Sugestão para uma melhor fruição do espetáculo Pedro e o Lobo / Setembro 2011

Sugestões para uma melhor fruição do espetáculo Pedro e o Lobo

A peça é um espetáculo de teatro-dança, onde um artista narra a história da iniciação da criança no mundo dos adultos, encarnando todos os seus vários personagens. A transformação do artista no palco acontece diante dos olhos dos espectadores,através de mudanças no figurino e do uso do corpo e da voz. A coreografia utiliza uma gestualidade simples e de fácil compreensão, baseada em técnicas do teatro indiano.

ANTES

1)      Ler sobre o Grupo Teatro Diadokai

O Grupo, de Minas Gerais, Teatro Diadokai nasceu em 1996, da parceria entre Ricardo Gomes e Priscilla Duarte, com o propósito de levar o ator a transformar seu corpo em um instrumento capaz de expressar não apenas as grandes paixões, mas as emoções mais refinadas, adquirindo uma presença que atinge a percepção do espectador não apenas através do intelecto, mas através do corpo, da sensibilidade e da música.

 

2)      Ler sobre a origem do conto Pedro e o Lobo

O conto sinfônico (uma história infantil contada através da música ) “Pedro e o Lobo” foi criado pelo músico russo Sergei Prokofiev em 1936, com o objetivo de desenvolver na criança a sensibilidade para os diferentes timbres de uma orquestra, de mostrar as sonoridades dos diversos instrumentos.

A cada personagem da história, o compositor associou um instrumento musical. Assim, Pedro é o quarteto de cordas, o Vovô de Pedro é o Fagote, o Gato é a Clarineta, o Pato é o Oboé, o Passarinho é a Flauta, o Caçador é a Percussão e o Lobo é Trompa.

A obra narra a história do menino Pedro e de seus amigos que, ao contrariarem os conselhos do Vovô se vêem às voltas com um grande e feroz Lobo da floresta.

Sergei Prokofiev é um dos compositores mais celebrados do século XX, ele é mais conhecido por obras como o balé Romeu e Julieta, as óperas O Amor das Três Laranjas e Guerra e Paz, a composição infantil Pedro e o Lobo e duas trilhas sonoras para filmes de Sergei Eisenstein. Precoce, mostrou-se talentoso no piano e na composição. Prokofiev nasceu no Império Russo, viajou o mundo em turnês, e voltou à terra local, agora União Soviética. Em seus últimos anos, enfrentou dificuldades financeiras e de saúde. Junto com Shostakovitch, foi uma das figuras mais importantes da música soviética.

3)      Ler o texto sobre teatro-dança e debater o que é essa mistura entre dança e teatro, quais as diferenças entre a dança, o teatro e o teatro-dança.

O conceito de DANÇA-TEATRO vem sendo desenvolvido e modificado a partir das inúmeras experiências desenvolvidas em torno do assunto. Rudolf Laban e Pina Baush tornaram-se os representantes das primeiras iniciativas de categorizar uma expressão cênica que não conseguia se restringir nem a categoria da dança exclusivamente, nem a do teatro.

Apesar de muitos ainda tentarem transformar o conceito de DANÇA-TEATRO ou TEATRO-DANÇA num código de movimentos ou de expressão fixo, e passarem a reproduzir mimeticamente os resultados da pesquisa de Pina Baush, por exemplo, a DANÇA-TEATRO pode ser encontrada através dos mais diversos códigos de expressão cênica.

Não é possível determinar tão precisamente os limites dessa “categoria” uma vez que sua essência designa justamente o trânsito “livre” entre os limites do teatro e da dança, como eram vistos. Ou seja, a manifestação cênica que se coloca naquela região de intersecção entre o teatro e a dança acaba por propor uma abordagem de DANÇA-TEATRO ou TEATRO-DANÇA.

Talvez a inserção de textos poético/dramáticos na boca de bailarinos, talvez a composição coreográfica aplicada às ações de atores, ou um teatro sem palavras ou uma dança com personagens, enfim, muitas são as possibilidades que permitem a exploração dos limites entre as artes cênicas. Se a exploração parte do campo da área teatral em direção a dança parece encontrar a categoria de TEATRO-DANÇA, se acontece o contrário, é a dança que busca se apoderar dos elementos teatrais, ganha o conceito de DANÇA-TEATRO. Limites sempre tênues e relativos.

 

DEPOIS

1)      Assistir ao filme Pedro e o Lobo da Disney e comentar as diferenças entre a peça de teatro e o filme.

2)      Assistir ao vídeo da versão de Pedro e o Lobo, feita com bonecos, pelo grupo Giramundo de Minas Gerais – http://www.youtube.com/grupogiramundo#p/u/11/yz2irh7POVQ e a versão apresentada através do Ballet http://www.youtube.com/watch?v=eIjTkF_mrFs e discutir como a música pode ser expressa em diversas linguagens artísticas diferentes como o teatro, a dança e o cinema.

3)      Assistir um pedaço de outro espetáculo teatro-dança http://www.youtube.com/watch?v=ePA2vmz381I

4)      Analisar se a discussão sobre as diferenças entre dança, teatro e teatro-dança tinha pontos em comum com o que foi visto no espetáculo.

 

Fontes

http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2011/?p=2547

http://www.giramundo.org/teatromovel/teatro.html

http://www.flamencobrasil-raies.com.br/dancateatro.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sergei_Prokofiev

 

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