CAIXA DE FERRAMENTAS – 2º SEMESTRE 2012

Caixa de Ferramentas tem como princípio criar um espaço de trabalho e capacitação de estudantes e profissionais que queiram se inteirar a cerca de habilidades específicas dentro dos campos de saber das artes e cultura, nesta edição a MODA é o tema.

A partir das atividades desenvolvidas no Laboratório de Moda Sustentável e no Brechó Cabide – Moda sustentável realizaremos uma semana temática que contará com um workshop de revitalização de roupas, um ciclo de palestras com convidados do mercado da moda e um desfile do Brechó Cabide, aberto a toda comunidade.

As incrições são gratuitas e as vagas limitadas a 20 participantes que acompanharão toda a programação.

 

30/07 a 03/08 – 10h às 13h – Workshop de moda sustentável

O objetivo do curso é orientar e capacitar os alunos em diversas técnicas de customização voltadas para reformulação do guarda-roupa, com base nas tendências atuais.  As propostas de transformação serão experimentadas em peças chave dos vestuários dos próprios alunos reforçando a idéia de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, estimulando a criatividade.

Ministrantes: Camila Reis e Maria Ignez

Camila Reis: Graduada em Moda pela Universidade Candido Mendes, Bacharel em Artes – Figurino pela Faculdade SENAI CETIQT, trabalho como assistente de estilo participando de edições do Fashion Rio, assistente de figurino e figurinista em peças teatrais e produções áudio visuais. Atualmente concentra seus estudos na área de historia da arte.

Maria Ignez: Graduada em Moda pela Universidade Veiga de Almeida, Figurino pelo SENAI CETIQT e formada em maquiagem profissional pelo SENAC.  Sua experiência profissional envolve teatro, musicais, circo, filmes, videoclipes, catálogos de moda, desfiles e casamentos.  Recentemente fez cursos de maquiagem na London Academy of Media, Film & TV e trabalhou no Cirque du Soleil, como assistente de figurino.

30/07 – 14h15 às 17h – Palestra: O trabalho com materiais alternativos como fonte de renda – experiência da Ong Onda Carioca

Ministrante: Alfredo Borret

 

31/07 – 14h15 às 17h – Oficina de Parangolé

Hélio Oiticica foi um dos mais criativos artistas plásticos brasileiros. A síntese de sua obra são seus belos “Parangolés”: capas, estandartes ou bandeiras coloridas de algodão ou náilon com poemas em tinta sobre o tecido a serem vestidas ou carregadas pelo indivíduo, que passa a perceber seu corpo transformado em dança. Quase uma poesia, pois a obra de arte só se revela quando alguém a manuseia, a movimenta. É considerado por muitos um dos artistas mais revolucionários de seu tempo e sua obra experimental e inovadora é reconhecida internacionalmente.

Ministrante: Rafael Tupinambá

Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília começou seus estudos nas artes cênicas aos sete anos na cidade de São Paulo. Tem em sua formação cursos com importantes profissionais do meio artístico, como: Regina Miranda, Marcos Frota, Paulo Moraes, Patrícia Selonk, Samir Yasbeck, Sérgio Penna, Pedro Vasconcelos e Jô Bilac. Pesquisador autodidata em dramaturgia e televisão desde a infância, hoje é editor do site “Tele Dossiê”. É membro do Instituto Gaia, OSCIP que desenvolve projetos sócio-culturais.

 

 

01/08 – 14h15 às 17h – Palestra: Que Isso Querida! – Desenvolvimento de uma empresa de moda

A marca Que Isso Querida! surgiu da vontade das estilistas Chloe Lerina e Mariana Cintra de misturar peças vintage com atuais. Por isso, a marca tem duas linhas: “a Coleção” e a “Made in Brechó”. A inspiração vem de elementos capturados na arte, música, arquitetura, filmes, viagens e de outras pequenas delícias do cotidiano. Apesar do perfume vintage, as Queridas são super antenadas! Adoram tecnologia, gadgets, novas mídias, etc. Daí, a preocupação em transmitir o passo a passo de todo o processo criativo.

 

 

Ministrante: Chloe Lerina

Chloe Lerina se formou em Design de Moda no Senai Cetiqt e logo começou a estagiar em uma grande marca carioca de roupas masculinas, a Sandpiper. Lá, se tornou assistente de estilo. Trabalhou em desfiles da marca no Fashion Rio, com os melhores fornecedores do mercado e aprendeu bastante. Ficou na Sandpiper durante três anos. De lá foi para outra grande marca feminina, a Shop 126. Trabalhou como estilista de acessórios e tricot. Foi quando conheceu a sua futura sócia, e começaram a sonhar juntas com a futura marca Que Isso Querida! Elas saíram do trabalho e apostaram no sonho e ele vem se tornando realidade. Hoje, a marca participa das melhores feiras de varejo do Brasil, vai participar do próximo Fashion Business e tem o apoio do SEBRAE. 

 

02/08 – 14h15 às 17h – Poética Têxtil      

A palestra abordará técnicas de beneficiamentos têxteis, artesanais e manuais, de forma que consigam texturas e acabamentos diferenciados, possibilitando a aplicação em roupas, figurinos e ou fantasias. Serão técnicas de tingimentos, bordados, capitonês, aplicações de colas e resinas.

Ministrante: Samuel Abrantes              

Doutor em Semiologia pela UFRJ; Professor de Indumentária, na Escola de Belas Artes da UFRJ; Figurinista Teatral, vencedor dos prêmios Shell, Mambembe, SATED e Moliére de melhor figurinista.

02/08 – 18h

Desfile Brechó Cabide e Brechic – ASVI / Cidade de Deus

03/08 – 14h15 às 17h – Produção de moda: mercado e sustentabilidade

Um bate-papo sobre moda, com foco na sustentabilidade. Serão abordados temas relevantes como definição do que é ser, fazer e produzir moda sustentável, através de um panorama atual. Onde achar essa moda sustentável? Onde ela está sendo feita? É viável fazer produção de moda utilizando somente peças que estejam inseridas nesse contexto?  Além da apuração dessas questões, o projeto Rio Eco Moda, em que Olga Bon atua como idealizadora e produtora executiva, também será abordado.

Ministrante: Olga Bon

Com formação acadêmica em produção cultural na Universidade Federal Fluminense, e em Design de Moda e Coordenação de Estilo na Instituição SENAC, Olga Bon realizou sua dissertação de conclusão do curso tendo a moda como ponto de partida para diversos questionamentos de consumo e mídia.  Também é idealizadora e produtora executiva do projeto Rio Eco Moda, que tem como objetivos divulgar, fomentar e debater a moda sustentável e ecologicamente correta no Rio de Janeiro e no Brasil.

Para realizar a inscrição, basta solicitar a ficha pelo e-mail assessoriadeculturaesem@gmail.com , após recebê-la e preenchê-la, nos enviar. A ficha de inscrição é única,  válida para toda programação.

Para mais informações: 3214 – 7404  falar com Juliana Grisolia.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

4 respostas para CAIXA DE FERRAMENTAS – 2º SEMESTRE 2012

  1. Rosalina da Silva Brito disse:

    quero fazer esta oficina de 31/07 – 14h15 às 17h – Oficina de Parangolé, o que faço????

  2. Paula disse:

    As palestras da semana de Moda acontecerão na escola em Jacarepaguá? É de fácil acesso? porque eu iria de ônibus.

Os comentários estão encerrados.