Edital Concurso Cultural Jovens Dramaturgos – 2012

CONCURSO JOVENS DRAMATURGOS

Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio torna público, para conhecimento dos interessados, o presente Edital que estabelece as normas para a participação no CONCURSO JOVENS DRAMATURGOS.

I OBJETIVOS

1.1 Incentivar a escrita dramatúrgica entre jovens de 15 a 20 anos e desta forma contribuir para sua formação e estimular sua criatividade.

1.2 Proporcionar ao jovem dramaturgo a oportunidade de desenvolver sua vocação literária e com isto oferecer ferramentas que sirvam de auxilio em sua orientação profissional.

1.3 Realizar um ciclo de leituras encenadas a partir dos 05 (cinco) textos selecionados, programado para 05 de outubro de 2012.

1.4 Publicar os 05 (cinco) textos selecionados, com lançamento no dia 05 de outubro de 2012.

II CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1 Poderão se inscrever jovens de 15 a 20 anos, brasileiros natos ou estrangeiros naturalizados.

2.2 É vedada a participação dos membros da Comissão Julgadora e familiares destes.

2.3 Somente serão aceitos textos inéditos e originais, em língua portuguesa. (Entende-se por textos inéditos textos não publicados em meios de comunicação de massa ou graficamente).

2.4 Adaptações de qualquer tipo serão desclassificadas.

2.5 Cada autor só poderá apresentar um texto.

III INSCRIÇÕES

3.1 Os textos deverão ser apresentados na seguinte formatação: fonte tipo Arial, corpo 12 (doze), espaço duplo, folhas numeradas, no tamanho de papel A-4, com no mínimo 07 e no máximo 15 laudas, identificados apenas pelo título da obra, sem o nome do autor.

3.2 Deverá ser enviado em envelope fechado, contendo:

– 1 (um) CD com o texto salvo em pdf e o título da obra no corpo do disco.
– Uma cópia do texto encadernada (somente com o título da obra, sem o nome do autor).
– Ficha de inscrição e cópia do documento de identidade.
– Autorização de publicação e imagem assinada.

3.3 A ficha de inscrição e a autorização de publicação/imagem podem ser solicitadas pelo email jovensdramaturgos@gmail.com ou em download no blog da Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio: http://www.teatroescolasesc.wordpress.com

3.4 O envelope, com o título da obra e o nome completo do autor, deverá ser enviado para:

Escola SESC de Ensino Médio
A/C Assessoria de Cultura/ Teatro Escola SESC
Endereço: Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá
CEP: 22775-004

3.5 As inscrições estarão abertas entre os dias 15 de maio e 15 de Junho de 2012. Não serão aceitos envelopes que tiverem o carimbo do correio após esta data. Postagens realizadas a partir do dia 10 de junho somente serão aceitas via sedex.

IV PRÊMIOS

4.1 A divulgação das obras selecionadas será realizada até dia 8 agosto de 2012 no blog da Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio (www.teatroescolasesc.wordpress.com)

4.2 A atribuição do prêmio implica a publicação das 05 (cinco) obras selecionadas e a participação no ciclo de leituras encenadas, não havendo ordem classificatória entre as mesmas.

4.3 A edição contendo as 5 (cinco) obras selecionadas será lançada numa tiragem de 3.000 (3 mil ) exemplares.

4.4 Cada autor premiado receberá 100 (cem) exemplares.

4.5 As leituras encenadas serão desenvolvidas em Laboratório do projeto UZINA a ser realizado no segundo semestre de 2012.

4.6 O ciclo de leituras encenadas ocorrerá no dia 05 de outubro, data de lançamento do livro.

4.7 Os autores selecionados terão o seu transporte para o lançamento do livro custeado pela produção do concurso e se hospedarão nas dependências da Escola SESC de Ensino Médio.

4.8 Fica a cargo da organização do concurso a atribuição de outras premiações, sendo os premiados informados com antecedência.

V COMISSÃO JULGADORA

5.1 A seleção dos textos que serão publicados e integrarão o ciclo de leituras dramatizadas será realizada em duas etapas:
– PRIMEIRA ETAPA: Eliminatória – realizada por 09 (nove) componentes, dentre integrantes da Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio e especialistas em teatro, dramaturgia e literatura.
– SEGUNDA ETAPA: Classificatória – realizada por uma comissão de 05 (cinco) especialistas em dramaturgia e literatura.

5.2 Os critérios para a escolha dos vencedores serão estabelecidos em conjunto pela Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio e pela Comissão Julgadora, não cabendo recurso às suas decisões.

VI – DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 No ato de inscrição os direitos autorais de todas as obras serão cedidos a Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio, que poderá promover leituras e montagens (sem fins lucrativos) dos textos por até 2 (dois) anos, e desenvolver produtos culturais para distribuição gratuita à comunidade e a instituições por tempo indeterminado.

6.2 Os CDs contendo as obras não selecionadas serão direcionados ao Banco de Textos da Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio para catalogação no acervo, ficando disponíveis à comunidade para leitura e pesquisa.

6.3 No ato da inscrição, os autores selecionados se comprometem com as atividades de premiação, e o não comparecimento implica o ressarcimento à Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio de todos os eventuais custos despendidos para tal.

6.4 A inscrição para participação no evento implica a aceitação das normas deste regulamento.

6.5 Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail jovensdramaturgos@gmail.com, contendo no assunto o título CONCURSO JOVENS DRAMATURGOS.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.