CAIXA DE FERRAMENTAS – Capacitação técnica / habilidades artísticas

Caixa de Ferramentas tem como princípio criar um espaço de trabalho e capacitação de estudantes e profissionais que desejam obter novos conhecimentos e aprimorar habilidades artísticas específicas.

O programa procura atrair para o seu corpo pedagógico um elenco de consultores, professores e instrutores, atuantes no mercado, capazes de ministrar conteúdos práticos e teóricos em oficinas, cursos, laboratórios e intercâmbios utilizando metodologias contemporâneas, inclusivas e operacionais.

Cada edição do projeto CAIXA DE FERRAMENTAS é montada de acordo com as demandas diagnosticadas pela equipe da Assessoria de Cultura com base em pesquisas, entrevistas e solicitações encaminhadas por grupos e indivíduos das comunidades do entorno da Escola SESC de Ensino Médio.

PROGRAMAÇÃO

18/06 e 19/06 – 8h às 18h

OFICINA DE DJ – “Discotecagem – construindo ambientes de festas” com Jean Mafra (SC)

Traçará um panorama histórico da profissão de disc jockey & de sua influência na música popular contemporânea. Abordará técnicas de discotecagem, o não DJ, o DJ celebridade , a arte de somar canções e criar climas, grooves periféricos, música ambiente & música & ambientes – mercados da música no século XXI.

Jean Mafra é compositor, cantor, produtor, dj e contador de histórias. Foi membro fundador da Samambaia Sound Club — um dos grupos protagonistas da recente cena musical de Santa Catarina – e um dos criadores do coletivo-produtora Clube da Luta, que entre 2006 e 2009 “mudou a cara” do cenário musical daquele Estado. No momento trabalha na divulgação de seu último projeto, Rosebud EP (e seu desdobramento: Rosebud pra lugar nenhum — que contém remixes produzidos em parceria com Felipe Melo).

Capacidade de inscritos: 20 alunos

20/06 às 15h

SHOW DE JEAN MAFRA E BANDA

Com novo time de músicos mesclado ao interesse do cantor nas cenas latino-americanas e africanas de música pop eletrônica, influencia a “pegada” e os arranjos de parte do repertório – composto por novas canções, mas, sobretudo, por aquelas já presentes em seus trabalhos lançados até aqui.

Ficha Téécnica: Jean Mafra (voz), Ulysses Dutra (guitarra), Cisso Fernando Bordignon (baixo – synths – programações) e Marcill (bateria – programações).

Classificação etária: 14 anos

Duração: 60 min.

20/06 e 21/06 das 17h30 às 20h30 e 22/06 das 14h às 20h30

OFICINA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA – com Aurélio de Simoni

Publico alvo: estudantes de teatro e iluminação cênica

Capacidade de inscritos: 20 alunos

Classificação etária: 16anos

Ementa:

– História da Iluminação: conhecimentos básicos da trajetória da utilização da iluminação artificial para as artes cênicas;

– A Iluminação Cênica no Brasil;

– Espaços:  Diversidade e Técnicas de Iluminação;

– Os refletores mais utilizados no Teatro Brasileiro / Suas principais características;

– Cor luz /Cor Pigmento / Noções básicas;

– Passos da Criação: ensaios, ensaios técnicos, estréias e temporadas;

– Histórias que sintetizam o “fazer” luz.

O Iluminador Aurélio de Simoni, nos seus 34 anos de carreira, já realizou trabalhos nas áreas de teatro, dança, shows, feiras, convenções, etc. Na área teatral iluminou espetáculos dos seguintes diretores: Celso Nunes, Miguel Fallabela, Luis Arthur Nunes, Aderbal Freire Filho, Moacir Chaves, Domingos de Oliveira, Fábio Namatame, Charles Moeller, Amir Hadad, Daniel Herz, Bibi Ferreira, Naum Alves de Souza, Gracindo Junior, Cláudio Balthar (Intrépida Trupe), Paulo Betti, Henrique Tavares, Sidnei Cruz, entre outros.

22/06 às 15h

ESPETÁCULO DE TEATRO “NO PIREX” (Grupo Armatrux/MG) – integrante do projeto Palco Giratório

 Boquélia (a dona da casa), Bencrófilo ( o garçom jovem), Bonita (a cozinheira), Ubaldo (o garçom velho), e Alcebíades (o velho) são os cinco personagens que, em volta de uma mesa, dão vida a essa história que mais parece um pesadelo cômico. Ou um jantar surrealista? Uma festa macabra? Uma versão gótica do Mad Tea Party do país das maravilhas? Tudo isso ou nada disso: a piração do No Pirex é aberta a múltiplas leituras do público.

Ficha Técnica

Direção: Eid Ribeiro/ Assistência de Direção: Raquel Pedras e Paula Manata/ Dramaturgia: Eid Ribeiro e Grupo Armatrux/ Elenco: Cristiano Araújo, Eduardo Machado, Paula Manata, Raquel Pedras e Tina Dias/ Cenários e Figurinos: Eduardo Félix/ Trilha sonora: Eid Ribeiro / Iluminação: Bruno Magalhães e Bruno Cerezoli / Produção Executiva: Simone Rosa / Técnico de Som: Rogério Araújo / Técnico de luz: Alon Cordeiro

Duração: 60 min.

Classificação etária: 12 anos

Inscrições:

– As inscrições nas oficinas podem ser feitas através do preenchimento da ficha de incrição abaixo, que deverá ser mandada para o email da assessoria – assessoriadeculturaesem@gmail.com– com o título: Inscrição oficina caixa de ferramentas

Ficha de inscrição Oficina de DJ

Ficha de inscrição Oficina de Iluminação

Anúncios
Esse post foi publicado em Caixa de Ferramentas e marcado , , . Guardar link permanente.