Oficinas Palco Giratório 2012

O projeto Palco Giratório – Rede SESC de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas tem como principal característica a descentralização dos grandes centros urbanos dessa linguagem artística e as possíveis ações formativas geradas pelos grupos participantes.  O projeto promove uma infinidade de experiências estéticas em centenas de cidades de todos os estados brasileiros fomentando as artes cênicas e cria, por meio do Festival, um panorama de toda a sua programação, composta por 16 grupos de várias regiões do Brasil cujos trabalhos foram selecionados para circulação durante o ano corrente, no Circuito Palco Giratório.

IV FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO JACAREPAGUÁ/BRASIL acontece no período de 03 a 27 de maio de 2012, com apresentações gratuitas de 24 espetáculos, com companhias teatrais de diversas cidades brasileiras no Espaço Cultural Escola SESC. Todas as oficinas são gratuitas. Basta preencher a ficha de inscrição e enviar para assessoriadeculturaesem@gmail.com   Inscreva-se já!

 08/05 (terça-feira) das 10h30 às 17h30 (1h de intervalo para almoço)

Oficina “A ação teatral – do treinamento à cena,  com o Grupo Teatro Torto (RS)

A Oficina objetiva colaborar no desenvolvimento profissional de jovens artistas, oportunizando aos participantes o contato com as técnicas básicas de construção da ação física, necessárias para um ator.

Carga horária: 6 horas

Publico Alvo: atores

Ministrantes: Tatiana Cardoso e Marcelo Bulgarelli

Tatiana Cardoso – Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Professora do curso Graduação em Teatro: Licenciatura da UERGS. Diretora do Teatro Torto.

Marcelo Bulgarelli – Ator e pesquisador, graduado em Teatro pela UERGS. Aluno integrante do Centro Internacional de Estudos de Biomecânica Teatral em Perugia, Itália, coordenado por Gennadi Nikolaevic Bogdanov (Rússia).

Ficha de Inscrição:

http://www.4shared.com/file/EC-zy3jI/Ficha_de_inscrio_-__A_ao_teatr.html

10/05 (quinta-feira) das 10h30 às 17h30 (1h de intervalo para almoço)

Oficina “Do Épico ao Dramático: A transposição de Gêneros como Instrumento de confecção de Dramaturgia” com a Pequena Companhia de Teatro (MA)

Introdução ao estudo dos princípios, métodos e técnicas de adaptação literária. Análise dos gêneros literários. Apresentação do processo de adaptação de Pai & Filho. Desenvolvimento de habilidades para a produção de dramaturgia.

A Oficina objetiva a partir de textos de teatro, trabalhar os primeiros passos para o entendimento e a construção da personagem e seu lugar dentro do espetáculo.

 Carga horária: 6 horas

Publico Alvo: atores iniciantes

Ministrantes: Marcelo Flecha

Em atividade desde 2005, a Pequena Companhia de Teatro concentra duas décadas de trajetória dos seus componentes no desenvolvimento de uma linguagem que potencialize seus conteúdos e na democratização do acesso a esses resultados através de debates, oficinas e circulação dos seus espetáculos.

Ficha de Inscrição:

http://www.4shared.com/file/rPBCPBAM/Ficha_de_inscrio_-Do_pico_ao_D.html

14/05 – OFICINA – Danças Populares Brasileiras (Cia. Mário Nascimento / MG) 10h30 às 17h30

Ministrantes: Mário Nascimento e Rafael Garcia

Publico Alvo: dançarinos e atores

Carga horária: 6h

Nº máximo de participantes: 15

O Brasil é um país que se caracteriza pela não-homogeneidade de seu povo. Sua cultura é constituída pela miscigenação das influências de diversas etnias, principalmente a africana, portuguesa e indígena. Desse processo resulta-se, portanto, diferentes ritmos e danças, que vão do Sul ao Boi-bumbá no Norte.

A oficina de Danças Populares Brasileiras tem como objetivo oferecer a dançarinos e atores, em processo de formação fundamental, o despertar de uma consciência artística sobre a riqueza cultural de seu povo, embasado nas danças, músicas e festas populares, proporcionando uma visita lúdica às cinco regiões do país e suas manifestações folclóricas.

Ficha de Inscrição:

http://www.4shared.com/file/RLgq6vNk/Ficha_de_inscrio_-_Danas_Popul.html

15/05 – Oficina – Um olhar sobre a Cultura Popular / GRUPO GRIAL DE DANÇA(PE) das 10h30 às 17h30

Ministrantes: Maria Paula Costa Rêgo e Grupo Grial

Publico Alvo: atores e dançarinos

Carga horária: 6h

Nº máximo de participantes: 15

A Cultura Popular é uma linguagem artística autônoma e pode servir de alicerce para a criação de técnicas variadas de dança capazes de se adequar à criação artística.

A prática e a teoria, nesta oficina, caminham paralelas. Noções sobre a linguagem da Dança e a construção do Movimento são temas trabalhados em conjunto com a prática de algumas danças Tradicionais e suas reconstruções.

A proposta desta Oficina é aproximar a Cultura Popular à criação coreográfica. Tornar o olhar, daquele que observa este universo, capaz de perceber os canais de possibilidades coreográficas contidas nas manifestações populares.

Ficha de Inscrição:

http://www.4shared.com/office/diuOQDTg/Ficha_de_inscrio_-_Um_olhar_so.html

16/05 – OFICINA TABERNA – uma “apresentificação” / Hiperativa Comunicação e Cultura (BA ) das 9h às 12h

Ministrantes: Caio Rodrigo e Talis Castro

Publico Alvo: Atores, bailarinos e escritores

Carga horária: 4h

Nº máximo de participantes: 12

A oficina será a montagem do Sarau Taberna – uma “apresentificação” a ser apresentado no mesmo dia às 15h no Canto Poético do Espaço Cultural Escola SESC. Os participantes da oficina irão se apresentar no Sarau.

Ficha de Inscrição:

http://www.4shared.com/file/-hiY91Fl/Ficha_de_inscrio_-_TABERNA__um.html

17/05 – Oficina – Criação Coreográfica (Laso Cia de Dança/ RJ) – das 10h30 às 17h30

Ministrante: Carlos Laerte

Público Alvo: artistas, bailarinos, atores, músicos

Carga Horária: 6h

Nº máximo de participantes: 15

Fazer com que o aluno desenvolva um novo olhar sobre o seu movimento e crie através de outras perspectivas células de movimento próprias. Durante este processo trará à tona todos os segmentos que vêem junto com o movimento em si: a dramaturgia do corpo, subjetividade, o entendimento da narrativa coreográfica, o tempo e o seu lugar no espaço, sozinho ou não, sua estrutura técnica e o porquê do processo de criação coreográfica. Desconstruindo as técnicas já presentes e partindo de uma estrutura sólida de uma dança tradicional com códigos já estabelecidos, serão elaborados exercícios atraindo novos caminhos coreográficos, fazendo um contraponto destes universos e ao mesmo tempo a unificação deles, mostrando a importância desta solidez, mas ao mesmo tempo o desapego do mesmo.

Ficha de Inscrição:

http://www.4shared.com/file/nebtceOS/Ficha_de_inscrio_-_Criao_Coreo.html

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Oficinas Palco Giratório 2012

  1. vanessa baeta de assis disse:

    Fiz minhas inscrições e imprimi as fichas, é só isso?

Os comentários estão encerrados.