Manual de Pais, responsáveis e crianças e programação completa da II Colônia de Férias Cultural

Colônia de Férias

Manual de pais, responsáveis e crianças

Este manual é destinado a pais, responsáveis e crianças participantes da II Colônia de Férias Cultural, oferecida pela Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio entre 16 e 19 de janeiro de 2012. Leia atentamente o manual, uma vez que ele apresenta as normas e regras referentes à participação na colônia.

Normas da Colônia de Férias Cultural

As normas aqui apresentadas objetivam orientar e estabelecer os direitos e as responsabilidades de todos os participantes da II Colônia de Férias Cultural. Estes princípios norteadores estão pautados na seriedade deste compromisso, a qual tem na constituição de sua linha condutora a dedicação, assiduidade e a disponibilidade. Dessa forma, o descumprimento das normas expostas resultará na impossibilidade de participação em atividades deste tipo posteriormente.

1 Sobre as atividades propostas, os profissionais e funcionários envolvidos

  • A Colônia de Férias apresenta uma programação lúdica e gratuita voltada para o público infantil. Esta tem como principal objetivo o desenvolvimento das crianças, que se pauta na experiência adquirida no contato com diversas linguagens artísticas e expressões culturais;
  • A Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio é a responsável pela realização, produção, organização e administração de toda a programação oferecida;
  • Os profissionais ministrantes de todas as atividades são qualificados para o desenvolvimento de ações culturais e recreativas, destinadas ao público infantil. Dessa maneira, os seus objetivos são o de instruir e orientar o processo fundamentado no desenvolvimento cultural proposto;
  • Ao longo de todas as atividades, haverá um monitor responsável imediato por um grupo de 10 crianças. Todos os monitores passarão por um processo de capacitação para desempenhar tal função;

2 Horários, frequência e conduta

  • A II Colônia de Férias Cultural realizar-se-á no período compreendido entre os dias 16 (segunda-feira) a 19 de janeiro (quinta-feira), no Teatro Escola SESC, localizado no campus da Escola SESC de Ensino Médio;
  • Os horários serão: manhã (das 09:00 às 12:30) para as crianças de 05 a 08 anos de idade e tarde para as de 09 a 12 (das 14:00 às 17:30);
  • A ausência em qualquer um dos dias implica necessariamente na não obtenção do certificado do projeto;
  • É necessário o compromisso com assiduidade e horário ao longo de todos os dias da colônia
  • É obrigatória a utilização do uniforme em todas as atividades da programação. O uniforme é gratuito e será fornecido no primeiro dia de colônia, é constituído por uma blusa do projeto e um crachá, onde estará escrito as informações fornecidas na ficha de inscrição;
  • As roupas utilizadas devem ser leves e confortáveis, de modo a possibilitar a prática de atividades físicas.
  • Recomenda-se que cada criança traga uma garrafinha ou caneca para água;
  • A Assessoria de Cultura fornecerá um lanche padrão para todos os participantes, serão consideradas as restrições alimentares informadas nas fichas de inscrição;
  • Em caso de comportamento indisciplinar, a criança será orientada pelos monitores responsáveis, e casos graves ou recorrentes, os responsáveis pelo aluno em questão poderão ser contatados pela equipe. Dependo do caso em questão, o aluno poderá ser afastado da Colônia de Férias.
  • Não serão permitidos insultos, agressões, atitudes preconceituosas ou qualquer outra ação que não tenha como princípio o respeito ao próximo. Entre os vários objetivos da Colônia de Férias está o de promover uma atividade de lazer que possui como base o respeito e a tolerância as diferenças.
  • Os pais e responsáveis terão completa responsabilidade quanto a locomoção das crianças participantes. A criança que for sair desacompanhada pelos seus responsáveis devem apresentar uma requisição de duas vias escrita e assinada pelo responsável. A requisição deve ser referir a todos os dias em que a criança sair desacompanhada;
  • Pessoas que não sejam os responsáveis assinalados na ficha de inscrição, só poderão buscar a criança mediante a apresentação de uma autorização assinada pelos responsáveis juntamente ao documento de identidade.
  • Todo o material trazido pelas crianças será de uso e responsabilidade exclusivos dos mesmos. Nenhum funcionário da Colônia de Férias, responsável por outra criança, ou até mesmo outras crianças estão autorizadas a mexer ou verificar o conteúdo presente em bolsas ou mochilas;
  •  O patrimônio do Teatro Escola SESC deve ser preservado. Qualquer danificação implicará em uma restituição/conserto do mesmo pelo danificador ou seu responsável.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA II COLÔNIA DE FÉRIAS CULTURAL 

TURNOS:

09 às 12:30 – I Turno – 5 a 8 anos

14h às 17:30 – II Turno – 9 a 12 anos

 

16/01- segunda-feira

9h e 14h – Recepção ao grupo.

9h30 e 14h30 – Mostra de Filmes Anim!Arte.

Constituída a partir de uma seleção das melhores animações que participam do Festival Anim!Arte em suas diversas categorias: Ensino Médio/Fundamental, Universitários, Estudantes internacionais, e Profissionais brasileiros.

O Anim!Arte é um festival de animação, voltado para o público estudantil, e tem como objetivo incentivar a cultura e o crescimento profissional e artístico na área de Animação no Brasil, estimulando, principalmente, o aumento de produções audiovisuais em animação de estudantes.

Oficinas de Animação com Anim!Arte

11h – Animação Stop Motion / Pixilation – I Turno

Os participantes são os protagonistas de vídeos de animação, onde interagem com bonecos articulados, representando personagens e elementos da cultura e do folclore brasileiro. São utilizadas as técnicas de animação stop motion (parada e movimento) e pixilation (animação de pessoas e objetos), onde são tiradas diversas seqüências fotográficas com uma câmera digital. As imagens são editadas no computador, finalizando a animação em arquivo de vídeo. Além de ser uma experiência didática de produção áudiovisual (onde os inscritos poderão simular truques e efeitos de mágica possíveis graças às técnicas de animação), esta oficina tem como finalidade que as crianças e jovens intensifiquem o contato com elementos regionais típicos da cultura brasileira.

 

16h – Animação experimental – II Turno

Serão desenvolvidas técnicas de animação experimental através da utilização de diversos materiais como: folhas, flores, sementes, grãos, conchas, etc. Esta será uma oficina com enfoque mais abstrato onde os participantes poderão manipular livremente os diferentes materiais para a criação de suas animações, estimulando a criatividade, percepção e imaginação. A movimentação destes materiais será seqüenciada através de registros fotográficos, e os vídeos produzidos serão editados para a gravação de DVDs que serão posteriormente disponibilizados aos participantes.

17/01 – terça-feira

9h e 14h – Recepção ao grupo.

9h30 e 14h30 – Oficina de construção de Berimbau e brincadeiras de capoeira com Grupo Senzala

O propósito é fazer com que as crianças vivenciem um pouco da cultura popular brasileira de uma maneira lúdica e levem para casa uma lembrança desse aprendizado em forma de um instrumento musical. Isso é importante para as crianças perceberem como a nossa cultura é rica e como ela é capaz de nos proporcionar momentos de muita diversão.

O Grupo Senzala Cultura Popular para a Paz, que existe desde 2009, busca fomentar uma cultura de paz através da prática das manifestações populares brasileiras.

 

18/01 – quarta-feira

9h e 14h – Recepção ao grupo.

9h30 e 14h30 – Espetáculo de Mágica Nada na Cartola

O espetáculo NADA NA CARTOLA é um espetáculo que celebra a vida e a alegria, são mágicas realizadas de uma forma clownesca, com o único objetivo, tirar as pessoas do sério e “Matar a Todos”, ainda bem que é de “Rir”. O show é uma verdadeira festa que homenageia a vida, a alegria e até os eventos esportivos de 2014 e 2016, é um contraponto aos tradicionais, nosso projeto procura romper com o pensamento estigmatizado de que a arte do ilusionismo seja um mero entretenimento superficial. Por isso buscamos usar os recursos teatrais e cômicos integrados à arte da ilusão, para desvendar uma maneira inusitada e deliciosa de se fazer mágica, levando o público a uma viagem pelas diversas facetas e mistérios desta milenar arte. Usando uma linguagem clássica, porém contemporânea. Se mantém tradicional nos figurinos, onde a deliciosa imagem do mágico é acompanhado por sua bela partner. E contemporâneo na forma que as mágicas são apresentadas. Nada Na Cartola é um grande espetáculo, oferece ao respeitável público um show recheado de bom humor, inteligência, interatividade e ilusionismo. Utiliza-se da participação do público como forma de envolvê-lo e transformar a plateia em verdadeiros mágicos. Encurtando a distancia entre a plateia e o picadeiro, este é Nada Na Cartola, que pelo seu ineditismo, é sem dúvida, um espetáculo imperdível, por apresentar novas versões para velhos truques na reciclagem da mágica.

11h – Atividade Recreativa de Mágica – I Turno

A Atividade Recreativa tem como objetivo proporcionar aos pequenos momentos de lazer, trocas de experiências e aprendizado, de uma das artes mais antigas, a arte mágica. Irão aprender efeitos mágicos com objetos e formas, que encontramos no dia a dia. Em um passe mágico transformaremos nossos alunos em verdadeiros mágicos.

16h – Oficina de Ilusionismo – II Turno

Ilusionismo também chamado magia ou prestidigitação é a arte cênica de entreter e sugestionar uma platéia criando ilusões que confundem e surpreendem. A oficina O Truque aborda as disciplinas escolares, criando efeitos mágicos com as matérias, tais como: matemática, ciências e etc..

19/01 – quinta-feira

9h e 14h – Recepção ao grupo.

9h30 e 14h30 – Basquete de Rua

Há seis anos, o então jogador de Basquete e hoje Prof. Wg de Basquete de Rua buscava, em sua caminhada, dar oportunidade para jovens talentos e popularizar a modalidade por todo o Brasil. Wg criou a Clínica de Basquete Arte, juntamente com o projeto Cultura na Cesta que, inicialmente, era voltado para jovens de comunidades. O projeto atentou em fazer integração entre crianças de diferentes níveis sociais, credo ou cor.

A Clínica de Basquete Arte consiste em brincadeiras com muita animação e participação entre os alunos. Ao promover a integração de todos em um mesmo ambiente, a clínica resgata brincadeiras de roda antigas, incluindo o Basquete nos exercícios.

Será realizada uma série de brincadeiras com as crianças com a temática do Basquete. A oficina busca melhorar o condicionamento físico, percepção de espaços, lateralidade, coordenação motora e convivência em grupo, utilizando o lúdico para chegar aos objetivos.


Anúncios