TEATRO NA CONTRAMÃO 2010 – 12/08 a 29/08

Dia 12/08/2010 – QUINTA-FEIRA – 18H30
Barrela
Grupo Nós do Morro / RJ
Duração do Espetáculo: 60 minutos
Classificação Etária: 16 anos
Gênero: Drama
Considerado forte e inadequado, o texto permaneceu censurado por 21 anos, sendo, enfim, montado em início dos anos 1980. A montagem do grupo do Vidigal mantém as características do texto original e revela de forma crua a realidade carcerária do país, enfocando a disputa por poder existente entre os presos.

Dia 13/08/2010 – SEXTA-FEIRA – 18H30
Evangelho segundo Nossa Senhora de Copacabana
Studio Stanislavski / RJ
Gênero: Drama
Duração total: 55 minutos com intervalo de 25 min
Classificação: 18 anos
A partir de “A Fúria do Corpo”, livro de João Gilberto Noll, “Evangelho segundo Nossa Senhora de Copacabana” traz o relato de um personagem que vivenciou a sexualidade de maneira crua e contundente.

Pedra Fria
Studio Stanislavski / RJ
Gênero: Drama
Classificação: 18 anos
A partir de “Uma Praiazinha de Areia, Ali, na Beira da Sanga”, conto de Caio Fernando Abreu, “Pedra Fria” registra a jornada de um personagem que evoca o vínculo intenso com um amigo, do qual se distanciou há sete anos, enquanto permanece mergulhado no anonimato de uma grande cidade.

Dia 14/08/2010 – SÁBADO – 18H30
Mi Muñequita
Espetáculo integrante do Palco Giratório / SC
Gênero: Comédia dramática
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
“Mi Muñequita” é a história de La Nena, uma menina que para crescer precisa se libertar da violência de sua família desajustada: La Madre, El Padre e El Tío. Para tanto, ela conta com a ajuda de La Huerfanita, sua boneca preferida. El Presentador é o mestre de cerimômias que nos conduz através desse show de variedades perverso, engraçado e surpreendente. A família de “Mi Muñequita” está no palco para nos divertir com seu drama.

Dia 15/08/2010 – DOMINGO – 18H30
Nada, vamos ver
RJ
Gênero: Dança / Teatro
Duração: 60 minutos
Classificação: 15 anos
Algumas histórias. A do público. A do performer. Um ponto de encontro: a sala de espetáculos. Um espaço de expectação, de convivência, de evasão. Um espaço de códigos compartilhados. Um espaço de encontro. Nada. Vamos ver começou com uma questão: como tornar visível aquilo que está presente e constitui a situação de um espetáculo de dança em um teatro. Como explicar o óbvio, o já acordado, porém já esquecido na relação público e performer?

Dia 16/08/2010 – SEGUNDA-FEIRA – 18H30
De-Vir
Cia. Dita / CE
Gênero: Dança
Duração: 40 minutos
Classificação: 16 anos
Quatro performers em cena pontuando as interferências do corpo com seu ambiente. O corpo entendido como uma mídia que avança por acelerações, rupturas, diminuições de velocidade, desmembrando, constantemente, uma nova roupagem. “De-vir” propõe intensificar esses movimentos ondulatórios engendrando a idéia de um novo design, que pode re-compor a disposição e a ordem dos elementos essenciais que compõem as estruturas físicas de uma pessoa.

Dia 18/08/2010 – QUARTA-FEIRA – 18H30
Uma vez, nada mais
BA
Gênero: Comédia
Duração: 55 minutos
Classificação: 16 anos
O espetáculo discorre sobre o mundo feminino, suas intimidades, seus sentimentos e dúvidas diante do amor. A dramaturgia se desenvolve através do contraste entre a visão da mulher “realizada” que, supostamente encontrou “o amor”, em contraponto com desespero da espera não preenchida vivida pela outra personagem da trama que, deprimida e sozinha, se refugia e seu trabalho e se apóia na amizade de uma “felizarda” cliente para esquecer que foi abandonada.

Dia 19/08/2010 – QUINTA-FEIRA – 18H30
O Grande Circo Ínfimo
Grupo Z de Teatro / ES
Gênero: Drama
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Às margens de uma velha estrada que concentrou grande fluxo, mas após a criação de novas vias, ficou quase abandonada, há uma hospedaria que, com a decadência da estrada, também foi sendo esquecida. Nesse cenário, se encontram a dona do estabelecimento e alguns ex-integrantes de uma trupe circense que se dispersou, que percebeu não poder competir com as novas formas de entretenimento. Enquanto alguns teimam em resistir com suas atividades, outros procuram caminhos que sejam mais viáveis nas novas circunstâncias.

Dia 20/08/2010 – SEXTA-FEIRA – 18H30
Terapia de Ris(c)o – Por uma outra vida
Estudos sobre a violência 02
S.A.I Setor de Áreas Isoladas / DF
Gênero: Comédia
Duração: 75 minutos
Classificação: 14 anos
Três mulheres completamente diferentes entre si recebem um bilhete anônimo em suas casas. Nele está escrito apenas: Eu sei. Atendendo ao “convite”, as três decidem aparecer no local e hora determinados. Lá, são recebidas pelo senhor Q e Elvis, seu enfermeiro particular. O senhor Q chama o encontro de terapia e a partir daí e durante os próximos 50 minutos, o grupo e quem os observa passará por algumas situações reveladoras para entender o real motivo do chamado. Afinal, o Q ele sabe?

Dia 21/08/2010 – SÁBADO – 18H30
Rebú
Companhia Teatro Independente / RJ
Gênero: Tragicomédia
Duração: 75 minutos
Classificação: 14 anos
Matias e Bianca são recém casados e moram numa casa isolada em meio a um descampado. O jovem casal prepara-se para receber Vladine, irmã adoentada de Matias, que traz consigo seu bem mais precioso: Nataniel, uma espécie de filho. A hiperbólica e exigida cautela com a saúde da hóspede e a presença de seu acompanhante faz com que Bianca, aos poucos, crie uma rivalidade com ambos, levando às últimas conseqüências o embate.

Dia 22/08/2010 – DOMINGO – 18H30
O Julgamento do Macaco
DF
Gênero: Baseado em fatos reais
Duração: 75 minutos
Classificação: 14 anos
A montagem é baseada na história real do acontecimento que ficou conhecido como “O Julgamento do Macaco”, no qual o professor Thomas foi acusado de violar as leis norte-americanas ao ensinar aos seus alunos a Teoria da Evolução de Darwin. São abordados temas como as teorias do criacionismo e evolucionismo, além de aspectos políticos e sociais da época, relacionados à liberdade de expressão, à intervenção do Estado na educação e aos conflitos entre a ideologia e o amor.

Dia 24/08/2010 – TERÇA-FEIRA – 17H15 ÀS 20H
Intercâmbio entre os artistas do projeto Sonora Brasil e da Orquestra Jatobá
Gênero: Música
Classificação: Livre
Criada no início de 2010, a partir do trabalho desenvolvido nas Oficinas de Música da Escola SESC de Ensino Médio, a Orquestra Jatobá busca desenvolver um grupo musical vibrante e expressivo capaz de cantar e contar a história e a beleza do nosso país. Seu repertório tem como proposta promover o conhecimento da cultura e identidade brasileira, estimulando o reconhecimento dos alunos como parte desta grande nação.

Dia 25/08/2010 – QUARTA-FEIRA – 15H00
Quinteto Latino-Americano de Sopros da Paraíba
Espetáculo integrante do projeto Sonora Brasil
Gênero: Música
Duração: 75 minutos
Classificação: Livre
SONORA BRASIL – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com a história da música no Brasil, projetando no tempo a produção nacional. Em 2010, será tratada a obra dos compositores Guerra-Peixe e Cláudio Santoro, trazendo então para o público o retrato de um momento histórico fundamental na evolução da música moderna e contemporânea brasileira.
O Quinteto Latino-Americano de Sopros da Paraíba é integrado por professores da Universidade Federal da Paraíba. Incursiona na música popular e erudita, concentrando seus esforços na orientação do gosto e da sensibilidade da platéia, dando especial atenção na divulgação de obras, arranjos e transcrições da música latino-americana.

Dia 26/08/2010 – QUINTA-FEIRA – 18H30
Hamelin
RJ
Gênero: Drama
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
O texto apresenta com sensibilidade e primor técnico uma temática muito atual e preocupante: a pedofilia. Com inteligência, sem “dramalhões” e esteriótipos, a perversidade sexual fica evidente. A inocência foi roubada e é preciso apontar um culpado. A estrutura da peça oferece uma rica experiência para quem aprecia o jogo entre o dramático e o narrativo. Ficção e realidade se completam materializando um espetáculo original, denso e envolvente.

Dia 27/08 – SEXTA-FEIRA – 18H30
Pedras D´Água
Gênero: Dança e Teatro
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre
Formado por grupo de atores e bailarinos do Laboratório de Montagem realizado pela Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio, o grupo desenvolve, de forma criativa e corporal, as poesias de Gonçalves M. Tavares, autor português, trazendo para o palco uma proposta sob direção cênica e coreográfica de Paula Águas.

Dia 28/08/2010 – SÁBADO – 18H30
Savana Glacial
Grupo Físico de Teatro / RJ
Gênero: Suspense
Duração: 70 minutos
Classificação: 16 anos
Um jovem casal muda-se com o objetivo de resgatar a vida amorosa após um acidente. No novo apartamento eles conhecem uma jovem maquiadora, que transformará definitivamente a vida dos dois. O último personagem é o misterioso motoqueiro, que completa a intrigada relação entre quatro indivíduos, numa encenação de humor e suspense, onde o jogo entre realidade e ficção torna-se cada vez mais explícito, patético e perigoso.

Dia 29/08/2010 – DOMINGO – 18H30
História do Teatro – Sobre Antígona e Creonte (Work in Progress)
Companhia Teatro do Pequeno Gesto / RJ
Gênero: Tragédia
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Na montagem do Pequeno Gesto, temos em cena apenas Antígona, Creonte e Corifeu. A tragédia será contada e, de certa forma, questionada pelo Corifeu que, no espetáculo, assume o papel de provocador, apontando as contradições entre o direito privado, a tradição, defendidos por Antígona, e o bem comum, a lei dos homens, defendidos por Creonte.

Dia 29/08/2010 – DOMINGO – 09H00 às 18H00
Intercâmbio entre o grupo “Pedras D’Água” (RJ) e elenco de “Nada vamos ver” (RJ)

Anúncios