IV Aldeya Yacarepaguá

IV Aldeya Yacarepaguá

Feira da Diversidade Cultural

O projeto Aldeya Yacarepaguá – Feira da Diversidade Cultural visa dinamizar diferentes frentes de atuação no campo da cultura, criando espaços para jovens artistas e artesãos; proporcionando reflexão e qualificação de artistas locais através de intercâmbios, oficinas, mesas de debate e experiências que permitam expandir os saberes ligados ao fazer artístico e também aos modos de gestão e produção cultural.

O objetivo amplo da Aldeya é gerar oportunidades que fomentem a produção cultural do entorno e que modifique este cenário a longo prazo, contribuindo para a profissionalização e futura autossustentabilidade das iniciativas artísticas despontadas na região da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

 

Espaço Cultural Escola SESC

Avenida Ayrton Senna, nº 5677 – Jacarepaguá – RJ

Tel.: (21) 3214-7404 (das 9h às 18h)

Informações e programação: www.teatroescolasesc.wordpress.com

Entrada e estacionamento gratuitos

 

 

  • Oficina sobre Teatro lambe-lambe (Cia Mútua / SC)

– Integrante do projeto Palco Giratório –

Data: 09 de setembro de 2012

Horário: 14h às 18h

Local: Espaço Cultural Escola SESC

Ministrantes: Cia Mútua

Número de Vagas: 15 pessoas

Perfil dos Participantes: interessados em teatro lambe-lambe

 

A Cia Mútua foi fundada em 1993 e está atualmente estabelecida na cidade de Itajaí-SC. Desde 2002 pesquisa o teatro de animação, produzindo e apresentando espetáculos, ministrando oficinas e investigando novas possibilidades de desdobramentos dentro desta linguagem cênica.

Na oficina serão abordados os princípios básicos para construção e montagem de espetáculos de teatro lambe-lambe a partir da experiência da Cia Mútua, através de explanações teóricas, depoimentos, demonstrações práticas e exibição de arquivo fotográfico.

 

 

  • Oficina Pintando a Rua

Data: 08 e 09 de setembro de 2012

Horário: 14h às 18h

Local: Espaço Cultural Escola SESC e calçada da ESEM

Número de Vagas: 15 pessoas

Perfil dos Participantes: interessados em pintura

 

Já é tradição, em anos de Copa do Mundo, que as ruas pelo país sejam pintadas com bandeiras do Brasil, caricaturas de jogadores, camisas da seleção e taças do campeonato mundial. Inspirado nessa ação e objetivando estimular o espírito comunitário e a criatividade dos moradores da região, propomos a pintura a calçada em frente à Escola SESC de Ensino Médio em conjunto com uma oficina de desenho.

 

Ministrante: Rafael Macedo, formado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, estagiou no setor de comunicação do Departamento Nacional do Senac. Atua, autonomamente, como designer gráfico e ilustrador. Atualmente, trabalha, em regime temporário, no Espaço Cultural Escola SESC, desenvolvendo material gráfico para divulgação da sua programação.

 

Coordenador de pintura: Colberth Oliveira trabalha no ramo da construção civil desde os 13 anos de idade atuando na reforma de parques, quadras e escolas. Já trabalhou na Marinha do Brasil e fez o curso de Grafitte do UZINA em 2011, realizado pelo Espaço Cultural escola SESC, para aprimorar seus conhecimentos na área artística.

 

 

 

  • Oficina A preparação para Criação (Cia. dos Bondrés / RJ)

– Integrante do projeto Palco Giratório –

Data: 12 de setembro de 2012

Horário: 10h30 às 17h30

Local: Espaço Cultural Escola SESC

Ministrantes:Flavia Lopes e Lucas Oradovschi

Número de Vagas: 15 pessoas

Perfil dos Participantes: atores

 

A preparação para criação visa introduzir,  através de exercícios físicos e improvisações, conceitos sobre a  o engajamento do ator  no processo de criação teatral.

Como o  ator deve ser preparar para o processo de criação?  O desenvolvimento de uma disciplina de trabalho:  a organização do espaço e do tempo. Através de jogos teatrais  será introduzido  o conceito de ritmo da cena e da “musica interior”. Também com exercícios de Coro e Corifeu  serão compartilhadas técnicas utilizadas para o treinamento da Cia dos Bondrés através da cópia e da repetição, visando encontrar o jogo épico do ator onde a palavra se junta à ação.

 

 

 

  • Ônibus Cultural*

Data: 15 de setembro de 2012

Horário: 14h às 18h

Guia turístico-cultural: Reinaldo Santana

Número de Vagas: 10 pessoas

 

O Ônibus Cultural é um passeio turístico-cultural por parte da região de Jacarepaguá, que dará ao turista/morador a oportunidade de enxergar a área através de uma visão histórico-cultural. Com duração de aproximadamente quatro horas o turista/morador vai vivenciar um pouco mais da história de Jacarepaguá através de visitas ao Engenho da família Asseca e a comunidade Quilombola, da contação das lendas Tupinambás e Africanas e de fatos marcantes como a enchente de 1966, fundadora da Cidade de Deus.

Roteiro:

1-      Saída do Espaço Cultural Escola SESC em direção à Cidade de Deus;

2-      Passeio pela Taquara passando pelo Polo Industrial e seguindo para a região da Colônia Juliano Moreira;

3-      Visita ao Centro Histórico com contação de lendas Tupinambás e Africanas;

4-      Passeio pela Curicica em direção ao Camorim com visita a comunidade Quilombola da região;

5-      Retorno ao Espaço Cultural Escola SESC pela região do Riocentro e Lagos.

 

*vaga exclusiva para membros do clube de espectadores

 

 

 

  • Intervenção de Graffiti na passarela do Gardênia Azul com alunos do Laboratório de Graffiti do Uzina e Projeto Social

Data: 15 de setembro de 2012

Horário: 14h às 18h

Local: Passarela do Gardênia Azul/Jacarepaguá

Número de Vagas: 5 pessoas

 

Os jovens participantes do laboratório de Graffiti ministrado por Airá O’Crespo, utilizando as técnicas de desenho e graffiti vão interferir graficamente sobre a passarela que dá acesso à comunidade da Gardênia Azul, realizando uma intervenção que tem como objetivo despertar a consciência sobre a importância da conservação de espaços públicos da nossa cidade.

 

 

 

  • Pedalando Cultura

Data: 16 de setembro de 2012

Horário: 8h às 12h

Guia turístico-cultural: Grupo Entrou por uma porta

Número de Vagas: 5 pessoas

Perfil dos Participantes: interessados em cultura e ciclismo

 

O Pedalando Cultura é um passeio de bicicleta em que as pessoas realizarão um roteiro cultural para conhecer melhor o bairro de Jacarepaguá. Essa atividade conta com a participação de alunos da Escola SESC que realizam o Laboratório de Ações com Bicicletas, integrante do Projeto Serviços Comunitários em que o alunos, dentre outras atividades, conserta as bicicletas dentro do campus escolar. A parceria com o Projeto Social vem por meio da possibilidade de fazer do Pedalando Cultura uma ação de desenvolvimento local com passeios ciclísticos nas comunidades do entorno por meio de intercambio com grupos comunitários de cada bairro.

 

Roteiro:

Saída do Espaço Cultural Escola SESC pela Ciclovia

Parada no Bosque da Freguesia e breve passeio

Estacionamento das Bicicletas na Escola Municipal Nossa Senhora do Loreto

Subida da Ladeira da Igreja da Penna(momento fotográfico)

Pedalada de retorno ao Espaço Cultural Escola SESC

 

 

 

  • Oficina de Dança Contemporânea: hip hop e danças urbanas

Data: 16 de setembro de 2012

Horário: 10h30 às 13h

Local: Espaço Cultural Escola SESC

Número de Vagas: 10 pessoas

Perfil dos Participantes: interessados em dança

 

A oficina trabalhará as noções de hip hop e danças urbanas desenvolvendo estratégias e criando situações de aprendizagem onde o participante se sinta confortável e confiante nesta linguagem. A oficina poderá ser vivenciada por todos: aquecimento, equilíbrio, percepção do espaço, consciência corporal, técnicas de dança urbana, contemporânea e hip hop se misturam a exercícios de resistência, condicionamento, alongamento, exercícios coletivos e em dupla, elaboração de dinâmicas e coreografias, desenvolvendo a capacidade criativa de cada aluno.

 

Ministrante:Julio Rocha Natural tem como principal área de atuação o Hip Hop, Dança Contemporânea e Capoeira. Atua como bailarino e Coreografo da Cia Khoros de Dança, Banda Groove Box entretenimento e Bonde do Tigrão. Atuou na Cia Teatral Inconsciente em Cena sob direção de Antonio Quinet, Cia Urbana de Dança sob direção de Sonia Destri. Atualmente ele é diretor do Grupo S.A.R Seguidores da Arte de Rua e criador do nivelamento de hip hop http://seguidoresdaartederua.blogspot.com.br

 

 

 

  • Vivência Cultural – Museu Aeroespacial*

Data: 18 de setembro de 2012

Horário: das 9h às 12h

Vagas: 10 pessoas

 

O projeto Vivência Cultural tem por objetivo proporcionar ações culturais diferenciadas, produzindo fatos novos que, ao serem experenciados, contribuem para a mudança de consciências e opiniões, fomentando o pensamento reflexivo de seus participantes. No Aldeya Yacarepaguá, alinhado ao conceito de valorização da cultura de Jacarepaguá e da Zona Oeste, realizaremos uma visita guiada ao Museu Aeroespacial.

O Museu Aeroespacial foi inaugurado em 1976 com o objetivo de preservar e divulgar o material aeronáutico e documentos históricos para as futuras gerações. As salas de exposição do prédio abrigam coleções sobre a história da aviação e aeronaves de diversos períodos. Nos hangares e na área externa estão em exposição mais de oitenta aeronaves, de relevante valor histórico e tecnológico.

 

*vaga exclusiva para membros do clube de espectadores

 

 

 

  • Quarta Under

Data: 19 de setembro de 2012

Horário: 20h às 23h

Local: Praça Joaquim Sisino Rocha – Freguesia

Total de Vagas: 10 pessoas

 

As rodas de rima gradativamente ganharam as ruas e praças do Centro, Zona Sul e Zona Norte do Rio de Janeiro, começando na Lapa, em seguida Flamengo e posteriormente no Méier. Aos poucos outros bairros aderiram a esta prática que reúne jovens com o objetivo de integrar MC’s e adeptos das batalhas de free style e rimas improvisadas, debatendo assuntos sobre universo das ruas e os elementos da cultura hip hop.  Com o intuito de gerar essa movimentação cultural entre jovens de Jacarepaguá através do hip hop nasceu a Quarta Under. Além da batalha de MC’s e das rodas de improviso, há grupos de b-boys e grafiteiros, além da troca de livros que ocorre no evento com o objetivo de incentivar o hábito da leitura.  A Quarta Under é realizada todas as quartas-feiras, a partir das 20h. Devido a colaboração de alguns membros da comunidade a Quarta Umder acontece com o objetivo estritamente artístico-cultural, um evento da comunidade para a comunidade, sem fins lucrativos.

No dia 19/09, o evento contará com a participação de Aira O’Crespo, professor do Laboratório de Graffiti realizado pelo Espaço Cultural Escola SESC, e dos seus alunos.

Airá é MC e grafiteiro atuante em diferentes áreas, como Produção Cultural, Publicidade e Moda. É atualmente o grafiteiro com pinturas em maiores dimensões na cidade. Experiente em Arte-educação, Airá desenvolve desde 2011 o Laboratório de Graffiti no Espaço Cultural Escola SESC. Através do aprendizado de técnicas de desenho e graffiti, objetiva direcionar a criatividade e a vontade de se expressar dos jovens para a linguagem artística, despertando o gosto pela arte e conscientizando, também, sobre a importância da conservação de monumentos e espaços públicos da nossa cidade.

 

 

 

  • Oficina de Gastronomia Popular

Data: 22 de setembro de 2012

Horário: 15h às 17h

Local: Teatro dos Amigos

Ministrantes:Maria de Fátima Araújo

Número de Vagas: 5 pessoas

Perfil dos Participantes: interessados em gastronomia

 

Essa oficina tem como objetivo trabalhar com a noção de Gastronomia Popular visando incentivar a criatividade no âmbito da culinária, gerando o interesse pela gastronomia através da valorização da culinária caseira em suas variações. Essa oficina será realizada junto aos alunos do Laboratório de Gastronomia Popular, integrante da programação do Projeto Social.

A ministrante dessa oficina será Maria de Fátima Araújo, moradora de Jacarepaguá, que ministrou aula de culinária no Colégio Jornalista Campos Ribeiro. Ela trabalha também como autônoma na confecção de salgados, caldos, doces e quentinhas.  Além disso, realizou cursos de capacitação na Faculdade Estácio de Sá e participou do I Concurso de Gastronomia realizado pelo Espaço Cultural Escola SESC em 2011.

 

 

 

  • Oficina de confecção de acessórios de moda com materiais recicláveis

Data: 22 de setembro de 2012

Horário: 14h às 17h

Ministrante: Lea Serra

Número de Vagas: 5 pessoas

Perfil dos Participantes: interessados em moda e artesanato

 

Oficina voltada a participantes do Laboratório de Moda Sustentável do projeto Social da Escola SESC de Ensino Médio com a artesã Lea Serra, da Cidade de Deus, que produz artesanato desde sua adolescência e desde 2006 desenvolve trabalhos com grupos em ONGs ensinando a produção de materiais com reutilização de resíduos sólidos. Atualmente coordena, cria e capacita o grupo Criando ArTe que produz artigos de decoração, brindes empresariais, brinquedos, bolsas e acessórios com a técnica de cestaria em garrafa pet.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Aldeya Yacarepaguá e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para IV Aldeya Yacarepaguá

  1. Por favor, qual a data de realização da Aldeya?

  2. Como faço para me inscrever na Oficina de Dança Contemporânea?

Os comentários estão encerrados.