Cineclube Atitude Local – Abril


04/04/10: CINE PIPOCA

Machuca, de Andrés Wood
Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando em um bairro na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), o diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Provocado, Pedro é seguro por trás e um deles manda que Gonzalo o bata, que se recusa a fazer isto e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles.
País de Origem: Chile / Espanha / Reino Unido / França (verificar no DVD)
Gênero: Drama
Duração: 121 minutos
Ano de Lançamento: 2004

11/04/10: CURTA D+

A Camiseta, de Hossein Martin Fazeli
2006, 10 minutos, Eslováquia
Com Andrej Kovac, Marian Mitas
Sinopse: Metade americano, metade eslovaco, Mark tem convicções firmes. Durante uma viagem à Eslováquia, em um bar, ele encontra Tomas, que veste uma camiseta que coloca em questão algumas dessas convicções.

Pedaços do Meu Coração, de Peter Stauch
2000, 15 minutos, Alemanha
Elenco: Tim Bergmann, Christian Kahrmann, Jasmin Tabataba
Sinopse: A funcionária Sarah e o desenhista de paginas WEB Stefan são jovens, audazes e estão namorando, vivendo uma relação passional. Para eles não existe nada mais que o amor de um pelo outro.

A copiadora, de Virgil Widrich
2001, 12 minutos, Áustria
Com Johannes Silberschneider ,Elisabeth Ebner-Haid
Um homem acorda e vai para o trabalho em uma copiadora. Quando testa a máquina pela manhã, acaba tirando uma cópia de sua mão, por engano. A partir daí, a copiadora passa a reproduzir outras partes de seu corpo. Assustado, ele deixa o local – mas passa a ver, desde esse dia, cópias e mais cópias de si mesmo.
Prêmios: Indicado ao Oscar 2002 e ao Festival de Cannes 2003. Vencedor de 28 prêmios

O Ladrão, de Irina Boiko
2005, 16 minutos, Grécia
Com Alexandros Kavvouras, Irini Chatzigiannaki, Georgia Theodorakoupoulou
Sinopse: Alexandros, de cinco anos, está feliz: vai passar férias maravilhosas na aldeia de sua avó, na companhia de sua prima Dina. Ele está disposto a tudo para impressioná-la. O problema é que, na sua idade, é comum ignorar o sentido de certas palavras.
Prêmios: Urso de Cristal no Festival de Berlim 2006, Prêmio de Júri no Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago 2006

18/04/10: NÃO HAVERÁ SESSÃO DO CINECLUBE

25/04/10: SESSÃO ESPECIAL POÉTICA + DEBATE COM A DIRETORA

Palavra Encantada, de Helena Solberg
Documentário de longa-metragem que percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, Palavra (En)cantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens.
País de Origem: Brasil
Gênero: Documentário
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 86 minutos
Ano de Lançamento: 2009

Anúncios
Esse post foi publicado em Cineclube ESEM e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.