Giratório Jacarepaguá/Brasil realizada na Sede da Companhia de Mystérios e Novidades será gratuita.

Anúncios
Esse post foi publicado em Palco Giratório. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Oficinas gratuitas – V Festival Palco Giratório Jacarepaguá/Brasil

  1. Ismael Verissimo disse:

    Ola, Gostaria de me inscrever na oficina de perna de pau no Gamboa.

    Date: Tue, 26 Mar 2013 14:06:27 +0000 To: mael.ive@hotmail.com

Os comentários estão encerrados.