Projeto Social

LogoProjetoSocialProjeto Social visa estimular ao longo do ano o saber coletivo que interfere na consolidação do poder local para garantir condições socioeconômicas e ambientais para a população por meio de estruturações de núcleos de trabalho realizados com os alunos da Escola Sesc de Ensino Médio e a comunidade.

Serão oferecidas vagas para pessoas que queiram integrar os núcleos de trabalho para desenvolver a capacidade de ser um agente social. As vagas externas serão oferecidas prioritariamente para moradores da Zona Oeste e pessoas envolvidas com instituições sociais e escolas públicas que tenham o objetivo de criar uma maior interlocução com ações socioculturais desenvolvidas nos bairros vizinhos da Escola Sesc de Ensino Médio.

Informes gerais:
Período de  inscrições: 04 de fevereiro a 08 de março

Período de aulas: 11 de março a 30 de novembro
Recesso em julho (período a definir)

Local de inscrição:

Secretaria do Espaço Cultural Escola Sesc
Av. Ayrton Senna, 5.677 – Jacarepaguá
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, de 10h às 12h e 14h às 17h
Informações: 3214-7497 / 3214-7404 – assessoriadeculturaesem@gmail.com
As matrículas serão realizadas através de preenchimento e entrega da ficha de inscrição, juntamente com a cópia do documento de identidade.
A inscrição não garante a vaga no laboratório. A confirmação da matrícula será feita por telefone entre os dias 04 e 08 de março.

Download da ficha de inscrição

*Os dias e horários dos laboratórios poderão sofrer alterações.

·         Laboratório de Comunicação Popular:

Atendimentos: 20 vagas alunos da Escola Sesc/10 vagas agentes sociais externos

Dia: quintas-feiras das 17h às 20h*

Ministrante: Diedro Barros

Desenvolverá ações atreladas às noções de Jornalismo     Popular,  Rádio e TV para internet e Fotografia para a interlocução entre a rádio e o jornal desenvolvidos na Escola Sesc de Ensino Médio e os grupos de comunicação comunitária do entorno.

·         Laboratório de Moda Sustentável:

Atendimentos: 15 vagas alunos da Escola Sesc /10 vagas agentes sociais externos

Dia: sábados das 14h30 às 18h*

Ministrante: Chloe Lerina

Através de cursos, intercâmbios e experiências trocadas em comunidade, o laboratório tem como objetivo o desenvolvimento da moda enquanto movimento social e fonte de renda por meio da customização das peças de roupas doadas para o acervo do Brechó Cabide Moda Sustentável que garantem a venda das mesmas a preços populares para instituições sociais, de ensino e para a comunidade do entorno dentro e fora da Escola SESC com o Brechó Cabide Itinerante.

·         Laboratório de Gastronomia Comunitária: 

Atendimentos: 10 vagas alunos da Escola Sesc /05 vagas agentes sociais externos

Dias: quartas-feiras das 17h30 às 19h30 ou sábados das 14h30 às 18h30*

Ministrantes: José Vicente e convidados locais

Busca desenvolver o conhecimento da gastronomia popular enquanto troca de afetos e saberes através de cursos com cozinheiros do entorno, intercâmbios comunitários, vivências e concursos.

·         Laboratório de Graffiti

Atendimentos: 10 vagas alunos da Escola Sesc/05 vagas agentes sociais externos

Dia: sábado das 14h às 18h*

Ministrante: Airá O’crespo

Realizará atividades de graffiti nas ruas do entorno como uma arte que obrigatoriamente cria interlocução com a urbanidade e as regras de cada local, sendo de maneira conciliadora ou subversiva.

·         Saúde e sociabilidades

Atendimentos: 15 vagas alunos da Escola Sesc /05 vagas agentes sociais externos que estudem artes cênicas

Dia: quarta-feira das 16h às 19h*

Ministrante: Ana Aschar

Realizará o trabalho de capacitação dos alunos da Escola Sesc,  para desenvolver intervenções cômicas com crianças em hospitais e orfanatos com o intuito de estabelecer um contato com elas para dar um novo significado à realidade desses locais, transformando-os em um ambiente lúdico através de improvisações, músicas e brincadeiras em geral.

·         Memória e sociabilidades 

Atendimentos: 10 vagas alunos da Escola Sesc /20 vagas externas para idosos

Dia: sábados das 11h30 às 17h30 (com 01 de intervalo para almoço)*

Ministrante: Rafael Tupinambá

Realizará com os indivíduos da terceira idade a integração e fortalecimento das amizades, com superação de limites físicos, diminuindo as incertezas que cercam este grupo durante a vida cotidiana. Esse trabalho será desenvolvido numa relação entre idosos da comunidade e alunos da Escola Sesc.

Anúncios

2 comentários em “Projeto Social

  1. Olá!

    Alguma perspectiva de ampliação para EAD – Ensino a Distância?! Pois estou em Recife e vejo a ferramenta web como uma forma de “eliminar” o espaço/tempo geográfico!

    Frt Abrç,
    hércules dias | h³dIAS

Os comentários estão encerrados.