Oficinas Teatro na Contramão

Para se inscrever nas oficinas faça o download da ficha de inscrição nos links abaixo, preencha-a e envie para o e-mail assessoriadeculturaesem@gmail.com

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 01/08. Vagas limitadas.

  • Oficina de Crítica Teatral (Dinah Cesare / RJ)

Data: De 06 a 17/08 (de segunda à sexta)

Horário: 16h até o final do espetáculo

A oficina abordará a crítica teatral por meio de duas perspectivas. Uma diz respeito ao pensamento do contemporâneo entendido como uma temporalidade singular que agrega outros tempos, criando um problema para as concepções de linearidade e para a noção de um presente puro determinado por um “aqui e agora”. A outra importante questão se desdobrará das noções de espectador e de compartilhamento presentes nas discussões do filósofo Jacques Rancière. Neste aspecto a crítica teatral, assim como a obra de arte, é compreendida como expressão política consistente no regime estético denominado pelo filósofo. O que se abre como campo de visão diz respeito à própria materialidade das obras e às perguntas que a crítica se faz por meio do contato com elas: como pensar a questão da genialidade e do gosto? Como construir uma reflexão estética diferenciada da racionalidade? Como superar o ideal acerca do entendimento das obras teatrais?

TODOS OS PARTICIPANTES DA OFICINA DEVEM ASSISTIR AOS ESPETÁCULOS.

 Ministrante: Dinah Cesare

Dinah é Doutoranda em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ, Mestra em Artes Cênicas e Bacharel em Teoria do Teatro pela UNIRIO. Idealizadora e sócia colaboradora da Revista Questão de Crítica. Colaboradora artística do Instituto do Ator dirigido por Celina Sodré. Professora de Treinamento físico para atores. Arte educadora Escolinha de Arte do Brasil RJ. Terapeuta artística atuante no CAPS ad Mané Garrincha – Saúde Mental. Professora especializada na Pedagogia Waldorf – Escola Rudolf Steiner SP

Clique aqui para download da Ficha de Inscrição – Oficina de Crítica Teatral

  • Oficina com a Cia do Latão (SP)

Data: 06/08

Horário: das 10h30 às 17h30

A Companhia do Latão realiza oficina sobre o trabalho com teatro épico/dialético e o processo criativo do grupo. Serão abordados também temas relacionados à pesquisa de sua nova peça, O Patrão Cordial, que trata das formas contemporâneas da relação de trabalho no campo no Brasil. A oficina é direcionada a profissionais e estudantes de teatro e interessados em geral.

Ministrantes: Sérgio de Carvalho

Sérgio de Carvalho é dramaturgo e encenador da Companhia do Latão e também pesquisador e professor de Dramaturgia e Crítica na Universidade de São Paulo. A Companhia do Latão é um grupo teatral de São Paulo interessado na reflexão crítica sobre a sociedade atual. Criada há 15 anos, o trabalho da companhia inclui espetáculos, atividades pedagógicas, a edição da revista de teatro “Vintém” e do jornal de artes “Traulito”, bem como uma série de experimentos artísticos.

Clique aqui para download da Ficha de Inscrição – Oficina com a Cia do Latão

  • Oficina com a Cia Teatro Mosaico (MT)

Data: 13/08

Horário: das 10h30 às 17h30

A oficina abordará na teoria e prática a construção da cena acerca da obra de Nelson Rodrigues, trabalhando desde a concepção à construção cênica de personagens e cenas de obras do autor, dando ênfase na comunicação entre diretor e ator. O objetivo é difundir e estimular a produção cênica com foco nas obras Rodrigueanas, mas cuja metodologia de trabalho poderá ser aplicada em qualquer prática de metodologia teatral.

A Oficina será exclusivamente para o Intercâmbio entre os grupos participantes do projeto Nelson no Banco, são eles: Cia Provisória (UNIRIO); Cia Entrou por uma Porta (Jacarepaguá) e Cia Elettone (ESEM).

Ministrante: Sandro Lucose

Ator, diretor teatral e produtor cultural. Formação: Universidade Federal de Mato Grosso (Mestre em Estudos Culturais UFMT 2010); Universidade do Rio de Janeiro (Bacharel em Artes Cênicas 2000); Escola Nacional de Circo (curso temporário, 18 meses – 1997)

Anúncios