UZINA – LABORATÓRIOS DE ARTES E CULTURA CURSOS E FICHAS DE INSCRIÇÃO

Imagem

AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS PRESENCIALMENTE NA SECRETÁRIA DA UZINA – TÉRREO DO TEATRO ESCOLA SESC, NO PERIODO 01/03 a 22/03 – DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA NO HORÁRIO: 10H00 ÀS 12H00 E 14H00 ÀS 18H00. 

OS INTERESSADOS PODEM BAIXAR, PREENCHER E IMPRIMIR AS FICHAS DE INSCRIÇÃO E APENAS ENTREGÁ-LAS NO LOCAL ACIMA DETERMINADO, ASSINADAS E JUNTAMENTE COM CÓPIA DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE.

NÃO SERÃO CONSIDERADAS FICHAS ENVIADAS POR EMAIL.

 

LABORATÓRIOS

ARTES CÊNICAS: TEATRO

 1.1)         TEATRO MUSICAL

O curso pretende colocar o aluno em situações nas quais o canto, a interpretação e a movimentação se unem para, ludicamente, contar uma história no teatro musical. Para chegar neste objetivo os alunos terão exercícios de interpretação baseados no trabalho da atriz, professora e diretora Viola Spolin além de técnicas de respiração e voz, e de expressão corporal baseado no trabalho de Laban.

 Ministrante: Reiner Tenente e Ana Bello

Reiner Tenente é ator cantor e sapateador formado em Artes Cênicas pela UNIRIO (bacharelado e licenciatura) e pós-graduando em “Preparação corporal nas artes cênicas” na Angel Vianna.

Anna Bello é atriz, cantora e flautista também, formada em artes cênicas pela UNIRIO (licenciatura) e ambos ministram o curso de teatro musical na UNIVERCIDADE.

 Dias e horários: segundas e quartas, das 15h às 17h30

Local: palco ou sala de dança

Carga horária: 57 horas

Vagas: 25

Público alvo: iniciante e iniciado 

Seleção: currículo / carta de intenção

Faixa etária: a partir de 16 anos.

http://www.4shared.com/office/4SaquP2d/TEATRO_MUSICAL_II_-2012.html

1.2)         CARACTERIZAÇÃO

 Curso prático que pretende analisar os conceitos de caracterização; a caracterização da personagem, a maquiagem teatral e as técnicas ligadas a essa arte.

 Ministrante: Rodrigo Reinoso

 É ator, visagista e um dos integrantes do grupo Teatro de Maquinaria. Estudou na escola de teatro de Martins Pena e é Graduando do Curso de Artes Cênicas – Bacharel em Interpretação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Monitora as disciplinas de caracterização da UNIRIO e trabalha como assistente de Mona Magalhães na área de caracterização.

 Dias e horários: quartas, das 10h às 13h

Local: camarim (3º andar)

Carga horária: 33 horas

Vagas: 16

Público alvo: iniciante e iniciado

Seleção: carta de intenção

Faixa etária: a partir de 15 anos

 http://www.4shared.com/office/YOKeFPJg/cacterizao_II_2.html

1.3)         MOVIMENTO E CRIAÇÃO PARA CRIANÇAS

O curso propõe explorar as diversas possibilidades de movimentação corporal, incentivar a expressividade e a consciência corporal, a socialização e a musicalidade. Serão utilizados diversos recursos técnicos, desde psicomotricidade, a acrobacia, respiração, as danças, até atividades de improvisação e composição, apoiados na ludicidade e no trabalho coletivo.

Ministrante: Carla Strachmann

É pedagoga, psicomotricista e instrutora de movimento harmônico formada pelo Instituto Rio Abierto/Buenos Aires/RJ. Desde 1990, vem ministrando oficinas de movimento e criação para crianças e adultos.

Dias e horários: segundas, Turma 1 – 09h30 às 10h20 / Turma 2 – 10h30 às 11h30

Local: Sala de Dança (3º andar)

Carga horária: 12 horas

Vagas: Turma 1 – 10 vagas / Turma 2 – 20 vagas

Público alvo: infantil

Faixa etária: Turma1 – 05 a 08 anos / Turma 2 – 02 a 04 anos

http://www.4shared.com/office/-pjQuc9t/movimento_e_criana_para_criana.html

ARTES VISUAIS

1.4)         GRAFITTI III

Através do aprendizado de técnicas de desenho e grafitti, objetiva direcionar a criatividade e a vontade de se expressar dos jovens para a linguagem artística, despertando o gosto pela arte e conscientizando, também, sobre a importância da conservação de monumentos e espaços públicos da nossa cidade.

Ministrante: Airá O’Crespo

É MC e grafiteiro atuante em diferentes áreas, como Produção Cultural, Publicidade e Moda. Experiente no campo Audiovisual em clipes e filmes, além de reportagens e performances para canais nacionais e internacionais, especializando-se em Muralismo é atualmente o grafiteiro com pinturas em maiores dimensões na cidade. Experiente com Arte-Educação deu aula em instituições como o AfroReggael e participou da concepção de projetos para organizações como SESC, Red Bull, Instituto Invepar e Secretaria de Educação do Estado.

Dias e horários: sábados, das 14h às 18h

Local: 3º andar e área externa

Carga horária: 44 horas

Vagas: 15

Público alvo: iniciado 

Seleção: carta de intenção e currículo

Faixa etária: a partir de 15 anos

http://www.4shared.com/office/H4YODSm2/GRAFITTI_2012.html

MÚSICA

1.5)         CANTO

Estudo e desenvolvimento dos recursos da voz cantada, especialmente voltado para a realização de repertório de música popular. Desenvoltura corporal, técnica vocal, conhecimentos de teoria e percepção musical. Preparação de repertório. Encontros subdivididos em três momentos: estruturação musical, técnica vocal e prática musical.

Ministrante: Sérgio Sansão

Professor de Música da Escola SESC de Ensino Médio tem atuado também como cantor, regente, arranjador, diretor e produtor musical de diversos grupos, montagens, eventos, festivais e projetos artísticos.

Dias e horários: terças, das 14h às 15h30

Local: Sala de música

Carga horária: 17 horas

Vagas: 18

Público alvo: iniciante e iniciado

Seleção: carta de intenção e currículo

Faixa etária: a partir de 15 anos


http://www.4shared.com/office/q6oKqJ7I/canto_2012.html

1.6)         GAITA DIATÔNICA III

Mostrar de forma clara e simples como funciona a gaita diatônica, suas notas, técnicas usadas no instrumento, técnicas de respiração e exercícios.

Ministrante: Jefferson Gonçalves

Começou a carreira no início da década de 1990, seguindo por um caminho comum a muitos gaitistas – o blues. Fundou a banda Baseado em Blues e o trio acústico Blues Etc., gravou com artistas de diferentes gêneros e se consolidou como um dos mais completos nomes da gaita no país – inclusive representando o Brasil em encontros internacionais, como o da Sociedade para a Preservação e Avanço da Harmônica (SPAH), em 1998, em Detroit (EUA).

Dias e horários: quartas, das 14h às 17h

Local: 3º andar

Carga horária: 36 horas

Vagas: 6

Público alvo: iniciante e iniciado

Seleção: carta de intenção e currículo

Faixa etária: a partir de 15 anos

http://www.4shared.com/office/u_bo1dgS/gaita_diatnica_2012.html

1.7)         BATERIA III

Desenvolvimento dos conceitos e habilidades necessários ao processo de inclusão musical do aluno através do estudo da BATERIA, tornando-o apto a seguir com suas atividades musicais dentro e fora da escola e a usufruir de uma apreciação musical mais apurada.

Ministrante: Henrique Ludgero

Professor de Música da Escola SESC de Ensino Médio desde 2008, conta com mais de 20 anos de carreira como professor e músico profissional, com ampla experiência em gêneros musicais como o Rock, MPB e o Jazz. Estudou com os bateristas Guilherme Gonçalves, João Cortez e Élcio Cáfaro. Possui bacharelado em Música pela Universidade Estácio de Sá e licenciatura pela Universidade Cândido Mendes.

Dias e horários:

Segunda-feira: Turma1 – 14h45 às 15h35

Terça-feira: Turma 2 – 11h45 às 12h45 e Turma 3 – 13h45 às 14h45

Quinta-feira: Turma 4 – 13h45 às 14h45

Local: sala de música

Carga horária: 12 horas

Vagas: 03 por turma

Público alvo: segunda-feira: iniciante e terça-feira: iniciado

Seleção: carta de intenção e currículo

Faixa etária: a partir de 15 anos


http://www.4shared.com/office/23ihwrue/bateria_2012.html

1.8)         PRATICA INTRUMENTAL E TEORIA MUSICAL: VIOLÃO E GUITARRA

Através do estudo dos aspectos relativos à prática instrumental em diversos gêneros musicais, os laboratórios promoverão a compreensão da música como linguagem e expressão, desenvolvendo assim a criatividade e criticidade na produção e apreciação musical.

Ministrante: Juan Pablo

Violonista e Guitarrista, com Bacharelado em Guitarra (estudou com Nelson Faria) e Licenciatura em Música, ambos cursados na Universidade Estácio de Sá (RJ). Integrou diversas formações de Música Brasileira e Jazz. Possui mais de 20 anos de experiência no ensino musical. Professor de Música da Escola SESC de Ensino Médio desde 2008.

Dias e horários:

Violão e guitarra – Segunda-feira: Turma 1 – 11h45 às 12h35 / Terça-feira:  Turma 2 – 13h45 às 14h35

Guitarra – Segunda-feira: Turma 3 – 13h45 às 14h35 / Terça-feira:  Turma 4 – 11h45 às 12h35

Local: Sala de Música / Escola SESC de Ensino Médio

Carga horária: 12

Vagas: Violão e guitarra: 08 vagas por turma / Guitarra: 04 vagas por turma

Público Alvo: Violão e guitarra: iniciante e Guitarra: iniciado

Seleção: carta de intenção e currículo

Faixa etária: a partir de 14 anos

http://www.4shared.com/office/5dx1Q0F5/violo_e_guitarra.html

1.9)         SAMBA

Ensino e aperfeiçoamento dos instrumentos de cordas e percussão voltados para o samba.

Ministrantes: Anderson Silva e Renato Toste

Anderson Silva é músico e professor, 36 anos, casado. Atua no cenário musical carioca desde 1991. Trabalha como professor desde 1989, se especializando em instrumentos de corda (violão, guitarra, cavaquinho, baixo, bandolim e viola caipira).

Renato Toste é músico de várias influências, atuante do cenário musical carioca desde 2000, já se apresentou com diversas bandas e cantores. Como professor atualmente ministra aulas de bateria e percussão na Elam – Escola Livre de Aprendizado Musical, em Jacarepaguá, no CMR – Centro Musical do Recreio, além de aulas particulares, já tendo trabalhado na Escola de Música Nota Jazz,em Duque de Caxias, e na Escola de Percussão do Império Serrano, em Madureira.

Dias e horários: Domingos das 11h00 às 12h30

Local: 3º andar

Carga horária: 17 horas

Vagas: 15 vagas

Publico Alvo: iniciado

Seleção: carta de intenção e currículo

Faixa etária: a partir de 15 anos

http://www.4shared.com/office/V9vmmK1X/samba_2012.html

CIRCO

1.10)       ACROBACIA AÉREA

A partir de exercícios propostos nos aparelhos afins, trabalharemos a técnica de acrobacia aérea e a criatividade, contribuindo na formação de pessoas mais livres, conscientes de si próprio, reverberando nas relações com o entorno.

Ministrante: Maria Angélica Gomes e Regina Oliveira

Maria Angélica Gomes é atriz, palhaça, trapezista, brincante,  bailarina afro. Integra o grupo Teatro de Anônimo desde sua fundação. É formada pela Escola de Teatro Martins Pena e pela Escola Nacional de Circo, tendo se  especializado  em números aéreos.

Regina Oliveira é atriz, acrobata aérea e palhaça. Integra o Teatro de Anônimo desde sua fundação desde 1986. Formada pela Escola Nacional de Circo, no ano de 1994 tendo se especializado números aéreos.

Dias e horários: terças e quintas, das 17h30min às 19h30min

Local: palco ou pilotis

Carga horária: 44 horas

Vagas: 13

Público alvo: iniciante e iniciado

Seleção: carta de intenção e teste prático no ínicio das aulas

Faixa etária: a partir de 15 anos

http://www.4shared.com/office/KJlNzrmf/acrobacia_area_2012.html

1.11)       MERGULHO NO CIRCO

É promover vivencias no universo do circo. Criar um espaço onde, além do desenvolvimento físico obtido pelos aparelhos circenses, a investigação possa contribuir para desdobramentos lúdicos, criativos e afetivos, e estabelecer uma ponte direta com o humor, nos jogos cênicos e improvisações, que busque influenciar a expressão e a comunicação dos participantes.

Ministrante: Fábio Freitas e Alê Bernnardos

Fábio Freitas é palhaço e trapezista. Integra o elenco do Teatro de Anônimo desde 2007. Teve sua formação iniciada no curso profissionalizante de ator da CAC- Casa das Artes Cênicas em 1992, e no curso técnico da Escola Nacional de Circo – RJ. Dentre os importantes nomes que também influenciaram a sua formação destaca as supervisões técnicas e oficinas de: Avner Eisenberg, Sue Morrison, Leris Colombaione e Lume teatro.

Alexandra Bernnardos é nascida numa tradicional família de circo e completou sua formação com o curso de Artes Circenses da ENC (Escola Nacional de Circo), se especializando nos aparelhos aéreos.  Como trapezista atuou nos Circos Hatari, Garcia, Molina e Circo do México. Continuou sua investigação artística nas Técnicas Aéreas com Nana Alves, com o grupo Teatro de Anônimo, e com Raquel Karro e na acrobacia de solo com a Intrépida Trupe. Atuou como acrobata em diversas minisséries e novelas e ainda integrou elencos de comissões de frente em desfiles de escola de samba do grupo especial do Rio de Janeiro.

 Dias e horários: domingos, das 14h às 18h

Local: palco, pilotis e terceiro andar

Carga horária: 44 horas

Vagas: 30

Público alvo: iniciante e iniciado

Seleção: carta de intenção

Faixa etária: a partir de 13 anos

http://www.4shared.com/office/3gFji20q/mergulho_no_circo_2012.html

COMUNICAÇÃO

 1.12)       LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO POPULAR: JORNALISMO POPULAR

 É uma oficina que propõe desenvolver um programa de jornalismo popular impresso e digital e contribuir para a construção de uma pedagogia social. Abordando várias questões relacionadas ao jornalismo em geral, seu papel na sociedade, a responsabilidade do jornalista e da mídia, os formatos e gêneros, os critérios de informação e da notícia. Ela também mostra a relação da publicidade da mídia e política de privacidade. Através dos materiais produzidos pelos alunos sobre questões da identidade, território e cultura. Visa construir um canal popular de comunicação ligando escola e comunidade.

Ministrante: Alexandre Pessanha Telles

É jornalista formado na Universidade Gama Filho (1989), Rio de Janeiro, com especialização em Marketing na Fundação Getúlio Vargas, 2003. É coordenador especial de Educação Continuada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2008, atua como assessor de imprensa no Grupo Entrou Por Uma Porta. Faz parte da Escola LatinoAmericana de Comunicação Popular.

Dias e horários: sábados das 14h30 às 16h30

Local: canto poético

Carga horária: 22 horas

Vagas: 30

Público alvo: iniciante e iniciado

Seleção: carta de intenção

Faixa etária: a partir de 15 anos

http://www.4shared.com/office/OXQGSO65/jornalismo_popular_2012.html

1.13)       LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO POPULAR: FOTOGRAFIA E SENSIBILIZAÇÃO

 Curso de fotografia digital e desenvolvimento do olhar social, com a utilização de diferentes plataformas (cameras, celulares e web can). As imagens serão manipuladas por diferentes ferramentas digitais free. A partir de exercícios de construção de imagens, leituras de textos e vídeos serão estabelecidos debates sobre a importância do desenvolvimento de um posicionamento crítico diante das imagens vistas e realizadas, assim como, o despertar de uma consciência frente às ferramentas utilizadas para a criação da linguagem fotográfica. Realizaremos uma pesquisa fotográfica social culminando em uma exposição sobre ações comunitárias no bairro de Jacarepaguá.

Minitrante: Noélia Albuquerque

É fotojornalista e especialista em fotografia de cena para cinema. Realizou fotografia still para diversos longa metragens nacionais e vídeo documentários socioambientais. Graduada em Literatura com licenciatura plena, inicia uma pós- graduação em Literatura Infanto- juvenil pela Universidad de Cuyo, Argentina. Utiliza sua formação lecionando fotografia em mais de dez munícipios na região dos lagos do Rio de Janeiro, em comunidades Quilombolas no Maranhão e Indígenas no Ceará. Atualmente, pós-graduanda em Artes Cênicas na Universidade Estácio de Sá e aluna do curso de extensão Universidade das Quebradas, na UFRJ, ministra cursos de fotografia de cena na Cinédia Cena Criativa e atua como fotógrafa em diversas áreas sociais. Faz parte da Escola LatinoAmericana de Comunicação Popular.

Dias e horários: quintas, das 17h30 às 19h30

Local: canto poético

Carga horária: 22 horas

Vagas: 30

Público alvo: iniciante e iniciado

Seleção: carta de intenção

Faixa etária: a partir de 15 anos

http://www.4shared.com/office/FYyS-NDU/fotografia_e_sensibilizao_2012.html

1.14)       LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO POPULAR: RADIO, TV E VÍDEO NA INTERNET

 A oficina visa interagir com a comunidade interna da escola e externa em todo o bairro de Jacarepaguá, aprofundando-as em alguns pontos, em especial, comunicação comunitária vs. indústria cultural e grande mídia; Criando uma Tv e rádio comunitária, baseada na imagem e identidade do territorio. Comunicação horizontal via Internet, blogues e interação; arte, ação política e comunicação; jornalismo comunitário e a comunidade e a ação individual.

Experimentaremos as técnicas de produção de tv e rádio alternativos de internet e veicularemos os progrmas pela Tv Comunitária do Rio de janeiro- Canal 6 NET, onde utilizaremos diferentes plataformas como celulares e webcam. Criaremos este canal de comunicação em stream para os jovens da Escola Sesc com o propósito de que eles sejam os produtores e gestores. Dias e horários: domingos, das 14h às 18h

Ministrante: Reinaldo Sant’ana

É bacharel e licenciado em História pela FAHUPE- 1990, licenciado em Artes Cênicas – Direção Teatral – Universidade do Rio de Janeiro. Participou ativamente de iniciativas, movimentos e projetos artísticos, culturais e sociais. Atualmente é atuante no Programa América Latina em debate da TV Comunitário do Rio de Janeiro, e faz parte da Escola Latino Americana de Comunicação Popular.

Dias e horários: sábados das 14h30 às 16h30

Local: sala 3º andar

Carga horária: 24 horas

Vagas: 30

Público alvo: iniciante e iniciado

Seleção: carta de intenção

Faixa etária: a partir de 13 anos

http://www.4shared.com/office/TV8fX8d7/rdiotv_e_video_2012.html

* Cole os links no navegador e eles levarão ao download dos arquivos.

Anúncios
Esse post foi publicado em UZINA e marcado , , . Guardar link permanente.

8 respostas para UZINA – LABORATÓRIOS DE ARTES E CULTURA CURSOS E FICHAS DE INSCRIÇÃO

  1. Gostaria de saber , quantos cursos posso fazer ?

    • Oi Léo, a resposta para sua pergunta está no proximo post, com as normas de funcionamento, dá um lidinha lá também, mas você pode fazer até 04 cursos.
      Abraços

  2. Mônica Rocha sou arte educadora, comunicadora social e colaboradora do Jornal ”A Notícia Por Quem Vive” Acertadas indicação na Uzina criando alternativa para comunicadores sociais de Jacarepaguá e RJ. Contribuindo na formação crítica e possibilitando experiencias engradecedoras. Adorei ! Mônica

  3. Daianny Cristian disse:

    Não estou conseguindo baixar as fichas de inscrição…tem outra alternativa que nao seja pelo 4shared? =) Quero muito me inscrever…bjos

    • Lucy Leon disse:

      A gente tem que abrir uma conta free para o computer reconhecer e baixar os arquivos. É rapidinho!

  4. Deuza Souza disse:

    Poxa estava ansiosa pela oficina de Produção cultural. Quando será a próxima?

  5. Lucy disse:

    Tambem nao consigo baixar pelo 4shared!!!

    • Lucy Leon disse:

      Ja consegui! A gente tem que abrir uma conta free para o computer reconhecer e baixar os arquivos. É rapidinho!

Os comentários estão encerrados.