II Concurso de Gastronomia Popular Comunitária

Edital: 2° Concurso de Gastronomia Popular Comunitária

 1- DOS OBJETIVOS

1.1- Incentivar a criatividade no âmbito da culinária, gerando o interesse pela gastronomia.

1.2 – Valorizar a culinária caseira em suas variações.

1.3 – Despertar o interesse pela culinária cotidiana.

1.4 – Publicar um livro com as 10 receitas selecionadas para etapa final.

 

2- DA NATUREZA DOS PARTICIPANTES

2.1- Poderão se inscrever interessados maiores de 16 anos, brasileiros natos ou estrangeiros naturalizados, residentes no Rio de Janeiro.

2.2 – É vedada a participação de integrantes da comissão julgadora e de familiares dos mesmos.

2.3- Não é permitida a participação de profissionais da área. São entendidos como profissionais da área aqueles que desempenham qualquer tipo de atividade remunerada ligada ao fazer alimentício.

 

3. DA NATUREZA DAS RECEITAS

3.1- É permitida a inscrição de receitas brasileiras, de outros países e/ou adaptadas.

3.2- As receitas precisam se encaixar na categoria de prato único, que consiste em receitas que são servidas como o prato principal de uma refeição.

4. DA INSCRIÇÃO

4.1- As inscrições estarão abertas a partir do dia 01 de agosto e se encerrarão no dia 01 de setembro de 2012.

4.2- As inscrições são gratuitas.

4.3 – As inscrições poderão ser feitas na Assessoria de Cultura do Espaço Cultural Escola SESC – Avenida Ayrton Senna, 5677, Jacarepaguá – Rio de Janeiro (de 10h às 12h e de 14h às 18h) ou pela internet, enviando a ficha de inscrição preenchida para o e-mail: assessoriadeculturaesem@gmail.com.  A ficha de inscrição pode ser baixada no blog da Assessoria de Cultura: www.teatroescolasesc.wordpress.com.

4.4 – Somente serão aceitas inscrições feitas nas duas opções mencionadas acima.

4.5 – É obrigatório anexar uma foto (de boa qualidade) do prato pronto à ficha de inscrição, em ambas as formas de inscrição (presencial ou correio eletrônico).

4.6- Cada participante somente poderá inscrever uma única receita.

 

5- DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

5.1 – O II Concurso de Gastronomia Popular Comunitária ocorrerá em duas etapas:

-ETAPA ELIMINATÓRIA: Será realizada por 05 componentes da Assessoria de Cultura do Espaço Cultural Escola SESC. Serão selecionadas 10 receitas que participarão da etapa final do concurso a partir da descrição da receita.

– ETAPA FINAL: de caráter classificatório. Será realizada por 05 especialistas e profissionais da área que julgarão e classificarão as receitas previamente selecionadas. Esta etapa ocorrerá no dia 16 de setembro, no Espaço Cultural Escola SESC.

5.2 – Na etapa final as receitas deverão ser apresentadas em, no mínimo, cinco porções e chegar prontas ou apenas para finalização (como decoração e aquecimento).

5. 3 – Será julgado o sabor, a apresentação e a criatividade do prato.

5. 4 – Os prêmios serão distribuídos para 1°, 2° e 3° colocados.

5.5 – Os critérios para a escolha dos vencedores serão estabelecidos em conjunto pela Assessoria de Cultura do Espaço Cultural Escola SESC e pela Comissão Julgadora. As decisões são soberanas, não cabendo recurso ao resultado.

 

6. DA PREMIAÇÃO

6.1- A divulgação das receitas selecionadas para a etapa final será realizada no dia 10 de setembro de 2012, no blog da Assessoria de Cultura do Espaço Cultural Escola SESC – www.teatroescolasesc.wordpress.com

6.2- As 10 receitas selecionadas serão publicadas em um livro pela Incubadora Cultural em 2013. Cada receita selecionada receberá 10 exemplares.

6.3- Os três primeiros lugares, além de terem suas receitas publicadas, ganharão kits de cozinha e o primeiro lugar ganhará um prêmio surpresa que será divulgado no dia da etapa final.

 

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.2- Para o aquecimento dos pratos será disponibilizado forno de microondas e forno a gás.

7.3- Ingredientes bem como utensílios necessários para a feitura dos pratos serão de responsabilidade do inscrito.

7.4- A inscrição para participação no evento implica a aceitação das normas deste regulamento, incluindo a autorização gratuita para futuras publicações das receitas e direito de imagem.

7.5- Outros esclarecimentos podem ser obtidos através do e-mail assessoriadeculturaesem@gmail.com, ou pelo telefone: (21) 3214-7404.

Para fazer o download da ficha de inscrição, clique aqui.

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