IV Colônia de Férias Cultural

Objetivos Gerais e período de realização

A Colônia de Férias Cultural é um projeto da linha de ação política de educação de sentidos do público da Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio, que tem como objetivo principal oferecer um espaço de convivência e diversão ao público infantil, através de atividades lúdicas, fruição e formação em diversas linguagens artístico-culturais.

O desenvolvimento desta linha de ação política é norteado pelo entendimento do LAZER como forma de conhecimento, de saberes enraizados na cultura, tendo sua manifestação expressada como linguagem. A percepção do aproveitamento do tempo livre como uma forma moderna de significação coletiva do mundo possibilita uma apreensão ética e estética em prol da humanização e capazes de promover a emancipação, através de experiências culturais e educativas.

As atividades serão realizadas no período de 14 a 25 de janeiro de 2013 em horário integral: 09h00 às 17h30, e são divididas por faixa etária, a saber: 14 a 18 de janeiro – crianças de 05 a 08 anos, 21 a 25 de janeiro – crianças de 09 a 12 anos.

Inscrições, quantidade de vagas e autorizações

As inscrições acontecerão no período de 16 de novembro à 14 de dezembro de 2012, serão realizadas através do preenchimento de ficha de inscrição, disponível para download no blog da Assessoria de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio, solicitada pelo e-mail assessoriadeculturaesem@gmail.com ou presencialmente no Espaço Cultural Escola Sesc.

As fichas preenchidas deve ser entregues, anexadas da cópia de identidade/ certidão de nascimento do inscrito e uma foto, na Assessoria de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio, no período de inscrição supra estipulado, de segunda-feira a sexta-feira em horário comercial: 09h00 às 18h00.

As inscrições serão realizadas por ordem de entrega das fichas e da documentação solicitada. Serão consideradas apenas as fichas preenchidas de forma completa. Não será aceita a entrega tardia de documentação.

As inscrições e a participação nas atividades da colônia de férias são inteiramente gratuitas.

Ao inscrever a criança nas atividades o responsável fica ciente da liberação de autorização de imagens capturadas durante a realização das atividades, assim como autoriza a participação da criança em atividades externas.

As confirmações de inscrição dos participantes serão realizadas por contato telefônico e por correio eletrônico, até o dia 21 de dezembro de 2012.

Serão disponibilizadas 80 vagas, sendo estas divididas igualmente entre as faixas etárias informadas acima. Das 40 vagas disponíveis para cada faixa etária 50% serão voltadas ao atendimento da comunidade oriundos de bairros do entorno ao Espaço Cultural de e 50 % voltadas ao atendimento de filhos e dependentes de funcionários do Sesc e Senac/ DN e Escola Sesc de Ensino Médio.

Serão aceitas até 02 inscrições de um mesmo responsável, por faixa etária. Sendo responsável entendido como pai ou tutor legalmente constituído, não sendo aceitas inscrições realizadas por tios, avós e parentes de outros vínculos, na ausência da responsabilidade legal.

Em caso de preenchimento de todas as vagas oferecidas, será realizada uma lista de espera, que será utilizada em caso de desistência de participantes, sendo os responsáveis contatados pelos telefones e e-mails informados.

Condições para participação

Para participação na Colônia de Férias Cultural é necessário:

– que o participante tenha entre 05 e 12 anos de idade completos, sendo a participação limitada às atividades voltadas ao grupo etário em que será incluído.

– que o participante tenha disponibilidade para participação em todas as atividades propostas.

– que, preferencialmente, não tenha participado da edição anterior da colônia de férias cultural.

– que o participante esteja ciente da programação.

– que o responsável se comprometa com o transporte do participante até o Espaço Cultural Escola Sesc, deixando-o com o monitores responsável e buscando-o no horário estipulado para o inicio e fim da atividade.

– que o responsável informe quaisquer questões de saúde e necessidades especiais ou específicas ao participante.

Programação

A programação do projeto inclui atividades lúdicas, fruição e formação em diversas linguagens, inseridas em uma rotina diária: as atividades de recepção realizadas pela equipe de monitores, oficinas e atividade temáticas explorando conteúdo de linguagens artísticas e culturais, momento leitura incentivando o hábito da leitura e atividades de fruição nas linguagens: cinema, moda, circo, teatro, cultura popular, gastronomia através da apresentação de espetáculos e vivências. E como prática de atividades físicas somadas a noções de ecologia faremos um passeio ao Parque da Catacumba – Lagoa, onde será realizada uma atividade de arvorismo e um picnic.

O programa está assim apresentado:

Programação de 5 a 8 anos – 14 a 18 de janeiro

 

14/01 Segunda-feira

 

Oficina de Moda e Desfile com Chloe Lerina

Sessão de cinema: O pequeno Narigudo

 

15/01 Terça-feira

 

Brincadeiras de cultura popular com grupo Senzala

Sessão de Cinema: O reino dos gatos

 

16/01 Quarta-feira

 

Brincadeiras de circo

Sessão de Cinema: O grilo feliz

Espetáculo: “Erar é umano” com Cia. Sinequanon

 

17/01 Quinta-feira

 

Ecologia: Arvorismo e picnic com Lagoa Aventuras (atividade externa)

 

18/01 Sexta-feira

Oficina de culinária com Gourmet Mania

Sessão de Cinema: Kirikou – os animais selvagens

Show musical com o grupo Cria

Programação de 9 a 12 – 21 a 26 de janeiro

21/01 Segunda-feira

Oficina de Moda e Desfile com Chloe Lerina

Sessão de Cinema: Deu a louca na Cinderela

22/01 Terça-feira

Gincana de cultura popular com Grupo Senzala

Sessão de Cinema: Um gato em paris

 

23/01 Quarta-feira

Oficina de circo

Sessão de Cinema: As aventuras de Azur e Asmar

Espetáculo: “Erar é umano” com Cia. Sinequanon

24/01 Quinta-feira

Ecologia: Arvorismo e picnic na Lagoa Aventuras (atividade externa)

25/01 Sexta-feira

Oficina de culinária com Gourmet Mania

Sessão de Cinema: A lenda da vida

Espetáculo: As coisas que a gente não vê.

A programação pode sofrer alterações, sem aviso prévio, em caso de necessidade da coordenação do projeto.

Regras e informações úteis

– é obrigatória a participação do inscrito em toda a programação da Colônia de Férias Cultural, inclusive nas atividades de recepção e externas.

– cada participante ficará sob a tutela de um monitor, que acompanhará as atividades da criança ao longo da semana e que será o contato direto com os responsáveis. O monitor será apresentado ao responsável no primeiro dia de atividades.

– cada participante receberá no primeiro dia de atividades uma camiseta e um crachá de identificação que deverão ser usados ao longo da semana de atividades.

– os participantes devem usar roupas confortáveis, frescas e que possibilitem movimentação livre.

– sugere-se que a criança tenha para uso próprio um kit composto por: escova de dente, creme dental, protetor solar, repelente e toalha de mão. (principalmente no dia da atividade externa)

– cada criança deve trazer, em todos os dias, um recipiente para água – garrafa ou caneca plástica.

– cada criança deve trazer no primeiro dia de atividades uma peça de roupa própria – sem estampas ou aplicações – para a atividade de customização de roupas.

– Serão realizadas ao longo de cada dia de atividades 03 refeições: lanche matinal, almoço e lanche vespertino, caso a criança tenha alguma restrição ou dificuldade alimentar é necessário que o pai ou responsável informe à coordenação da colônia de férias, cooperando com as soluções para os casos informados.

– em caso de emergência o responsável será contatado imediatamente pelos telefones informados. Contamos com uma brigada de incêndio treinada para primeiros socorros e com o atendimento de UTI móvel para os casos extremos, sendo o socorrido encaminhado aos cuidados do médico ou hospital, informado na ficha de inscrição.

– casos de indisciplina durante a realização das atividades serão informados, pelos monitores aos responsáveis ao fim do dia corrente. Os casos extremos e reincidentes serão analisados pela coordenação da atividade ficando a continuação da participação da criança condicionada ao parecer e autorização da mesma.

Faça Download da ficha de inscrição 

Esse post foi publicado em Colônia de Férias. Bookmark o link permanente.