Manual de fruição de espetáculos

Manual de fruição de espetáculos

Pensando no melhor aproveitamento dos espetáculos pelos espectadores do projeto Escola vai ao Teatro, a Assessoria de Cultura do Teatro Escola SESC disponibiliza o presente manual de fruição de espetáculos, objetivando complementar a atividade cultural.

O manual surgiu a partir da percepção da Assessoria de Cultura de que alguns participantes do Projeto Escola vai ao Teatro nunca haviam ido a uma atividade neste tipo de espaço. Devido a este fator, a Assessoria percebeu a necessidade de implementar um manual que pudesse ajudar esses alunos a não se sentirem deslocados no local e, assim, pudessem aproveitar melhor os espetáculos.

Além disso, com o manual, a Assessoria de Cultura do Teatro Escola SESC pretende contribuir para a formação de público a partir do entendimento de onde o espectador se encontra, de como proceder, qual a programação que irá assistir, introdução à temática do espetáculo e o que ele pode fazer com o que lhe foi oferecido.

O apoio dos professores, antes e durante o espetáculo, na orientação dos alunos é imprescindível para o bom andamento do mesmo.

O que é um manual de fruição?

Um manual é um guia prático que explica o funcionamento de algo e/ou resume as noções básicas de um assunto. Fruição significa desfrutar de alguma coisa. Desta forma, um manual de fruição de espetáculos é um guia de como aproveitar melhor a atividade cultural proposta.

Este é composto por três partes: a primeira trata de ações anteriores a vinda ao teatro; a segunda sobre pequenas atitudes que podem potencializar a experiência na atividade; a terceira diz respeito a sugestões posteriores a atividade no Teatro Escola SESC.

Primeira parte – Ações prévias

Antes da visita ao teatro, é importante que o professor introduza aos alunos o que será visto na atividade para que estes já tenham conhecimento do que será assistido e proposto. O conhecimento prévio da atividade facilita o entrosamento dos alunos com a mesma.

Para isso damos algumas sugestões:

  • leitura prévia da sinopse da atividade pelos alunos e professores;
  • debate com os alunos sobre a sinopse;
  • para cada atividade serão divulgadas propostas específicas de complementação das mesmas. As propostas poderão ser utilizadas em classe pelos professores ou individualmente por cada aluno de acordo com o nível de interesse;
  • a sinopse e as propostas de complementação da atividade serão divulgadas 15 dias antes da data do espetáculo no blog da Assessoria de Cultura (www.teatroescolasesc.wordpress.com/), e enviadas por email para os professores na mesma data.

Segunda parte – Durante o espetáculo

Abaixo, algumas informações de como potencializar a experiência durante a atividade:

  • após o início do espetáculo, o silêncio é fundamental para que os artistas que se apresentam e do público que assiste possam se concentrar;
  • a movimentação da platéia atrapalha os artistas e os espectadores, logo solicitamos que o público evite trocar de assentos durante a apresentação;
  • lembramos que não é proibido usar o banheiro durante o espetáculo, porém pedimos que o público procure utilizá-lo antes ou após a apresentação. Caso utilize o banheiro durante o espetáculo o façam silenciosamente;
  • não é permitido consumir qualquer tipo de alimento, nem mesmo bebidas, dentro do teatro para evitar que suje o mesmo;
  • o telefone celular deverá ser desligado ou colocado em modo silencioso porque o barulho tira a concentração dos artistas e da platéia;
  • filmar e/ou fotografar o espetáculo somente será permitido com autorização prévia da produção do teatro;
  • é proibido fumar em qualquer área da Escola SESC de Ensino Médio, mesmo nos locais abertos.

Terceira parte – Ações posteriores

É importante que o envolvimento cultural do aluno não se encerre apenas no comparecimento à atividade. Aquele deve ser continuado mesmo após o retorno para casa. Para isso, sugerimos algumas ações de continuidade:

  • sempre serão realizadas conversas após o espetáculo. Propomos que os professores façam a mediação da conversa, formulando questões previamente sobre a temática da atividade. Mediar é interceder, ou seja, pedimos que o professor participe do diálogo pós-espetáculo com o objetivo de tornar-lo mais acessível para os alunos;
  • revisão do conteúdo da atividade com os alunos em sala de aula;
  • discutir a vinda ao espaço cultural, saber as opiniões dos alunos sobre a atividade e sua inserção no espaço;
  • realizar, em sala de aula, alguma das sugestões de complementação da atividade propostas pelo Teatro Escola SESC através do blog;
  • permitir que os alunos tenham acesso ao material disponibilizado no blog da Assessoria de Cultura para que estes possam se aprofundar no tema de acordo com seus interesses.

Teatro Escola SESC

O teatro está situado entre as fronteiras da Cidade de Deus, Gardênia Azul e Barra da Tijuca. Segundo recentes pesquisas, a área possui: 1 museu, 1 biblioteca, 1 teatro, 1 Centro Cultural e 8 cinemas (em Jacarepaguá); 1 museu, 1 biblioteca, 3 Centros Culturais, 4 teatros e 45 cinemas (na Barra da Tijuca); e nenhum equipamento cultural na Cidade de Deus. São 65 equipamentos culturais para uma área que congrega 11,6% dos habitantes do Rio de Janeiro, ou seja, uma área de 293,79 Km², na qual residem 682.051 habitantes (segundo o IBGE – Censo de 2000), uma média de 10.657 habitantes por equipamento cultural.

O Teatro Escola SESC acredita que somente uma programação cultural regularizada e sistemática é capaz de contribuir para a construção de habitus heterogêneos provenientes das interlocuções entre família, cidade e escola. Com esse intuito desenvolvemos projetos e atividades de fruição e formação ao longo do ano, de março a dezembro, com programação gratuita de teatro, dança, cinema, artes plásticas, poesia, música e circo. São atividades dirigidas ao público das comunidades locais, crianças, adultos, estudantes, artistas, iniciados e iniciantes. Além da programação contamos com projetos/espaços especiais para uso da comunidade, são eles o Canto Poético, o Banco de Textos, Incubadora Cultural e Clube de Espectadores. Assim, buscamos contribuir para outra educação, a dos sentidos.

Anúncios